Aby Warburg e a recepção da Antiguidade na Historiografia da Arte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arrais, Isaac
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/70795
Resumo: A presente pesquisa está situada na disciplina de Historiografia da Arte, dedicando-se ao estudo compreensivo da obra de um dos autores mais importantes deste campo na viragem do século XX, que é Aby Warburg (1866-1929). Diante da obra legada pelo historiador hamburguês, selecionamos um tema que ocupou a centralidade de sua preocupação intelectual: a Antiguidade. Partindo desse tema central, desdobramos nossa pesquisa em duas linhas de investigação distintas e complementares entre si, que são: o desenvolvimento da historiografia da arte e a análise da imagem. Como fio condutor para nos auxiliar na tarefa de adentrar no corpus de conferências e manuscritos warburguianos, elaboramos as seguintes interrogações que serão respondidas ao longo do texto: 1) como a tradição historiográfica recepcionou e construiu a interpretação da Antiguidade e de que modo Warburg inovou em relação a ela, chegando ao ponto de criar – como defende Giorgio Agamben – uma “ciência sem nome”; e 2) de que maneira essa nova compreensão da Antiguidade influenciou sua análise da cultura artística do Renascimento, gerando um modo totalmente novo de se colocar diante a imagem – como nos fala Didi-Huberman? O esforço para responder a esses questionamentos está sustentado no estudo compreensivo de Aby Warburg, além do patrimônio que é oferecido pela tradição warburguiana e da fortuna crítica que resulta do debate atual realizado por comentadores de sua obra. Na trajetória de obtenção dessas respostas percorreremos um caminho inédito, centrado em um problema crucial para o historiador hamburguês, sendo que no final do processo veremos um panorama geral de sua vida e obra.
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