Orientação sexual nas escolas: fato ou anseio?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Almeida, Sandra Aparecida
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: de Almeida Nogueira, Jordana, Vasconcelos Torres, Gilson, Oliveira Silva, Antonia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Gaúcha de Enfermagem
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rgenf/article/view/21530
Resumo: Pesquisa qualitativa que objetivou analisar sob a ótica dos educadores de escolas públicas do ensino fundamental, como o tema “orientação sexual” vem sendo incorporado nas práticas pedagógicas. Participaram do estudo 23 professores da rede municipal de ensino de Cajazeiras, Paraíba. Elegeu-se o grupo focal como técnica de investigação, e os dados empíricos obtidos foram organizados mediante análise de conteúdo temática. Constatou-se que há um esforço dos atores em privilegiar conteúdos relativos à orientação sexual no ambiente escolar, porém esses debates exigem que preliminarmente seja incentivado um aprofundamento de caráter informativo e subjetivo sobre “sexualidade”, propiciando aos educadores um espaço para re-significações de sua internalidade e valores. A informação direcionada ao cuidado de si deve extrapolar os limites preventivistas e higienistas, incorporando metodologias extensivas, inclusivas e reflexivas, que reconheçam os direitos humanos e sociais e favoreçam a construção ética da cidadania.
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