Educação permanente na estratégia saúde da familia: uma proposta a ser construída
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11449/101964 |
Resumo: | A Estratégia Saúde da Família vem mostrando papel importante na consolidação do SUS. É necessária uma nova prática para o enfrentamento das necessidades de saúde da população. No sentido de qualificar o cuidado à saúde, o Ministério da Saúde, por meio da portaria 648/2006, atribui ao enfermeiro a responsabilidade de supervisionar, coordenar e realizar atividades de educação permanente dos ACS. A educação permanente se configura em uma ação estratégica para a aprendizagem coletiva a partir das práticas e do trabalho, oportunizando o diálogo e a cooperação entre os profissionais, serviços, gestão, atenção, formação e controle social, potencializando o enfrentamento e a resolução de problemas com qualidade. As formas de capacitar os ACS têm despertado interesse, por ser exigido deste profissional enfrentamento de conflitos que cotidianamente aparecem em função de sua carência de habilidades relacionadas à identificação das necessidades de saúde e dinâmica social da comunidade. Rever formas de capacitação para os ACS significa rever as concepções pedagógicas que compreendem a prática como mera aplicação do saber, numa visão dissociativa entre teoria e prática, entre o pensar e o fazer, reproduzindo a fragmentação do processo de trabalho. Assim, o presente trabalho tem como objetivo compreender a prática de educação utilizada pelos enfermeiros na capacitação dos ACS e apreender o conhecimento deles em relação à proposta pelo Ministério da Saúde, referente à política de Educação Permanente. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado na Estratégia de Saúde da Família no município de Marília. Para a obtenção das descrições os enfermeiros das unidades de Saúde da Família foram entrevistados e a técnica da análise de conteúdo, proposta por Bardin, (56) foi utilizada para a análise dos dados... |
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Educação permanente na estratégia saúde da familia: uma proposta a ser construídaFamília - Saúde e higieneEnfermagemEducação permanenteA Estratégia Saúde da Família vem mostrando papel importante na consolidação do SUS. É necessária uma nova prática para o enfrentamento das necessidades de saúde da população. No sentido de qualificar o cuidado à saúde, o Ministério da Saúde, por meio da portaria 648/2006, atribui ao enfermeiro a responsabilidade de supervisionar, coordenar e realizar atividades de educação permanente dos ACS. A educação permanente se configura em uma ação estratégica para a aprendizagem coletiva a partir das práticas e do trabalho, oportunizando o diálogo e a cooperação entre os profissionais, serviços, gestão, atenção, formação e controle social, potencializando o enfrentamento e a resolução de problemas com qualidade. As formas de capacitar os ACS têm despertado interesse, por ser exigido deste profissional enfrentamento de conflitos que cotidianamente aparecem em função de sua carência de habilidades relacionadas à identificação das necessidades de saúde e dinâmica social da comunidade. Rever formas de capacitação para os ACS significa rever as concepções pedagógicas que compreendem a prática como mera aplicação do saber, numa visão dissociativa entre teoria e prática, entre o pensar e o fazer, reproduzindo a fragmentação do processo de trabalho. Assim, o presente trabalho tem como objetivo compreender a prática de educação utilizada pelos enfermeiros na capacitação dos ACS e apreender o conhecimento deles em relação à proposta pelo Ministério da Saúde, referente à política de Educação Permanente. Trata-se de um estudo qualitativo, realizado na Estratégia de Saúde da Família no município de Marília. Para a obtenção das descrições os enfermeiros das unidades de Saúde da Família foram entrevistados e a técnica da análise de conteúdo, proposta por Bardin, (56) foi utilizada para a análise dos dados...The Family Health Strategy has been proving to hold an important role in consolidating Brazil’s Unique Healthcare System. A new practice is necessary to face the population need for healthcare. Aiming at qualifying healthcare, the Ministry of Health, by means of ordinance 648/2006, entitles the nurse with responsibility for supervising, coordinating, and performing the community health agent (CHA) continuing education activities. Continuing education is laid upon a strategic action for collective learning from practices and work, providing opportunities for dialog and cooperation among professionals, services, management, attention, education, and social control, potentiating quality problem facing and solving. Forms of building capacities in CHA have gained interest due to the fact that the professional is required to face conflicts that frequently emerge and s/he lacks the abilities to identify healthcare necessities and social dynamics within the community. Reconsidering forms of educating CHA’s means reconsidering pedagogical conceptions that understand practice as a simply use of knowledge, in a dissociative view between theory and practice, between thinking and doing, reproducing the fragmentation of the work process. Thus, the present study intends to comprehend the education practice used by nurses to build capacities in CHA’s and apprehend their understanding of the Ministry of Health initiative in relation to continuing education. It is a qualitative study, performed within the Family Health Strategy (FHS) in Marilia, Brazil. In order to gather descriptions, nurses were interviewed, and Bardin’s(56) content analysis technique was used to analyze the data. After preparing units and categories of meaning, two broad themes were defined: the organization of the education process in family health units, and the service-education partnership: ...(Complete abstract, click electronic access below)Ministério da SaúdeSecretaria de Saúde do Estado de São PauloUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Ferreira, Maria de Lourdes da Silva Marques [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Barbosa, Vanessa Baliego de Andrade [UNESP]2014-06-11T19:31:39Z2014-06-11T19:31:39Z2008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis148 f.application/pdfBARBOSA, Vanessa Baliego de Andrade. Educação permanente na estratégia saúde da familia: uma proposta a ser construída. 2008. 148 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Medicina de Botucatu, 2008.http://hdl.handle.net/11449/101964000557758barbosa_vba_me_botfm.pdf33004064081P00448759379310369Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-09-03T15:33:25Zoai:repositorio.unesp.br:11449/101964Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462024-09-03T15:33:25Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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