Objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem aplicado ao sistema tegumentar
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Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/54128 |
Resumo: | Objetivo: Descrever o desenvolvimento de um objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem aplicado ao sistema tegumentar em uma universidade pública do Piauí.Método: Pesquisa metodológica aplicada de produção tecnológica que utilizou o referencial pedagógico da educação problematizadora; a metodologia para desenvolvimento do objeto de aprendizagem seguiu as etapas de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação preconizadas pelo design instrucional contextualizado, e a taxonomia revisada de Bloom foi utilizada para elencar os objetivos educacionais.Resultados: Os quatro módulos do objeto de aprendizagem desenvolvido foram inseridos na plataforma educacional do Moodle. Os pressupostos teóricos permitiram conceber um material educativo virtual o qual se confi gura como instrumento importante para a promoção de uma aprendizagem efetiva no âmbito educacional da enfermagem.Conclusão: Espera-se agregar valor às práticas de ensino da enfermagem mediante utilização de objetos virtuais de aprendizagem no ensino do raciocínio diagnóstico aplicado à pele e aos anexos cutâneos.Palavras-chave: Educação em enfermagem. Tecnologia educacional. Diagnóstico de enfermagem. Pele. |
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Objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem aplicado ao sistema tegumentarEducação em enfermagem. Tecnologia educacional. Diagnóstico de enfermagem. Pele.Objetivo: Descrever o desenvolvimento de um objeto virtual de aprendizagem sobre o raciocínio diagnóstico em enfermagem aplicado ao sistema tegumentar em uma universidade pública do Piauí.Método: Pesquisa metodológica aplicada de produção tecnológica que utilizou o referencial pedagógico da educação problematizadora; a metodologia para desenvolvimento do objeto de aprendizagem seguiu as etapas de análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação preconizadas pelo design instrucional contextualizado, e a taxonomia revisada de Bloom foi utilizada para elencar os objetivos educacionais.Resultados: Os quatro módulos do objeto de aprendizagem desenvolvido foram inseridos na plataforma educacional do Moodle. Os pressupostos teóricos permitiram conceber um material educativo virtual o qual se confi gura como instrumento importante para a promoção de uma aprendizagem efetiva no âmbito educacional da enfermagem.Conclusão: Espera-se agregar valor às práticas de ensino da enfermagem mediante utilização de objetos virtuais de aprendizagem no ensino do raciocínio diagnóstico aplicado à pele e aos anexos cutâneos.Palavras-chave: Educação em enfermagem. Tecnologia educacional. Diagnóstico de enfermagem. Pele.Escola de Enfermagem da UFRGS2015-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/54128Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 36 No. 4 (2015); 55 - 62Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 36 n. 4 (2015); 55 - 621983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/54128/35664https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/54128/35665Passos Vaz da Costa, CecíliaBarros Araújo Luz, Maria Helenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-27T23:33:16Zoai:seer.ufrgs.br:article/54128Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2015-11-27T23:33:16Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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