Construção e validação de aplicativo móvel para educação em saúde acerca da COVID- 19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126333 |
Resumo: | Objetivo: Construir e validar um aplicativo móvel para educação em saúde acerca da COVID-19.Método: Estudo metodológico, desenvolvido em seis etapas, no estado do Rio de Janeiro, entre junho de 2020 a agosto de 2021, com 20 profissionais de saúde, utilizando um formulário eletrônico. A validação ocorreu através do Índice de Validade de Conteúdo, cujosíndices deveriam ser maiores ou iguais a 80%.Resultados: O aplicativo denominado ROBOVID foi construído e validado por profissionais juízes especialistas na temática, com Índice de Validade de Conteúdo de 100% para os domínios de conteúdo e adequação cultural, e com variação de 90 a 100% para os domínios de linguagem, ilustração e apresentação, alcançando 97% de Índice de Validade Global e 98% nas “dez regras de ouro” para uso em educação em saúde.Conclusão: O aplicativo ROBOVID demostrou ser uma ferramenta tecnológica válida para educação em saúde acerca da COVID-19 entre a população brasileira. Palavras-chave: Educação em saúde. Computadores de mão. Pandemias. |
id |
UFRGS-15_ea318457707842b8ad1864f3ac02e3f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/126333 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Construção e validação de aplicativo móvel para educação em saúde acerca da COVID- 19Objetivo: Construir e validar um aplicativo móvel para educação em saúde acerca da COVID-19.Método: Estudo metodológico, desenvolvido em seis etapas, no estado do Rio de Janeiro, entre junho de 2020 a agosto de 2021, com 20 profissionais de saúde, utilizando um formulário eletrônico. A validação ocorreu através do Índice de Validade de Conteúdo, cujosíndices deveriam ser maiores ou iguais a 80%.Resultados: O aplicativo denominado ROBOVID foi construído e validado por profissionais juízes especialistas na temática, com Índice de Validade de Conteúdo de 100% para os domínios de conteúdo e adequação cultural, e com variação de 90 a 100% para os domínios de linguagem, ilustração e apresentação, alcançando 97% de Índice de Validade Global e 98% nas “dez regras de ouro” para uso em educação em saúde.Conclusão: O aplicativo ROBOVID demostrou ser uma ferramenta tecnológica válida para educação em saúde acerca da COVID-19 entre a população brasileira. Palavras-chave: Educação em saúde. Computadores de mão. Pandemias.Escola de Enfermagem da UFRGS2022-08-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126333Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 43 (2022)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 43 (2022)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporenghttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126333/85762https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126333/85763Aline Cerqueira Santos Santana da SilvaFernanda Garcia Bezerra GóesFernanda Maria Vieira Pereira ÁvilaMaithe de Carvalho e Lemos GoulartLayane Fonseca PintoMarluci Andrade de Conceição Stippinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-18T19:59:19Zoai:seer.ufrgs.br:article/126333Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-11-18T19:59:19Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Construção e validação de aplicativo móvel para educação em saúde acerca da COVID- 19 |
title |
Construção e validação de aplicativo móvel para educação em saúde acerca da COVID- 19 |
spellingShingle |
Construção e validação de aplicativo móvel para educação em saúde acerca da COVID- 19 Aline Cerqueira Santos Santana da Silva |
title_short |
Construção e validação de aplicativo móvel para educação em saúde acerca da COVID- 19 |
title_full |
Construção e validação de aplicativo móvel para educação em saúde acerca da COVID- 19 |
title_fullStr |
Construção e validação de aplicativo móvel para educação em saúde acerca da COVID- 19 |
title_full_unstemmed |
Construção e validação de aplicativo móvel para educação em saúde acerca da COVID- 19 |
title_sort |
Construção e validação de aplicativo móvel para educação em saúde acerca da COVID- 19 |
author |
Aline Cerqueira Santos Santana da Silva |
author_facet |
Aline Cerqueira Santos Santana da Silva Fernanda Garcia Bezerra Góes Fernanda Maria Vieira Pereira Ávila Maithe de Carvalho e Lemos Goulart Layane Fonseca Pinto Marluci Andrade de Conceição Stipp |
author_role |
author |
author2 |
Fernanda Garcia Bezerra Góes Fernanda Maria Vieira Pereira Ávila Maithe de Carvalho e Lemos Goulart Layane Fonseca Pinto Marluci Andrade de Conceição Stipp |
author2_role |
author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aline Cerqueira Santos Santana da Silva Fernanda Garcia Bezerra Góes Fernanda Maria Vieira Pereira Ávila Maithe de Carvalho e Lemos Goulart Layane Fonseca Pinto Marluci Andrade de Conceição Stipp |
description |
Objetivo: Construir e validar um aplicativo móvel para educação em saúde acerca da COVID-19.Método: Estudo metodológico, desenvolvido em seis etapas, no estado do Rio de Janeiro, entre junho de 2020 a agosto de 2021, com 20 profissionais de saúde, utilizando um formulário eletrônico. A validação ocorreu através do Índice de Validade de Conteúdo, cujosíndices deveriam ser maiores ou iguais a 80%.Resultados: O aplicativo denominado ROBOVID foi construído e validado por profissionais juízes especialistas na temática, com Índice de Validade de Conteúdo de 100% para os domínios de conteúdo e adequação cultural, e com variação de 90 a 100% para os domínios de linguagem, ilustração e apresentação, alcançando 97% de Índice de Validade Global e 98% nas “dez regras de ouro” para uso em educação em saúde.Conclusão: O aplicativo ROBOVID demostrou ser uma ferramenta tecnológica válida para educação em saúde acerca da COVID-19 entre a população brasileira. Palavras-chave: Educação em saúde. Computadores de mão. Pandemias. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-08-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126333 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126333/85762 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/126333/85763 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 43 (2022) Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 43 (2022) 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766341142446080 |