Entre a dança que tomba e a biblioteca que dança, a Dimenti faz da memória a história
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos da Presença |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/113604 |
Resumo: | Criado em 1998, o Grupo Dimenti, de Salvador (BA) tem se dedicado a produzir obras artísticas que borram as fronteiras entre linguagens cênicas e modos de produção, até se constituir como Dimenti Produções Culturais, ambiente de criação que hoje engloba produção audiovisual, editorial e fonográfica, eventos e festivais, entre outros. Aqui o olhar recai sobre os espetáculos de dança Tombé (2001) e Biblioteca de dança (2017), como exemplos dessa produção diversificada. Neste artigo buscamos apontar traços autorais que persistem, de forma mais ou menos evidente, na diversidade criativa da Dimenti, como a comicidade, a não-linearidade e a incorporação de um discurso ideológico de alteridade. |
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Entre a dança que tomba e a biblioteca que dança, a Dimenti faz da memória a históriaDimentiTombéBiblioteca de dançaDançaComicidadeHistoriografia da DançaCriado em 1998, o Grupo Dimenti, de Salvador (BA) tem se dedicado a produzir obras artísticas que borram as fronteiras entre linguagens cênicas e modos de produção, até se constituir como Dimenti Produções Culturais, ambiente de criação que hoje engloba produção audiovisual, editorial e fonográfica, eventos e festivais, entre outros. Aqui o olhar recai sobre os espetáculos de dança Tombé (2001) e Biblioteca de dança (2017), como exemplos dessa produção diversificada. Neste artigo buscamos apontar traços autorais que persistem, de forma mais ou menos evidente, na diversidade criativa da Dimenti, como a comicidade, a não-linearidade e a incorporação de um discurso ideológico de alteridade.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-07-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/113604Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 12 No. 3 (2022): Jul./Set.2022; 1-29Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 12 No. 3 (2022): Jul./Set.2022; 1-29Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 12 No 3 (2022): Jul./Set.2022; 1-29Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 12 n. 3 (2022): Jul./Set.2022; 1-292237-2660reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presençainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/113604/85577Copyright (c) 2022 Revista Brasileira de Estudos da Presençainfo:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira, Jacyan Castilho2022-10-21T01:10:26Zoai:seer.ufrgs.br:article/113604Revistahttp://seer.ufrgs.br/presencaPUBhttps://seer.ufrgs.br/presenca/oai||rev.presenca@gmail.com2237-26602237-2660opendoar:2022-10-21T01:10:26Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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