Um processo de criação entre a pintura e artes do corpo: Carolee Schneemann e Aby Warburg
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos da Presença |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/100278 |
Resumo: | O artigo discute a questão da pujança do gesto pictórico no processo de criação de Carolee Schneemann e de como sua utilização do corpo permitiu a ela questionar se poderia, além de uma imagem, ser também uma image maker: a um só tempo uma justaposição poética e teórica, que causa deslocamentos específicos em sua obra performática. Objetiva-se cotejar conceitos operatórios em torno da ninfa como objeto teórico, com especial atenção a seus acessórios em movimento, no sentido warburguiano, a partir do exame de percursos iconológicos e abordagens teóricas inaugurados por Aby Warburg, tendo como escopo os atravessamentos entre a pintura e as artes do corpo. |
id |
UFRGS-17_5c6da6a9b50540af01e5984479450113 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/100278 |
network_acronym_str |
UFRGS-17 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos da Presença |
repository_id_str |
|
spelling |
Um processo de criação entre a pintura e artes do corpo: Carolee Schneemann e Aby WarburgPerformance e PinturaPathosformelnPoéticas ContemporâneasCarolee SchneemannAby Warburg7.01Teoria e filosofia da arte. Princípios de designproporçãoefeito ópticoO artigo discute a questão da pujança do gesto pictórico no processo de criação de Carolee Schneemann e de como sua utilização do corpo permitiu a ela questionar se poderia, além de uma imagem, ser também uma image maker: a um só tempo uma justaposição poética e teórica, que causa deslocamentos específicos em sua obra performática. Objetiva-se cotejar conceitos operatórios em torno da ninfa como objeto teórico, com especial atenção a seus acessórios em movimento, no sentido warburguiano, a partir do exame de percursos iconológicos e abordagens teóricas inaugurados por Aby Warburg, tendo como escopo os atravessamentos entre a pintura e as artes do corpo.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/100278Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 11 No. 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-38Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 11 No. 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-38Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 11 No 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-38Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 11 n. 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-382237-2660reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presençainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/100278/60498Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos da Presençainfo:eu-repo/semantics/openAccessPugliese, Vera2021-03-06T23:53:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/100278Revistahttp://seer.ufrgs.br/presencaPUBhttps://seer.ufrgs.br/presenca/oai||rev.presenca@gmail.com2237-26602237-2660opendoar:2021-03-06T23:53:30Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um processo de criação entre a pintura e artes do corpo: Carolee Schneemann e Aby Warburg |
title |
Um processo de criação entre a pintura e artes do corpo: Carolee Schneemann e Aby Warburg |
spellingShingle |
Um processo de criação entre a pintura e artes do corpo: Carolee Schneemann e Aby Warburg Pugliese, Vera Performance e Pintura Pathosformeln Poéticas Contemporâneas Carolee Schneemann Aby Warburg 7.01Teoria e filosofia da arte. Princípios de design proporção efeito óptico |
title_short |
Um processo de criação entre a pintura e artes do corpo: Carolee Schneemann e Aby Warburg |
title_full |
Um processo de criação entre a pintura e artes do corpo: Carolee Schneemann e Aby Warburg |
title_fullStr |
Um processo de criação entre a pintura e artes do corpo: Carolee Schneemann e Aby Warburg |
title_full_unstemmed |
Um processo de criação entre a pintura e artes do corpo: Carolee Schneemann e Aby Warburg |
title_sort |
Um processo de criação entre a pintura e artes do corpo: Carolee Schneemann e Aby Warburg |
author |
Pugliese, Vera |
author_facet |
Pugliese, Vera |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pugliese, Vera |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Performance e Pintura Pathosformeln Poéticas Contemporâneas Carolee Schneemann Aby Warburg 7.01Teoria e filosofia da arte. Princípios de design proporção efeito óptico |
topic |
Performance e Pintura Pathosformeln Poéticas Contemporâneas Carolee Schneemann Aby Warburg 7.01Teoria e filosofia da arte. Princípios de design proporção efeito óptico |
description |
O artigo discute a questão da pujança do gesto pictórico no processo de criação de Carolee Schneemann e de como sua utilização do corpo permitiu a ela questionar se poderia, além de uma imagem, ser também uma image maker: a um só tempo uma justaposição poética e teórica, que causa deslocamentos específicos em sua obra performática. Objetiva-se cotejar conceitos operatórios em torno da ninfa como objeto teórico, com especial atenção a seus acessórios em movimento, no sentido warburguiano, a partir do exame de percursos iconológicos e abordagens teóricas inaugurados por Aby Warburg, tendo como escopo os atravessamentos entre a pintura e as artes do corpo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/100278 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/100278 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/100278/60498 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos da Presença info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Revista Brasileira de Estudos da Presença |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 11 No. 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-38 Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 11 No. 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-38 Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 11 No 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-38 Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 11 n. 1 (2021): Jan./Mar. 2021; 01-38 2237-2660 reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presença instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos da Presença |
collection |
Revista Brasileira de Estudos da Presença |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rev.presenca@gmail.com |
_version_ |
1799766309480693760 |