Eficácia da simulação clínica aliada ao mapa conceitual na habilidade do raciocínio diagnóstico de discentes de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lúcio, Kadyjina Daiane Batista
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47234
Resumo: A capacidade de pensar criticamente é necessária ao discente de enfermagem no processo de tomada de decisões com vistas a fortalecer o processo de inferência. Assim, o uso de metodologias ativas dispõe de uma capacidade disruptiva com a pedagogia tradicional, por meio de práticas inovadoras, que estimulam o discente, despertam interesse e curiosidade. Diante desse contexto, objetiva-se: avaliar a eficácia da simulação clínica aliada ao mapa conceitual na habilidade do raciocínio diagnóstico de discentes de enfermagem. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas, sendo as duas primeiras subsidiadas por um estudo metodológico e a terceira por um ensaio clínico controlado e randomizado. A primeira contempla a construção de dois casos clínicos para os instrumentos pré-teste e pós-teste, dois cenários de simulação clínica sobre raciocínio diagnóstico em enfermagem e a elaboração da avaliação de nivelamento dos discentes. A segunda etapa correspondeu a análise de conteúdo dos casos clínicos, cenários de simulação e avaliação de nivelamento dos estudantes por juízes. A avaliação dos cenários contou com 45 juízes em raciocínio diagnóstico e/ou simulação clínica, que analisaram cada item por meio de uma escala likert. Para avaliação do grau de acurácia diagnóstica, foi utilizada a Escala de acurácia de diagnóstico de enfermagem. Os casos clínicos e as questões de nivelamento tiveram seu conteúdo avaliado por 8 juízes em um grupo focal. A terceira etapa contemplou a aplicação da simulação clínica aliada à mapas conceituais para melhoria na habilidade do raciocínio diagnóstico para discentes de graduação em Enfermagem. Os alunos foram randomizados nos grupos intervenção e controle. O grupo intervenção foi submetido ao uso da tecnologia educacional e o grupo controle à aula expositiva. Os dados foram analisados por estatística descritiva e inferencial. Para os cenários de simulação, foi considerada proporção de 85% de aceitação pelos juízes. Para a Escala de acurácia de diagnóstico de enfermagem, foi calculado o coeficiente S. O desempenho dos alunos foi analisado por meio da estatística inferencial nos instrumentos pré-teste, pós-teste e inventário de raciocínio diagnóstico, adotando o nível de significância de 5%. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética responsável, sob o número 3.084.032. Foi registrado na base de dados de Registro de Ensaios Clínicos Brasileiros, recebendo o número: RBR-7qjpn6. Os resultados mostram que os cenários foram julgados com proporção aceitável pelos juízes, os diagnósticos propostos apresentaram alto grau de acurácia. Os casos clínicos utilizados no pré-teste e pós-teste possuíram média do índice de validade de conteúdo de 93,7%. Na última etapa, o grupo intervenção destacou-se na inferência do rótulo diagnóstico e apresentou diferença estatística significativa, quando comparados os momentos pré-teste e pós-teste (p= 0,001). O mesmo aconteceu nos acertos referentes aos fatores relacionados (p=0,004) e as características definidoras (p=0,004). Valores superiores também foram encontrados no Inventário de Raciocínio Diagnóstico, na flexibilidade do pensamento e na estrutura do conhecimento na memória. Assim, conclui-se que a simulação clínica aliada ao mapa conceitual foi eficaz para a melhoria do raciocínio diagnóstico de discentes em enfermagem. Outrossim, o estudo proporciona visibilidade para duas metodologias ativas de ensino, a simulação clínica e o mapa conceitual, que representa um avanço do protagonismo dos estudantes como sujeitos ativos no processo ensino-aprendizagem.
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Tese (Doutorado em Enfermagem na Atenção à Saúde) - Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/47234A capacidade de pensar criticamente é necessária ao discente de enfermagem no processo de tomada de decisões com vistas a fortalecer o processo de inferência. Assim, o uso de metodologias ativas dispõe de uma capacidade disruptiva com a pedagogia tradicional, por meio de práticas inovadoras, que estimulam o discente, despertam interesse e curiosidade. Diante desse contexto, objetiva-se: avaliar a eficácia da simulação clínica aliada ao mapa conceitual na habilidade do raciocínio diagnóstico de discentes de enfermagem. A pesquisa foi desenvolvida em três etapas, sendo as duas primeiras subsidiadas por um estudo metodológico e a terceira por um ensaio clínico controlado e randomizado. A primeira contempla a construção de dois casos clínicos para os instrumentos pré-teste e pós-teste, dois cenários de simulação clínica sobre raciocínio diagnóstico em enfermagem e a elaboração da avaliação de nivelamento dos discentes. A segunda etapa correspondeu a análise de conteúdo dos casos clínicos, cenários de simulação e avaliação de nivelamento dos estudantes por juízes. A avaliação dos cenários contou com 45 juízes em raciocínio diagnóstico e/ou simulação clínica, que analisaram cada item por meio de uma escala likert. Para avaliação do grau de acurácia diagnóstica, foi utilizada a Escala de acurácia de diagnóstico de enfermagem. Os casos clínicos e as questões de nivelamento tiveram seu conteúdo avaliado por 8 juízes em um grupo focal. A terceira etapa contemplou a aplicação da simulação clínica aliada à mapas conceituais para melhoria na habilidade do raciocínio diagnóstico para discentes de graduação em Enfermagem. Os alunos foram randomizados nos grupos intervenção e controle. O grupo intervenção foi submetido ao uso da tecnologia educacional e o grupo controle à aula expositiva. Os dados foram analisados por estatística descritiva e inferencial. Para os cenários de simulação, foi considerada proporção de 85% de aceitação pelos juízes. Para a Escala de acurácia de diagnóstico de enfermagem, foi calculado o coeficiente S. O desempenho dos alunos foi analisado por meio da estatística inferencial nos instrumentos pré-teste, pós-teste e inventário de raciocínio diagnóstico, adotando o nível de significância de 5%. O projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética responsável, sob o número 3.084.032. Foi registrado na base de dados de Registro de Ensaios Clínicos Brasileiros, recebendo o número: RBR-7qjpn6. Os resultados mostram que os cenários foram julgados com proporção aceitável pelos juízes, os diagnósticos propostos apresentaram alto grau de acurácia. Os casos clínicos utilizados no pré-teste e pós-teste possuíram média do índice de validade de conteúdo de 93,7%. Na última etapa, o grupo intervenção destacou-se na inferência do rótulo diagnóstico e apresentou diferença estatística significativa, quando comparados os momentos pré-teste e pós-teste (p= 0,001). O mesmo aconteceu nos acertos referentes aos fatores relacionados (p=0,004) e as características definidoras (p=0,004). Valores superiores também foram encontrados no Inventário de Raciocínio Diagnóstico, na flexibilidade do pensamento e na estrutura do conhecimento na memória. Assim, conclui-se que a simulação clínica aliada ao mapa conceitual foi eficaz para a melhoria do raciocínio diagnóstico de discentes em enfermagem. Outrossim, o estudo proporciona visibilidade para duas metodologias ativas de ensino, a simulação clínica e o mapa conceitual, que representa um avanço do protagonismo dos estudantes como sujeitos ativos no processo ensino-aprendizagem.The ability to think critically is necessary for nursing students in the decisionmaking process in order to strengthen the inference process. Thus, the use of active methodologies has a disruptive capacity with traditional pedagogy, through innovative practices that stimulate the student, arouse interest and curiosity. Given this context, the objective is: to evaluate the effectiveness of clinical simulation combined w ith the conceptual map in the diagnostic reasoning ability of nursing students. The research was developed in three stages, the first two being subsidized by a methodological study and the third by a controlled and randomized clinical trial. The first incl udes the construction of two clinical cases for the pretest and posttest instruments, two clinical simulation scenarios on diagnostic reasoning in nursing and the elaboration of the students' leveling assessment. The second stage corresponded to content analysis of clinical cases, simulation scenarios and assessment of students' placement by judges. The evaluation of the scenarios had 45 judges in diagnostic reasoning and/or clinical simulation, who analyzed each item using a likert scale. To assess the d egree of diagnostic accuracy, the Nursing Diagnosis Accuracy Scale was used. Clinical cases and leveling questions had their content evaluated by 8 judges in a focus group. The third stage included the application of clinical simulation combined with conce ptual maps to improve the ability of diagnostic reasoning for undergraduate nursing students. Students were randomized into intervention and control groups. The intervention group was submitted to the use of educational technology and the control group to the lecture. Data were analyzed by descriptive and inferential statistics. For the simulation scenarios, a proportion of 85% of acceptance by the judges was considered. For the Nursing Diagnosis Accuracy Scale, the S coefficient was calculated. The student s' performance was analyzed using inferential statistics in the pretest, posttest and diagnostic reasoning inventory, adopting a significance level of 5%. . The research project was approved by the responsible Ethics Committee, under number 3,084,032. It was registered in the Brazilian Clinical Trials Registry database, receiving the number: RBR7qjpn6. The results show that the scenarios were judged with an acceptable proportion by the judges, the proposed diagnoses showed a high degree of accuracy. The clinical cases used in the pretest and posttest had an average content validity index of 93.7%. In the last stage, the intervention group stood out in the inference of the diagnostic label and presented a statistically significant difference when compari ng the pretest and posttest moments (p= 0.001). The same happened in the correct answers regarding related factors (p=0.004) and defining characteristics (p=0.004). Higher values were also found in the Diagnostic Reasoning Inventory, in the flexibility of thought and in the structure of knowledge in memory. Thus, it is concluded that the clinical simulation combined with the conceptual map was effective in improving the diagnostic reasoning of nursing students. Furthermore, the study provides visibility for two active teaching methodologies, clinical simulation and the conceptual map, which represents an advance in the role of students as active subjects in the teachinglearning process.Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqUniversidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEMUFRNBrasilEnfermagemDiagnósticos de enfermagemEducação em enfermagemTecnologia educacionalEficácia da simulação clínica aliada ao mapa conceitual na habilidade do raciocínio diagnóstico de discentes de enfermageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALEficaciasimulacaoclinica_Lucio_2022.pdfapplication/pdf3331340https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/47234/1/Eficaciasimulacaoclinica_Lucio_2022.pdf1b981312c01e65e01101d87ebe3539f6MD51123456789/472342022-05-20 17:17:45.187oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/47234Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2022-05-20T20:17:45Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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