EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: uma estratégia para a formação dos agentes comunitários de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa, Vanessa Baliego de Andrade
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Barbosa, Pedro Marco Karan, M. Ferreira, Maria de Lourdes Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/21007
Resumo: Este artigo teve por objetivo descrever e analisar o processo de educação dos Agentes Comunitários da Saúde (ACS) utilizado pelos enfermeiros na Estratégia Saúde da Família. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e contou com 17 sujeitos. Para a coleta de dados, utilizou-se entrevista semiestruturada, e a análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Identificou-se a categoria: organização do processo de educação nas unidades de saúde da família, cujas temáticas elencadas foram: enfermeiros como líderes da equipe de referência, educação permanente, metodologias tradicionais e educação centrada nas necessidades dos ACS. Através deste estudo, pudemos compreender que os enfermeiros têm pouco contato com a ferramenta da Educação Permanente, realizando as atividades de capacitação fundamentadas na metodologia tradicional de ensino, sendo necessário um investimento dos gestores no sentido de capacitá-los, no que se refere à educação permanente, possibilitando-lhes a atuação com os ACS.
id UFRGS-15_f9b63d9a947bc8e25e3fdbb5729055b2
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/21007
network_acronym_str UFRGS-15
network_name_str Revista Gaúcha de Enfermagem
repository_id_str
spelling EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: uma estratégia para a formação dos agentes comunitários de saúdeEducaçãoSaúde da FamíliaenfermagemEste artigo teve por objetivo descrever e analisar o processo de educação dos Agentes Comunitários da Saúde (ACS) utilizado pelos enfermeiros na Estratégia Saúde da Família. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e contou com 17 sujeitos. Para a coleta de dados, utilizou-se entrevista semiestruturada, e a análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Identificou-se a categoria: organização do processo de educação nas unidades de saúde da família, cujas temáticas elencadas foram: enfermeiros como líderes da equipe de referência, educação permanente, metodologias tradicionais e educação centrada nas necessidades dos ACS. Através deste estudo, pudemos compreender que os enfermeiros têm pouco contato com a ferramenta da Educação Permanente, realizando as atividades de capacitação fundamentadas na metodologia tradicional de ensino, sendo necessário um investimento dos gestores no sentido de capacitá-los, no que se refere à educação permanente, possibilitando-lhes a atuação com os ACS.Escola de Enfermagem da UFRGS2012-05-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpesquisa qualitativaapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/21007Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 33 No. 1 (2012); 56-63Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 33 n. 1 (2012); 56-631983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/21007/16999Barbosa, Vanessa Baliego de AndradeBarbosa, Pedro Marco KaranM. Ferreira, Maria de Lourdes Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-06-15T20:37:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/21007Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2012-06-15T20:37:59Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: uma estratégia para a formação dos agentes comunitários de saúde
title EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: uma estratégia para a formação dos agentes comunitários de saúde
spellingShingle EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: uma estratégia para a formação dos agentes comunitários de saúde
Barbosa, Vanessa Baliego de Andrade
Educação
Saúde da Família
enfermagem
title_short EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: uma estratégia para a formação dos agentes comunitários de saúde
title_full EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: uma estratégia para a formação dos agentes comunitários de saúde
title_fullStr EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: uma estratégia para a formação dos agentes comunitários de saúde
title_full_unstemmed EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: uma estratégia para a formação dos agentes comunitários de saúde
title_sort EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE: uma estratégia para a formação dos agentes comunitários de saúde
author Barbosa, Vanessa Baliego de Andrade
author_facet Barbosa, Vanessa Baliego de Andrade
Barbosa, Pedro Marco Karan
M. Ferreira, Maria de Lourdes Silva
author_role author
author2 Barbosa, Pedro Marco Karan
M. Ferreira, Maria de Lourdes Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Barbosa, Vanessa Baliego de Andrade
Barbosa, Pedro Marco Karan
M. Ferreira, Maria de Lourdes Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Saúde da Família
enfermagem
topic Educação
Saúde da Família
enfermagem
description Este artigo teve por objetivo descrever e analisar o processo de educação dos Agentes Comunitários da Saúde (ACS) utilizado pelos enfermeiros na Estratégia Saúde da Família. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, e contou com 17 sujeitos. Para a coleta de dados, utilizou-se entrevista semiestruturada, e a análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Identificou-se a categoria: organização do processo de educação nas unidades de saúde da família, cujas temáticas elencadas foram: enfermeiros como líderes da equipe de referência, educação permanente, metodologias tradicionais e educação centrada nas necessidades dos ACS. Através deste estudo, pudemos compreender que os enfermeiros têm pouco contato com a ferramenta da Educação Permanente, realizando as atividades de capacitação fundamentadas na metodologia tradicional de ensino, sendo necessário um investimento dos gestores no sentido de capacitá-los, no que se refere à educação permanente, possibilitando-lhes a atuação com os ACS.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-05-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
pesquisa qualitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/21007
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/21007
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/21007/16999
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
publisher.none.fl_str_mv Escola de Enfermagem da UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 33 No. 1 (2012); 56-63
Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 33 n. 1 (2012); 56-63
1983-1447
0102-6933
reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Gaúcha de Enfermagem
collection Revista Gaúcha de Enfermagem
repository.name.fl_str_mv Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||revistappgdir@ufrgs.br
_version_ 1799766333980672000