Atenção às mulheres em situação de violência: construção de modelo de educação permanente em saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marli Aparecida Rocha de Souza
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Aida Maris Peres, Marilene Loewen Wall, Maria do Carmo Fernandez Lourenço Haddad, Priscila Meyenberg Cunha Sade, Ingrid Margareth Voth Lowen, Maria Otília Brites Zangão
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126644
Resumo: Objetivo: Propor um Modelo de Educação Permanente em Saúde com estratégias vinculadas ao referencial das Cinco Disciplinas para o desenvolvimento de competências dos profissionais que atuam na atenção direta às mulheres em situação de violência.Método: Pesquisa qualitativa realizada pela técnica de grupo focal, com 16 profissionais que integram uma rede intersetorial em Curitiba-PR, de agosto a outubro de 2019. Dados analisados por análise de conteúdo na modalidade temática, à luz do referencial teórico das Cinco Disciplinas: domínio pessoal; modelo mental; visão compartilhada; aprendizagem em equipe; e, pensamento sistêmico.Resultados: As Cinco Disciplinas foram evidenciadas nas categorias, bem como estratégias a serem utilizadas para desenvolvimento de competências. Utilizou-se uma representação diagramática a ser percorrida durante processo de aprendizagem.Conclusão: As estratégias sugeridas pelos profissionais que atuam na atenção às mulheres em situação de violência apoiaram a proposição de um Modelo de Educação Permanente em Saúde baseado no referencial teórico adotado. Palavras-chave: Sistema de aprendizagem em saúde. Educação baseada em competências. Educação continuada. Educação interprofissional. Violência contra a mulher.
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