Apoio informacional às famílias de crianças com transtorno do espectro autista

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Weissheimer, Gisele
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Mazza, Verônica de Azevedo, Freitas, Cibelly Aliny Siqueira Lima, Silva, Silvana Rodrigues da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110931
Resumo: RESUMOObjetivo: identificar as fontes de apoio informacional utilizadas por famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista.Método: pesquisa qualitativa e descritiva, realizada em três instituições de saúde e três de ensino no Paraná, Ceará e Amapá.Participaram 55 familiares que responderam a entrevistas semiestruturadas, entre setembro de 2018 e 2019. Utilizaram-se análisecategorial temática e os recursos do Qualitative Data Analysis Software.Resultados: as famílias encontram apoio informacional em diversas fontes, tanto formal quanto informal, como internet, entreoutras (livros, Workshops, cursos, televisão).Conclusão: as famílias utilizam diferentes fontes de informação, porém muitas vezes incompletas e contraditórias, as quais podemgeram uma nova demanda aos profissionais de saúde, de forma a integrar o acesso às informações, no processo de cuidar em saúde,uma vez que devem ser considerados os benefícios e as fragilidades que isso representa para sociedade.Palavras-chave: Transtorno autístico. Acesso à Internet. Acesso à informação. Apoio social.
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