Vítima e vilã: experiência ambígua de estudantes de enfermagem no contexto universitário
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/116453 |
Resumo: | Objetivo: Compreender como os Estudantes de Graduação em Enfermagem significam o contexto universitário.Método: Pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza fenomenológica, fundamentada na ontologia de Maurice Merleau-Ponty, com participação de 41 estudantes de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública do interior da Bahia, Brasil. Os dados foram coletados no período de fevereiro a abril de 2019, por meio de quatro rodas de Terapia Comunitária, cujo material produzido foi submetido à técnica Analítica da Ambiguidade.Resultados: Da análise das descrições vivenciais emergiram duas categorias que revelam o significado atribuído pelos estudantes às suas vivências no contexto universitário: a universidade que gera sofrimento e a universidade que proporciona crescimento.Considerações finais: Os estudantes de Graduação em Enfermagem significam o contexto universitário como uma experiência ambígua, ao mesmo tempo em que a universidade é apontada como geradora de sofrimento, ela é vista, também, como capaz de proporcionar crescimento intelectual, sociocultural, afetivo e político.Palavras-chave: Estudantes de enfermagem. Saúde mental. Universidades. |
id |
UFRGS-15_f382777c52140c65b81d20bd68355923 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/116453 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Vítima e vilã: experiência ambígua de estudantes de enfermagem no contexto universitárioEstudantes de enfermagem. Saúde mental. Universidades.Objetivo: Compreender como os Estudantes de Graduação em Enfermagem significam o contexto universitário.Método: Pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza fenomenológica, fundamentada na ontologia de Maurice Merleau-Ponty, com participação de 41 estudantes de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública do interior da Bahia, Brasil. Os dados foram coletados no período de fevereiro a abril de 2019, por meio de quatro rodas de Terapia Comunitária, cujo material produzido foi submetido à técnica Analítica da Ambiguidade.Resultados: Da análise das descrições vivenciais emergiram duas categorias que revelam o significado atribuído pelos estudantes às suas vivências no contexto universitário: a universidade que gera sofrimento e a universidade que proporciona crescimento.Considerações finais: Os estudantes de Graduação em Enfermagem significam o contexto universitário como uma experiência ambígua, ao mesmo tempo em que a universidade é apontada como geradora de sofrimento, ela é vista, também, como capaz de proporcionar crescimento intelectual, sociocultural, afetivo e político.Palavras-chave: Estudantes de enfermagem. Saúde mental. Universidades.Escola de Enfermagem da UFRGS2021-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionqualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/116453Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/116453/63470https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/116453/63471Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto, Luma Costa PereiraSantos, Evangelia Kotzias Atherino dosAndrade, Luana MachadoCarvalho, Patrícia Anjos Lima deSena, Edite Lago da Silva2022-03-24T17:30:27Zoai:seer.ufrgs.br:article/116453Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:30:27Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Vítima e vilã: experiência ambígua de estudantes de enfermagem no contexto universitário |
title |
Vítima e vilã: experiência ambígua de estudantes de enfermagem no contexto universitário |
spellingShingle |
Vítima e vilã: experiência ambígua de estudantes de enfermagem no contexto universitário Peixoto, Luma Costa Pereira Estudantes de enfermagem. Saúde mental. Universidades. |
title_short |
Vítima e vilã: experiência ambígua de estudantes de enfermagem no contexto universitário |
title_full |
Vítima e vilã: experiência ambígua de estudantes de enfermagem no contexto universitário |
title_fullStr |
Vítima e vilã: experiência ambígua de estudantes de enfermagem no contexto universitário |
title_full_unstemmed |
Vítima e vilã: experiência ambígua de estudantes de enfermagem no contexto universitário |
title_sort |
Vítima e vilã: experiência ambígua de estudantes de enfermagem no contexto universitário |
author |
Peixoto, Luma Costa Pereira |
author_facet |
Peixoto, Luma Costa Pereira Santos, Evangelia Kotzias Atherino dos Andrade, Luana Machado Carvalho, Patrícia Anjos Lima de Sena, Edite Lago da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Evangelia Kotzias Atherino dos Andrade, Luana Machado Carvalho, Patrícia Anjos Lima de Sena, Edite Lago da Silva |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Peixoto, Luma Costa Pereira Santos, Evangelia Kotzias Atherino dos Andrade, Luana Machado Carvalho, Patrícia Anjos Lima de Sena, Edite Lago da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudantes de enfermagem. Saúde mental. Universidades. |
topic |
Estudantes de enfermagem. Saúde mental. Universidades. |
description |
Objetivo: Compreender como os Estudantes de Graduação em Enfermagem significam o contexto universitário.Método: Pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza fenomenológica, fundamentada na ontologia de Maurice Merleau-Ponty, com participação de 41 estudantes de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública do interior da Bahia, Brasil. Os dados foram coletados no período de fevereiro a abril de 2019, por meio de quatro rodas de Terapia Comunitária, cujo material produzido foi submetido à técnica Analítica da Ambiguidade.Resultados: Da análise das descrições vivenciais emergiram duas categorias que revelam o significado atribuído pelos estudantes às suas vivências no contexto universitário: a universidade que gera sofrimento e a universidade que proporciona crescimento.Considerações finais: Os estudantes de Graduação em Enfermagem significam o contexto universitário como uma experiência ambígua, ao mesmo tempo em que a universidade é apontada como geradora de sofrimento, ela é vista, também, como capaz de proporcionar crescimento intelectual, sociocultural, afetivo e político.Palavras-chave: Estudantes de enfermagem. Saúde mental. Universidades. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion qualitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/116453 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/116453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/116453/63470 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/116453/63471 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021) Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021) 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766340538466304 |