Apoio informacional às famílias de crianças com transtorno do espectro autista
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Gaúcha de Enfermagem |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110931 |
Resumo: | RESUMOObjetivo: identificar as fontes de apoio informacional utilizadas por famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista.Método: pesquisa qualitativa e descritiva, realizada em três instituições de saúde e três de ensino no Paraná, Ceará e Amapá.Participaram 55 familiares que responderam a entrevistas semiestruturadas, entre setembro de 2018 e 2019. Utilizaram-se análisecategorial temática e os recursos do Qualitative Data Analysis Software.Resultados: as famílias encontram apoio informacional em diversas fontes, tanto formal quanto informal, como internet, entreoutras (livros, Workshops, cursos, televisão).Conclusão: as famílias utilizam diferentes fontes de informação, porém muitas vezes incompletas e contraditórias, as quais podemgeram uma nova demanda aos profissionais de saúde, de forma a integrar o acesso às informações, no processo de cuidar em saúde,uma vez que devem ser considerados os benefícios e as fragilidades que isso representa para sociedade.Palavras-chave: Transtorno autístico. Acesso à Internet. Acesso à informação. Apoio social. |
id |
UFRGS-15_f9b8a07f126a02f6700afc3752f6714e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/110931 |
network_acronym_str |
UFRGS-15 |
network_name_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository_id_str |
|
spelling |
Apoio informacional às famílias de crianças com transtorno do espectro autistaTranstorno autístico. Acesso à Internet. Acesso à informação. Apoio social.RESUMOObjetivo: identificar as fontes de apoio informacional utilizadas por famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista.Método: pesquisa qualitativa e descritiva, realizada em três instituições de saúde e três de ensino no Paraná, Ceará e Amapá.Participaram 55 familiares que responderam a entrevistas semiestruturadas, entre setembro de 2018 e 2019. Utilizaram-se análisecategorial temática e os recursos do Qualitative Data Analysis Software.Resultados: as famílias encontram apoio informacional em diversas fontes, tanto formal quanto informal, como internet, entreoutras (livros, Workshops, cursos, televisão).Conclusão: as famílias utilizam diferentes fontes de informação, porém muitas vezes incompletas e contraditórias, as quais podemgeram uma nova demanda aos profissionais de saúde, de forma a integrar o acesso às informações, no processo de cuidar em saúde,uma vez que devem ser considerados os benefícios e as fragilidades que isso representa para sociedade.Palavras-chave: Transtorno autístico. Acesso à Internet. Acesso à informação. Apoio social.Escola de Enfermagem da UFRGS2021-01-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110931Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021)Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021)1983-14470102-6933reponame:Revista Gaúcha de Enfermageminstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110931/60477https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110931/60478Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermageminfo:eu-repo/semantics/openAccessWeissheimer, GiseleMazza, Verônica de AzevedoFreitas, Cibelly Aliny Siqueira LimaSilva, Silvana Rodrigues da2022-03-24T17:30:27Zoai:seer.ufrgs.br:article/110931Revistahttp://www.seer.ufrgs.br/index.php/RevistaGauchadeEnfermagemPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.php||revistappgdir@ufrgs.br1983-14470102-6933opendoar:2022-03-24T17:30:27Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apoio informacional às famílias de crianças com transtorno do espectro autista |
title |
Apoio informacional às famílias de crianças com transtorno do espectro autista |
spellingShingle |
Apoio informacional às famílias de crianças com transtorno do espectro autista Weissheimer, Gisele Transtorno autístico. Acesso à Internet. Acesso à informação. Apoio social. |
title_short |
Apoio informacional às famílias de crianças com transtorno do espectro autista |
title_full |
Apoio informacional às famílias de crianças com transtorno do espectro autista |
title_fullStr |
Apoio informacional às famílias de crianças com transtorno do espectro autista |
title_full_unstemmed |
Apoio informacional às famílias de crianças com transtorno do espectro autista |
title_sort |
Apoio informacional às famílias de crianças com transtorno do espectro autista |
author |
Weissheimer, Gisele |
author_facet |
Weissheimer, Gisele Mazza, Verônica de Azevedo Freitas, Cibelly Aliny Siqueira Lima Silva, Silvana Rodrigues da |
author_role |
author |
author2 |
Mazza, Verônica de Azevedo Freitas, Cibelly Aliny Siqueira Lima Silva, Silvana Rodrigues da |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Weissheimer, Gisele Mazza, Verônica de Azevedo Freitas, Cibelly Aliny Siqueira Lima Silva, Silvana Rodrigues da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transtorno autístico. Acesso à Internet. Acesso à informação. Apoio social. |
topic |
Transtorno autístico. Acesso à Internet. Acesso à informação. Apoio social. |
description |
RESUMOObjetivo: identificar as fontes de apoio informacional utilizadas por famílias de crianças com Transtorno do Espectro Autista.Método: pesquisa qualitativa e descritiva, realizada em três instituições de saúde e três de ensino no Paraná, Ceará e Amapá.Participaram 55 familiares que responderam a entrevistas semiestruturadas, entre setembro de 2018 e 2019. Utilizaram-se análisecategorial temática e os recursos do Qualitative Data Analysis Software.Resultados: as famílias encontram apoio informacional em diversas fontes, tanto formal quanto informal, como internet, entreoutras (livros, Workshops, cursos, televisão).Conclusão: as famílias utilizam diferentes fontes de informação, porém muitas vezes incompletas e contraditórias, as quais podemgeram uma nova demanda aos profissionais de saúde, de forma a integrar o acesso às informações, no processo de cuidar em saúde,uma vez que devem ser considerados os benefícios e as fragilidades que isso representa para sociedade.Palavras-chave: Transtorno autístico. Acesso à Internet. Acesso à informação. Apoio social. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110931 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110931 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110931/60477 https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/110931/60478 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermagem info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Gaúcha de Enfermagem |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Enfermagem da UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem; Vol. 42 (2021) Revista Gaúcha de Enfermagem; v. 42 (2021) 1983-1447 0102-6933 reponame:Revista Gaúcha de Enfermagem instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
collection |
Revista Gaúcha de Enfermagem |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Gaúcha de Enfermagem - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistappgdir@ufrgs.br |
_version_ |
1799766340047732736 |