Vítima e vilã: experiência ambígua de estudantes de enfermagem no contexto universitário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Peixoto, Luma Costa Pereira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Santos, Evangelia Kotzias Atherino dos, Andrade, Luana Machado, Carvalho, Patrícia Anjos Lima de, Sena, Edite Lago da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/116453
Resumo: Objetivo: Compreender como os Estudantes de Graduação em Enfermagem significam o contexto universitário.Método: Pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza fenomenológica, fundamentada na ontologia de Maurice Merleau-Ponty, com participação de 41 estudantes de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública do interior da Bahia, Brasil. Os dados foram coletados no período de fevereiro a abril de 2019, por meio de quatro rodas de Terapia Comunitária, cujo material produzido foi submetido à técnica Analítica da Ambiguidade.Resultados: Da análise das descrições vivenciais emergiram duas categorias que revelam o significado atribuído pelos estudantes às suas vivências no contexto universitário: a universidade que gera sofrimento e a universidade que proporciona crescimento.Considerações finais: Os estudantes de Graduação em Enfermagem significam o contexto universitário como uma experiência ambígua, ao mesmo tempo em que a universidade é apontada como geradora de sofrimento, ela é vista, também, como capaz de proporcionar crescimento intelectual, sociocultural, afetivo e político.Palavras-chave: Estudantes de enfermagem. Saúde mental. Universidades.
id UFRGS-15_f382777c52140c65b81d20bd68355923
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/116453
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling Vítima e vilã: experiência ambígua de estudantes de enfermagem no contexto universitárioEstudantes de enfermagem. Saúde mental. Universidades.Objetivo: Compreender como os Estudantes de Graduação em Enfermagem significam o contexto universitário.Método: Pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza fenomenológica, fundamentada na ontologia de Maurice Merleau-Ponty, com participação de 41 estudantes de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública do interior da Bahia, Brasil. Os dados foram coletados no período de fevereiro a abril de 2019, por meio de quatro rodas de Terapia Comunitária, cujo material produzido foi submetido à técnica Analítica da Ambiguidade.Resultados: Da análise das descrições vivenciais emergiram duas categorias que revelam o significado atribuído pelos estudantes às suas vivências no contexto universitário: a universidade que gera sofrimento e a universidade que proporciona crescimento.Considerações finais: Os estudantes de Graduação em Enfermagem significam o contexto universitário como uma experiência ambígua, ao mesmo tempo em que a universidade é apontada como geradora de sofrimento, ela é vista, também, como capaz de proporcionar crescimento intelectual, sociocultural, afetivo e político.Palavras-chave: Estudantes de enfermagem. Saúde mental. Universidades.Escola de Enfermagem da UFRGS2021-07-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionqualitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/116453Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/116453/63470https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/116453/63471Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessPeixoto, Luma Costa PereiraSantos, Evangelia Kotzias Atherino dosAndrade, Luana MachadoCarvalho, Patrícia Anjos Lima deSena, Edite Lago da Silva2022-03-24T17:30:27Zoai:seer.ufrgs.br:article/116453Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:30:27Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Vítima e vilã: experiência ambígua de estudantes de enfermagem no contexto universitário
title Vítima e vilã: experiência ambígua de estudantes de enfermagem no contexto universitário
spellingShingle Vítima e vilã: experiência ambígua de estudantes de enfermagem no contexto universitário
Peixoto, Luma Costa Pereira
Estudantes de enfermagem. Saúde mental. Universidades.
title_short Vítima e vilã: experiência ambígua de estudantes de enfermagem no contexto universitário
title_full Vítima e vilã: experiência ambígua de estudantes de enfermagem no contexto universitário
title_fullStr Vítima e vilã: experiência ambígua de estudantes de enfermagem no contexto universitário
title_full_unstemmed Vítima e vilã: experiência ambígua de estudantes de enfermagem no contexto universitário
title_sort Vítima e vilã: experiência ambígua de estudantes de enfermagem no contexto universitário
author Peixoto, Luma Costa Pereira
author_facet Peixoto, Luma Costa Pereira
Santos, Evangelia Kotzias Atherino dos
Andrade, Luana Machado
Carvalho, Patrícia Anjos Lima de
Sena, Edite Lago da Silva
author_role author
author2 Santos, Evangelia Kotzias Atherino dos
Andrade, Luana Machado
Carvalho, Patrícia Anjos Lima de
Sena, Edite Lago da Silva
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Peixoto, Luma Costa Pereira
Santos, Evangelia Kotzias Atherino dos
Andrade, Luana Machado
Carvalho, Patrícia Anjos Lima de
Sena, Edite Lago da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Estudantes de enfermagem. Saúde mental. Universidades.
topic Estudantes de enfermagem. Saúde mental. Universidades.
description Objetivo: Compreender como os Estudantes de Graduação em Enfermagem significam o contexto universitário.Método: Pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza fenomenológica, fundamentada na ontologia de Maurice Merleau-Ponty, com participação de 41 estudantes de Graduação em Enfermagem de uma universidade pública do interior da Bahia, Brasil. Os dados foram coletados no período de fevereiro a abril de 2019, por meio de quatro rodas de Terapia Comunitária, cujo material produzido foi submetido à técnica Analítica da Ambiguidade.Resultados: Da análise das descrições vivenciais emergiram duas categorias que revelam o significado atribuído pelos estudantes às suas vivências no contexto universitário: a universidade que gera sofrimento e a universidade que proporciona crescimento.Considerações finais: Os estudantes de Graduação em Enfermagem significam o contexto universitário como uma experiência ambígua, ao mesmo tempo em que a universidade é apontada como geradora de sofrimento, ela é vista, também, como capaz de proporcionar crescimento intelectual, sociocultural, afetivo e político.Palavras-chave: Estudantes de enfermagem. Saúde mental. Universidades.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/116453
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/116453
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/116453/63470
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/116453/63471
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermagem
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermagem
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021)
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021)
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766340538466304