Conhecimento de enfermeiros da atenção primária antes e após intervenção educativa sobre pé diabético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Felix, Lidiany Galdino
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mendonça, Ana Elza Oliveira de, Costa, Isabelle Katherinne Fernandes, Oliveira, Simone Helena dos Santos, Almeida, Ana Maria de, Soares, Maria Julia Guimarães Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/118128
Resumo: Objetivo: Comparar o conhecimento de enfermeiros sobre o pé diabético antes e após intervenção educativa. Método: Estudo quase experimental, do tipo antes e depois, realizado com 53 enfermeiros, de março a junho de 2016, no município de Campina Grande, Paraíba. Foi utilizada a Metodologia da Problematização para o desenvolvimento da intervenção educativa. O conhecimento foi investigado por meio de um instrumento delineado pelas pesquisadoras. Para análise dos dados antes e após intervenção, realizaram-se os testes de McNemar e de Wilcoxon. Resultados: O conhecimento dos enfermeiros sobre pé diabético mostrou-se deficiente, com média de acertos no pré-teste de 23,8 (DP±12,8) e após 41,9 (DP±9,2), com diferença estatisticamente significativo (p<0,01). Conclusão: Verificou-se aumento significativo do conhecimento após a intervenção, destacando-se os itens relacionados à avaliação da perda de sensibilidade protetora plantar, fundamentais à prevenção do pé diabético. Palavras-chave: Pé diabético. Educação em enfermagem. Atenção primária à saúde. Enfermagem em saúde pública.
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