Burnout syndrome in nursing students / Síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Roberto Nascimento de
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barbosa, Amanda Fukuyoshi, Pacheco, Gabriele Batista Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
Texto Completo: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10547
Resumo: Objetivo: determinar a prevalência de Síndrome de Burnout em estudantes de graduação da área da saúde, em especial do curso de Enfermagem de uma instituição privada de ensino superior do Distrito Federal. Método: trata-se de estudo quantitativo, descritivo por meio da aplicação de dois questionários: um sociodemográfico e educacional e o Maslach Burnout Inventory – Students Survey. Resultados: participaram 356 estudantes de enfermagem, os quais não apresentaram a Síndrome de Burnout, mas obtiveram índices altos de despersonalização e baixa eficácia acadêmica. Acadêmicos do terceiro ano do curso foram os mais suscetíveis a desenvolver tal patologia. Conclusão: reforça-se a necessidade de novas reflexões e discussões acerca da concepção acadêmica dos estudantes de Enfermagem, em especial os acadêmicos que se encontram na metade do curso.  
id UNIRIO-2_d3fd15b61d6c0830221fbf106fd2a648
oai_identifier_str oai:ojs.seer.unirio.br:article/10547
network_acronym_str UNIRIO-2
network_name_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository_id_str
spelling Burnout syndrome in nursing students / Síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagemEsgotamento psicológicoEnfermagemEstudantes de enfermagemSaúde mentalUniversidade.Esgotamento PsicológicoObjetivo: determinar a prevalência de Síndrome de Burnout em estudantes de graduação da área da saúde, em especial do curso de Enfermagem de uma instituição privada de ensino superior do Distrito Federal. Método: trata-se de estudo quantitativo, descritivo por meio da aplicação de dois questionários: um sociodemográfico e educacional e o Maslach Burnout Inventory – Students Survey. Resultados: participaram 356 estudantes de enfermagem, os quais não apresentaram a Síndrome de Burnout, mas obtiveram índices altos de despersonalização e baixa eficácia acadêmica. Acadêmicos do terceiro ano do curso foram os mais suscetíveis a desenvolver tal patologia. Conclusão: reforça-se a necessidade de novas reflexões e discussões acerca da concepção acadêmica dos estudantes de Enfermagem, em especial os acadêmicos que se encontram na metade do curso.  Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem2021-10-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigo avaliado pelos parespesquisa quantitativaapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/1054710.9789/2175-5361.rpcfo.v13.10547Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 1596-1602Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 1596-1602Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 13 (2021); 1596-16022175-53611809-6107reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlineinstname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)instacron:UNIRIOporhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10547/10663https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10547/10664Copyright (c) 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Onlinehttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Roberto Nascimento deBarbosa, Amanda FukuyoshiPacheco, Gabriele Batista Ferreira2021-05-15T13:41:22Zoai:ojs.seer.unirio.br:article/10547Revistahttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/about/contactPUBhttps://seer.unirio.br/cuidadofundamental/oaiprofunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com2175-53611809-6107opendoar:2021-05-15T13:41:22Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)false
dc.title.none.fl_str_mv Burnout syndrome in nursing students / Síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem
title Burnout syndrome in nursing students / Síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem
spellingShingle Burnout syndrome in nursing students / Síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem
Albuquerque, Roberto Nascimento de
Esgotamento psicológico
Enfermagem
Estudantes de enfermagem
Saúde mental
Universidade.
Esgotamento Psicológico
title_short Burnout syndrome in nursing students / Síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem
title_full Burnout syndrome in nursing students / Síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem
title_fullStr Burnout syndrome in nursing students / Síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem
title_full_unstemmed Burnout syndrome in nursing students / Síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem
title_sort Burnout syndrome in nursing students / Síndrome de burnout em acadêmicos de enfermagem
author Albuquerque, Roberto Nascimento de
author_facet Albuquerque, Roberto Nascimento de
Barbosa, Amanda Fukuyoshi
Pacheco, Gabriele Batista Ferreira
author_role author
author2 Barbosa, Amanda Fukuyoshi
Pacheco, Gabriele Batista Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Roberto Nascimento de
Barbosa, Amanda Fukuyoshi
Pacheco, Gabriele Batista Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Esgotamento psicológico
Enfermagem
Estudantes de enfermagem
Saúde mental
Universidade.
Esgotamento Psicológico
topic Esgotamento psicológico
Enfermagem
Estudantes de enfermagem
Saúde mental
Universidade.
Esgotamento Psicológico
description Objetivo: determinar a prevalência de Síndrome de Burnout em estudantes de graduação da área da saúde, em especial do curso de Enfermagem de uma instituição privada de ensino superior do Distrito Federal. Método: trata-se de estudo quantitativo, descritivo por meio da aplicação de dois questionários: um sociodemográfico e educacional e o Maslach Burnout Inventory – Students Survey. Resultados: participaram 356 estudantes de enfermagem, os quais não apresentaram a Síndrome de Burnout, mas obtiveram índices altos de despersonalização e baixa eficácia acadêmica. Acadêmicos do terceiro ano do curso foram os mais suscetíveis a desenvolver tal patologia. Conclusão: reforça-se a necessidade de novas reflexões e discussões acerca da concepção acadêmica dos estudantes de Enfermagem, em especial os acadêmicos que se encontram na metade do curso.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigo avaliado pelos pares
pesquisa quantitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10547
10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.10547
url https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10547
identifier_str_mv 10.9789/2175-5361.rpcfo.v13.10547
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10547/10663
https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/view/10547/10664
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Escola de Enfermagem Alfredo Pinto Programa de Pós-Graduação em Enfermagem
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 1596-1602
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; Vol. 13 (2021); 1596-1602
Revista de Pesquisa Cuidado é Fundamental Online; v. 13 (2021); 1596-1602
2175-5361
1809-6107
reponame:Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
instname:Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron:UNIRIO
instname_str Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
instacron_str UNIRIO
institution UNIRIO
reponame_str Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
collection Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online
repository.name.fl_str_mv Revista de Pesquisa: Cuidado é Fundamental Online - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
repository.mail.fl_str_mv profunirio@gmail.com||rev.fundamental@gmail.com
_version_ 1800218886307577856