Entre a dança que tomba e a biblioteca que dança, a Dimenti faz da memória a história

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira, Jacyan Castilho
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos da Presença
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/113604
Resumo: Criado em 1998, o Grupo Dimenti, de Salvador (BA) tem se dedicado a produzir obras artísticas que borram as fronteiras entre linguagens cênicas e modos de produção, até se constituir como Dimenti Produções Culturais, ambiente de criação que hoje engloba produção audiovisual, editorial e fonográfica, eventos e festivais, entre outros. Aqui o olhar recai sobre os espetáculos de dança Tombé (2001) e Biblioteca de dança (2017), como exemplos dessa produção diversificada. Neste artigo buscamos apontar traços autorais que persistem, de forma mais ou menos evidente, na diversidade criativa da Dimenti, como a comicidade, a não-linearidade e a incorporação de um discurso ideológico de alteridade.
id UFRGS-17_be65099679ac7e4bd03491f0bb17bdb0
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/113604
network_acronym_str UFRGS-17
network_name_str Revista Brasileira de Estudos da Presença
repository_id_str
spelling Entre a dança que tomba e a biblioteca que dança, a Dimenti faz da memória a históriaDimentiTombéBiblioteca de dançaDançaComicidadeHistoriografia da DançaCriado em 1998, o Grupo Dimenti, de Salvador (BA) tem se dedicado a produzir obras artísticas que borram as fronteiras entre linguagens cênicas e modos de produção, até se constituir como Dimenti Produções Culturais, ambiente de criação que hoje engloba produção audiovisual, editorial e fonográfica, eventos e festivais, entre outros. Aqui o olhar recai sobre os espetáculos de dança Tombé (2001) e Biblioteca de dança (2017), como exemplos dessa produção diversificada. Neste artigo buscamos apontar traços autorais que persistem, de forma mais ou menos evidente, na diversidade criativa da Dimenti, como a comicidade, a não-linearidade e a incorporação de um discurso ideológico de alteridade.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/113604Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 12 No. 3 (2022): Jul./Set.2022; 1-29Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 12 No. 3 (2022): Jul./Set.2022; 1-29Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 12 No 3 (2022): Jul./Set.2022; 1-29Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 12 n. 3 (2022): Jul./Set.2022; 1-292237-2660reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presençainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/113604/85577Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Estudos da Presençainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Jacyan Castilho2022-10-21T01:10:26Zoai:seer.ufrgs.br:article/113604Revistahttp://seer.ufrgs.br/presencaPUBhttps://seer.ufrgs.br/presenca/oai||rev.presenca@gmail.com2237-26602237-2660opendoar:2022-10-21T01:10:26Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre a dança que tomba e a biblioteca que dança, a Dimenti faz da memória a história
title Entre a dança que tomba e a biblioteca que dança, a Dimenti faz da memória a história
spellingShingle Entre a dança que tomba e a biblioteca que dança, a Dimenti faz da memória a história
de Oliveira, Jacyan Castilho
Dimenti
Tombé
Biblioteca de dança
Dança
Comicidade
Historiografia da Dança
title_short Entre a dança que tomba e a biblioteca que dança, a Dimenti faz da memória a história
title_full Entre a dança que tomba e a biblioteca que dança, a Dimenti faz da memória a história
title_fullStr Entre a dança que tomba e a biblioteca que dança, a Dimenti faz da memória a história
title_full_unstemmed Entre a dança que tomba e a biblioteca que dança, a Dimenti faz da memória a história
title_sort Entre a dança que tomba e a biblioteca que dança, a Dimenti faz da memória a história
author de Oliveira, Jacyan Castilho
author_facet de Oliveira, Jacyan Castilho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira, Jacyan Castilho
dc.subject.por.fl_str_mv Dimenti
Tombé
Biblioteca de dança
Dança
Comicidade
Historiografia da Dança
topic Dimenti
Tombé
Biblioteca de dança
Dança
Comicidade
Historiografia da Dança
description Criado em 1998, o Grupo Dimenti, de Salvador (BA) tem se dedicado a produzir obras artísticas que borram as fronteiras entre linguagens cênicas e modos de produção, até se constituir como Dimenti Produções Culturais, ambiente de criação que hoje engloba produção audiovisual, editorial e fonográfica, eventos e festivais, entre outros. Aqui o olhar recai sobre os espetáculos de dança Tombé (2001) e Biblioteca de dança (2017), como exemplos dessa produção diversificada. Neste artigo buscamos apontar traços autorais que persistem, de forma mais ou menos evidente, na diversidade criativa da Dimenti, como a comicidade, a não-linearidade e a incorporação de um discurso ideológico de alteridade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/113604
url https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/113604
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/113604/85577
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Estudos da Presença
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Estudos da Presença
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 12 No. 3 (2022): Jul./Set.2022; 1-29
Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 12 No. 3 (2022): Jul./Set.2022; 1-29
Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 12 No 3 (2022): Jul./Set.2022; 1-29
Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 12 n. 3 (2022): Jul./Set.2022; 1-29
2237-2660
reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presença
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Estudos da Presença
collection Revista Brasileira de Estudos da Presença
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||rev.presenca@gmail.com
_version_ 1799766310042730496