Educação pelo Jogo Dramático(EPJD): uma escola de teatro francesa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos da Presença |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/90984 |
Resumo: | O presente artigo é resultado de uma investigação que teve por interesse conhecer e compreender a escola de teatro parisiense Educação Pelo Jogo Dramático [Éducation Par le Jeu Dramatique] (EPJD), ativa entre 1946 e 1952. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, foi possível reconstituir algumas informações, conhecendo aspectos de funcionamento e propostas pedagógicas. A EPJD foi encabeçada por Jean-Marie Conty (1904-1999) figura pouco reconhecida nos estudos históricos do teatro na França, mas referenciado por Jacques Lecoq (1921-1999) como uma pessoa importante em sua formação teatral. A EPJD foi a primeira escola em que trabalhou o professor Jacques Lecoq, fundador em 1956 da Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, também em Paris, França. Com objetivo de conhecer a trajetória de Lecoq, é fundamental observar a EPJD para conhecer este perfil pedagógico e artístico do qual ele descende. |
id |
UFRGS-17_0c3a6317cf85c7457cc5e00b0fbb410b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/90984 |
network_acronym_str |
UFRGS-17 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos da Presença |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação pelo Jogo Dramático(EPJD): uma escola de teatro francesaensino do teatroteatro francêshistória do teatroJacques Lecoq.O presente artigo é resultado de uma investigação que teve por interesse conhecer e compreender a escola de teatro parisiense Educação Pelo Jogo Dramático [Éducation Par le Jeu Dramatique] (EPJD), ativa entre 1946 e 1952. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, foi possível reconstituir algumas informações, conhecendo aspectos de funcionamento e propostas pedagógicas. A EPJD foi encabeçada por Jean-Marie Conty (1904-1999) figura pouco reconhecida nos estudos históricos do teatro na França, mas referenciado por Jacques Lecoq (1921-1999) como uma pessoa importante em sua formação teatral. A EPJD foi a primeira escola em que trabalhou o professor Jacques Lecoq, fundador em 1956 da Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, também em Paris, França. Com objetivo de conhecer a trajetória de Lecoq, é fundamental observar a EPJD para conhecer este perfil pedagógico e artístico do qual ele descende.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/90984Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 10 No. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-31Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-31Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-31Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 10 n. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-312237-2660reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presençainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/90984/56306Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos da Presençainfo:eu-repo/semantics/openAccessScheffler, Ismael2022-09-27T02:48:27Zoai:seer.ufrgs.br:article/90984Revistahttp://seer.ufrgs.br/presencaPUBhttps://seer.ufrgs.br/presenca/oai||rev.presenca@gmail.com2237-26602237-2660opendoar:2022-09-27T02:48:27Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação pelo Jogo Dramático(EPJD): uma escola de teatro francesa |
title |
Educação pelo Jogo Dramático(EPJD): uma escola de teatro francesa |
spellingShingle |
Educação pelo Jogo Dramático(EPJD): uma escola de teatro francesa Scheffler, Ismael ensino do teatro teatro francês história do teatro Jacques Lecoq. |
title_short |
Educação pelo Jogo Dramático(EPJD): uma escola de teatro francesa |
title_full |
Educação pelo Jogo Dramático(EPJD): uma escola de teatro francesa |
title_fullStr |
Educação pelo Jogo Dramático(EPJD): uma escola de teatro francesa |
title_full_unstemmed |
Educação pelo Jogo Dramático(EPJD): uma escola de teatro francesa |
title_sort |
Educação pelo Jogo Dramático(EPJD): uma escola de teatro francesa |
author |
Scheffler, Ismael |
author_facet |
Scheffler, Ismael |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scheffler, Ismael |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino do teatro teatro francês história do teatro Jacques Lecoq. |
topic |
ensino do teatro teatro francês história do teatro Jacques Lecoq. |
description |
O presente artigo é resultado de uma investigação que teve por interesse conhecer e compreender a escola de teatro parisiense Educação Pelo Jogo Dramático [Éducation Par le Jeu Dramatique] (EPJD), ativa entre 1946 e 1952. Por meio de pesquisa bibliográfica e documental, foi possível reconstituir algumas informações, conhecendo aspectos de funcionamento e propostas pedagógicas. A EPJD foi encabeçada por Jean-Marie Conty (1904-1999) figura pouco reconhecida nos estudos históricos do teatro na França, mas referenciado por Jacques Lecoq (1921-1999) como uma pessoa importante em sua formação teatral. A EPJD foi a primeira escola em que trabalhou o professor Jacques Lecoq, fundador em 1956 da Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, também em Paris, França. Com objetivo de conhecer a trajetória de Lecoq, é fundamental observar a EPJD para conhecer este perfil pedagógico e artístico do qual ele descende. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/90984 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/90984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/90984/56306 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos da Presença info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Estudos da Presença |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 10 No. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-31 Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-31 Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 10 No 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-31 Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 10 n. 2 (2020): Abr./Jun. 2020; 01-31 2237-2660 reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presença instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos da Presença |
collection |
Revista Brasileira de Estudos da Presença |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rev.presenca@gmail.com |
_version_ |
1799766309109497856 |