Èmí, Ofò, Asé: A Elinga e a Dança das “Mulheres do Àse”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lau
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos da Presença
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/92149
Resumo: O presente estudo tem como objetivo discutir a utilização de práticas performativas afrodiaspóricas como uma possiblidade estética, no que diz respeito à potencialização da presença cênica. As reflexões apresentadas emergem do cruzamento entre o desenvolvimento da pesquisa de pós-doutorado intitulada Elinga e o espetáculo performativo Mulheres de Àse, como objeto estético a ser comentado. Apresentamos os fundamentos da cosmogonia iorubá èmí (sopro da alma), ofó (encantamento) e asé (energia vital) em diálogo com os conceitos corpo-arquivo (TAVARES, 2012), decolonialidade (QUIJANO, 2005; MIGNOLO, 2010), ritualização do instante (SANTOS, 2016) e presença cênica (SANTOS, 2012).
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