Língua e Literatura Igbo no Discurso em Sala de Aula: um experimento pedagógico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ernest-Samuel (Imo State University – Owerri/Imo State, Nigéria), Gloria Chimeziem
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Estudos da Presença
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/88910
Resumo:  RESUMO – Língua e Literatura Igbo no Discurso em Sala de Aula: um experimento pedagógico – Este artigo compartilha um experimento pedagógico de ensino da língua Igbo utilizando uma lenda da literatura e sua adaptação cinematográfica. O estudo etnográfico revela que assistir ao filme tem impacto na valorização da literatura e da língua pelos estudantes e aumenta sua cooperação ao compartilhar e contribuir com o exercício de aprendizagem. O estudo enfatiza a importância dos métodos interativos de ensino e defende que, devido à globalização e à persistente invasão tecnológica, os estudiosos de estudos culturais e africanos precisam refletir sobre abordagens inovadoras no ensino de línguas e literaturas locais para manter o interesse da juventude pela cultura/estudos culturais africanos em uma era tecnológica.
id UFRGS-17_db0467a81fc0b2ea77e70c861bb644ca
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/88910
network_acronym_str UFRGS-17
network_name_str Revista Brasileira de Estudos da Presença
repository_id_str
spelling Língua e Literatura Igbo no Discurso em Sala de Aula: um experimento pedagógicoVídeoLiteraturaLínguaCultura IgboPedagogia. RESUMO – Língua e Literatura Igbo no Discurso em Sala de Aula: um experimento pedagógico – Este artigo compartilha um experimento pedagógico de ensino da língua Igbo utilizando uma lenda da literatura e sua adaptação cinematográfica. O estudo etnográfico revela que assistir ao filme tem impacto na valorização da literatura e da língua pelos estudantes e aumenta sua cooperação ao compartilhar e contribuir com o exercício de aprendizagem. O estudo enfatiza a importância dos métodos interativos de ensino e defende que, devido à globalização e à persistente invasão tecnológica, os estudiosos de estudos culturais e africanos precisam refletir sobre abordagens inovadoras no ensino de línguas e literaturas locais para manter o interesse da juventude pela cultura/estudos culturais africanos em uma era tecnológica.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/88910Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 9 No. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 22Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 9 No. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 22Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 9 No 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 22Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 9 n. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 222237-2660reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presençainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/88910/51733Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Estudos da Presençainfo:eu-repo/semantics/openAccessErnest-Samuel (Imo State University – Owerri/Imo State, Nigéria), Gloria Chimeziem2022-09-27T16:53:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/88910Revistahttp://seer.ufrgs.br/presencaPUBhttps://seer.ufrgs.br/presenca/oai||rev.presenca@gmail.com2237-26602237-2660opendoar:2022-09-27T16:53:51Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Língua e Literatura Igbo no Discurso em Sala de Aula: um experimento pedagógico
title Língua e Literatura Igbo no Discurso em Sala de Aula: um experimento pedagógico
spellingShingle Língua e Literatura Igbo no Discurso em Sala de Aula: um experimento pedagógico
Ernest-Samuel (Imo State University – Owerri/Imo State, Nigéria), Gloria Chimeziem
Vídeo
Literatura
Língua
Cultura Igbo
Pedagogia.
title_short Língua e Literatura Igbo no Discurso em Sala de Aula: um experimento pedagógico
title_full Língua e Literatura Igbo no Discurso em Sala de Aula: um experimento pedagógico
title_fullStr Língua e Literatura Igbo no Discurso em Sala de Aula: um experimento pedagógico
title_full_unstemmed Língua e Literatura Igbo no Discurso em Sala de Aula: um experimento pedagógico
title_sort Língua e Literatura Igbo no Discurso em Sala de Aula: um experimento pedagógico
author Ernest-Samuel (Imo State University – Owerri/Imo State, Nigéria), Gloria Chimeziem
author_facet Ernest-Samuel (Imo State University – Owerri/Imo State, Nigéria), Gloria Chimeziem
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ernest-Samuel (Imo State University – Owerri/Imo State, Nigéria), Gloria Chimeziem
dc.subject.por.fl_str_mv Vídeo
Literatura
Língua
Cultura Igbo
Pedagogia.
topic Vídeo
Literatura
Língua
Cultura Igbo
Pedagogia.
description  RESUMO – Língua e Literatura Igbo no Discurso em Sala de Aula: um experimento pedagógico – Este artigo compartilha um experimento pedagógico de ensino da língua Igbo utilizando uma lenda da literatura e sua adaptação cinematográfica. O estudo etnográfico revela que assistir ao filme tem impacto na valorização da literatura e da língua pelos estudantes e aumenta sua cooperação ao compartilhar e contribuir com o exercício de aprendizagem. O estudo enfatiza a importância dos métodos interativos de ensino e defende que, devido à globalização e à persistente invasão tecnológica, os estudiosos de estudos culturais e africanos precisam refletir sobre abordagens inovadoras no ensino de línguas e literaturas locais para manter o interesse da juventude pela cultura/estudos culturais africanos em uma era tecnológica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/88910
url https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/88910
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/88910/51733
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Estudos da Presença
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Estudos da Presença
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 9 No. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 22
Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 9 No. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 22
Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 9 No 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 22
Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 9 n. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 22
2237-2660
reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presença
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Estudos da Presença
collection Revista Brasileira de Estudos da Presença
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||rev.presenca@gmail.com
_version_ 1799766309086429184