Construção e validação de aplicativo móvel para educação em saúde acerca da COVID- 19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aline Cerqueira Santos Santana da Silva
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Fernanda Garcia Bezerra Góes, Fernanda Maria Vieira Pereira Ávila, Maithe de Carvalho e Lemos Goulart, Layane Fonseca Pinto, Marluci Andrade de Conceição Stipp
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126333
Resumo: Objetivo: Construir e validar um aplicativo móvel para educação em saúde acerca da COVID-19.Método: Estudo metodológico, desenvolvido em seis etapas, no estado do Rio de Janeiro, entre junho de 2020 a agosto de 2021, com 20 profissionais de saúde, utilizando um formulário eletrônico. A validação ocorreu através do Índice de Validade de Conteúdo, cujosíndices deveriam ser maiores ou iguais a 80%.Resultados: O aplicativo denominado ROBOVID foi construído e validado por profissionais juízes especialistas na temática, com Índice de Validade de Conteúdo de 100% para os domínios de conteúdo e adequação cultural, e com variação de 90 a 100% para os domínios de linguagem, ilustração e apresentação, alcançando 97% de Índice de Validade Global e 98% nas “dez regras de ouro” para uso em educação em saúde.Conclusão: O aplicativo ROBOVID demostrou ser uma ferramenta tecnológica válida para educação em saúde acerca da COVID-19 entre a população brasileira. Palavras-chave: Educação em saúde. Computadores de mão. Pandemias.
id UFRGS-15_ea318457707842b8ad1864f3ac02e3f9
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/126333
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Construção e validação de aplicativo móvel para educação em saúde acerca da COVID- 19Objetivo: Construir e validar um aplicativo móvel para educação em saúde acerca da COVID-19.Método: Estudo metodológico, desenvolvido em seis etapas, no estado do Rio de Janeiro, entre junho de 2020 a agosto de 2021, com 20 profissionais de saúde, utilizando um formulário eletrônico. A validação ocorreu através do Índice de Validade de Conteúdo, cujosíndices deveriam ser maiores ou iguais a 80%.Resultados: O aplicativo denominado ROBOVID foi construído e validado por profissionais juízes especialistas na temática, com Índice de Validade de Conteúdo de 100% para os domínios de conteúdo e adequação cultural, e com variação de 90 a 100% para os domínios de linguagem, ilustração e apresentação, alcançando 97% de Índice de Validade Global e 98% nas “dez regras de ouro” para uso em educação em saúde.Conclusão: O aplicativo ROBOVID demostrou ser uma ferramenta tecnológica válida para educação em saúde acerca da COVID-19 entre a população brasileira. Palavras-chave: Educação em saúde. Computadores de mão. Pandemias.Escola de Enfermagem da UFRGS2022-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126333Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 43 (2022)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 43 (2022)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporenghttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126333/85762https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126333/85763Aline Cerqueira Santos Santana da SilvaFernanda Garcia Bezerra GóesFernanda Maria Vieira Pereira ÁvilaMaithe de Carvalho e Lemos GoulartLayane Fonseca PintoMarluci Andrade de Conceição Stippinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-18T19:59:19Zoai:seer.ufrgs.br:article/126333Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-11-18T19:59:19Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Construção e validação de aplicativo móvel para educação em saúde acerca da COVID- 19
title Construção e validação de aplicativo móvel para educação em saúde acerca da COVID- 19
spellingShingle Construção e validação de aplicativo móvel para educação em saúde acerca da COVID- 19
Aline Cerqueira Santos Santana da Silva
title_short Construção e validação de aplicativo móvel para educação em saúde acerca da COVID- 19
title_full Construção e validação de aplicativo móvel para educação em saúde acerca da COVID- 19
title_fullStr Construção e validação de aplicativo móvel para educação em saúde acerca da COVID- 19
title_full_unstemmed Construção e validação de aplicativo móvel para educação em saúde acerca da COVID- 19
title_sort Construção e validação de aplicativo móvel para educação em saúde acerca da COVID- 19
author Aline Cerqueira Santos Santana da Silva
author_facet Aline Cerqueira Santos Santana da Silva
Fernanda Garcia Bezerra Góes
Fernanda Maria Vieira Pereira Ávila
Maithe de Carvalho e Lemos Goulart
Layane Fonseca Pinto
Marluci Andrade de Conceição Stipp
author_role author
author2 Fernanda Garcia Bezerra Góes
Fernanda Maria Vieira Pereira Ávila
Maithe de Carvalho e Lemos Goulart
Layane Fonseca Pinto
Marluci Andrade de Conceição Stipp
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Aline Cerqueira Santos Santana da Silva
Fernanda Garcia Bezerra Góes
Fernanda Maria Vieira Pereira Ávila
Maithe de Carvalho e Lemos Goulart
Layane Fonseca Pinto
Marluci Andrade de Conceição Stipp
description Objetivo: Construir e validar um aplicativo móvel para educação em saúde acerca da COVID-19.Método: Estudo metodológico, desenvolvido em seis etapas, no estado do Rio de Janeiro, entre junho de 2020 a agosto de 2021, com 20 profissionais de saúde, utilizando um formulário eletrônico. A validação ocorreu através do Índice de Validade de Conteúdo, cujosíndices deveriam ser maiores ou iguais a 80%.Resultados: O aplicativo denominado ROBOVID foi construído e validado por profissionais juízes especialistas na temática, com Índice de Validade de Conteúdo de 100% para os domínios de conteúdo e adequação cultural, e com variação de 90 a 100% para os domínios de linguagem, ilustração e apresentação, alcançando 97% de Índice de Validade Global e 98% nas “dez regras de ouro” para uso em educação em saúde.Conclusão: O aplicativo ROBOVID demostrou ser uma ferramenta tecnológica válida para educação em saúde acerca da COVID-19 entre a população brasileira. Palavras-chave: Educação em saúde. Computadores de mão. Pandemias.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126333
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126333
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126333/85762
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126333/85763
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 43 (2022)
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 43 (2022)
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766341142446080