Conhecimento de enfermeiros da atenção primária antes e após intervenção educativa sobre pé diabético
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/118128 |
Resumo: | Objetivo: Comparar o conhecimento de enfermeiros sobre o pé diabético antes e após intervenção educativa. Método: Estudo quase experimental, do tipo antes e depois, realizado com 53 enfermeiros, de março a junho de 2016, no município de Campina Grande, Paraíba. Foi utilizada a Metodologia da Problematização para o desenvolvimento da intervenção educativa. O conhecimento foi investigado por meio de um instrumento delineado pelas pesquisadoras. Para análise dos dados antes e após intervenção, realizaram-se os testes de McNemar e de Wilcoxon. Resultados: O conhecimento dos enfermeiros sobre pé diabético mostrou-se deficiente, com média de acertos no pré-teste de 23,8 (DP±12,8) e após 41,9 (DP±9,2), com diferença estatisticamente significativo (p<0,01). Conclusão: Verificou-se aumento significativo do conhecimento após a intervenção, destacando-se os itens relacionados à avaliação da perda de sensibilidade protetora plantar, fundamentais à prevenção do pé diabético. Palavras-chave: Pé diabético. Educação em enfermagem. Atenção primária à saúde. Enfermagem em saúde pública. |
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Conhecimento de enfermeiros da atenção primária antes e após intervenção educativa sobre pé diabéticoPé diabético. Educação em enfermagem. Atenção primária à saúde. Enfermagem em saúde pública.Objetivo: Comparar o conhecimento de enfermeiros sobre o pé diabético antes e após intervenção educativa. Método: Estudo quase experimental, do tipo antes e depois, realizado com 53 enfermeiros, de março a junho de 2016, no município de Campina Grande, Paraíba. Foi utilizada a Metodologia da Problematização para o desenvolvimento da intervenção educativa. O conhecimento foi investigado por meio de um instrumento delineado pelas pesquisadoras. Para análise dos dados antes e após intervenção, realizaram-se os testes de McNemar e de Wilcoxon. Resultados: O conhecimento dos enfermeiros sobre pé diabético mostrou-se deficiente, com média de acertos no pré-teste de 23,8 (DP±12,8) e após 41,9 (DP±9,2), com diferença estatisticamente significativo (p<0,01). Conclusão: Verificou-se aumento significativo do conhecimento após a intervenção, destacando-se os itens relacionados à avaliação da perda de sensibilidade protetora plantar, fundamentais à prevenção do pé diabético. Palavras-chave: Pé diabético. Educação em enfermagem. Atenção primária à saúde. Enfermagem em saúde pública.Escola de Enfermagem da UFRGS2021-09-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionexperimentalapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/118128Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/118128/64372https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/118128/64373Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessFelix, Lidiany GaldinoMendonça, Ana Elza Oliveira deCosta, Isabelle Katherinne FernandesOliveira, Simone Helena dos SantosAlmeida, Ana Maria deSoares, Maria Julia Guimarães Oliveira2022-03-24T17:30:27Zoai:seer.ufrgs.br:article/118128Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:30:27Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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