A avaliação das aprendizagens na prática da simulação em enfermagem como feedback de ensino.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Mateus Casanova
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Leite, Maria Cecília Lorea
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/13434
Resumo: O presente trabalho é um estudo teórico e reflexivo que emergiu como um recorte de um estudo de caso com caráter qualitativo, descritivo e participante, referente ao projeto de pesquisa intitulado “Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação” do Laboratório Morfofuncional da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul. O objetivo é demonstrar a importância da avaliação das aprendizagens da prática da Simulação como retroalimentação (feedback) ao processo de aperfeiçoamento do planejamento de ensino. A simulação é uma tentativa de reproduzir os aspectos essenciais de um cenário clínico real. Identifica-se a avaliação da aprendizagem como um espaço curricular potencial para a reavaliação do processo ensino-aprendizagem e do planejamento do ensino. A interdisciplinaridade das questões de saúde precisam ser reportadas para o pensar, o sentir e o fazer pedagógico da formação em Enfermagem com a finalidade de direcioná-lo à integralidade, à universalidade em saúde e à formação crítica, reflexiva e autodirigida.
id UFRGS-15_de4644c6baec8fa3191a2af3a27482fe
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/13434
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling A avaliação das aprendizagens na prática da simulação em enfermagem como feedback de ensino.Enfermagem. Educação. Simulação. Avaliação.O presente trabalho é um estudo teórico e reflexivo que emergiu como um recorte de um estudo de caso com caráter qualitativo, descritivo e participante, referente ao projeto de pesquisa intitulado “Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação” do Laboratório Morfofuncional da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul. O objetivo é demonstrar a importância da avaliação das aprendizagens da prática da Simulação como retroalimentação (feedback) ao processo de aperfeiçoamento do planejamento de ensino. A simulação é uma tentativa de reproduzir os aspectos essenciais de um cenário clínico real. Identifica-se a avaliação da aprendizagem como um espaço curricular potencial para a reavaliação do processo ensino-aprendizagem e do planejamento do ensino. A interdisciplinaridade das questões de saúde precisam ser reportadas para o pensar, o sentir e o fazer pedagógico da formação em Enfermagem com a finalidade de direcioná-lo à integralidade, à universalidade em saúde e à formação crítica, reflexiva e autodirigida.Escola de Enfermagem da UFRGS2011-01-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/13434Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 31 No. 3 (2010); 552Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 31 n. 3 (2010); 5521983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/13434/10887Santos, Mateus CasanovaLeite, Maria Cecília Loreainfo:eu-repo/semantics/openAccess2011-01-27T18:32:23Zoai:seer.ufrgs.br:article/13434Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2011-01-27T18:32:23Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação das aprendizagens na prática da simulação em enfermagem como feedback de ensino.
title A avaliação das aprendizagens na prática da simulação em enfermagem como feedback de ensino.
spellingShingle A avaliação das aprendizagens na prática da simulação em enfermagem como feedback de ensino.
Santos, Mateus Casanova
Enfermagem. Educação. Simulação. Avaliação.
title_short A avaliação das aprendizagens na prática da simulação em enfermagem como feedback de ensino.
title_full A avaliação das aprendizagens na prática da simulação em enfermagem como feedback de ensino.
title_fullStr A avaliação das aprendizagens na prática da simulação em enfermagem como feedback de ensino.
title_full_unstemmed A avaliação das aprendizagens na prática da simulação em enfermagem como feedback de ensino.
title_sort A avaliação das aprendizagens na prática da simulação em enfermagem como feedback de ensino.
author Santos, Mateus Casanova
author_facet Santos, Mateus Casanova
Leite, Maria Cecília Lorea
author_role author
author2 Leite, Maria Cecília Lorea
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Mateus Casanova
Leite, Maria Cecília Lorea
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem. Educação. Simulação. Avaliação.
topic Enfermagem. Educação. Simulação. Avaliação.
description O presente trabalho é um estudo teórico e reflexivo que emergiu como um recorte de um estudo de caso com caráter qualitativo, descritivo e participante, referente ao projeto de pesquisa intitulado “Estudo da avaliação no disparador de aprendizagem Simulação” do Laboratório Morfofuncional da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul. O objetivo é demonstrar a importância da avaliação das aprendizagens da prática da Simulação como retroalimentação (feedback) ao processo de aperfeiçoamento do planejamento de ensino. A simulação é uma tentativa de reproduzir os aspectos essenciais de um cenário clínico real. Identifica-se a avaliação da aprendizagem como um espaço curricular potencial para a reavaliação do processo ensino-aprendizagem e do planejamento do ensino. A interdisciplinaridade das questões de saúde precisam ser reportadas para o pensar, o sentir e o fazer pedagógico da formação em Enfermagem com a finalidade de direcioná-lo à integralidade, à universalidade em saúde e à formação crítica, reflexiva e autodirigida.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/13434
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/13434
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/13434/10887
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 31 No. 3 (2010); 552
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 31 n. 3 (2010); 552
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766332899590144