Língua e Literatura Igbo no Discurso em Sala de Aula: um experimento pedagógico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Estudos da Presença |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/88910 |
Resumo: | RESUMO – Língua e Literatura Igbo no Discurso em Sala de Aula: um experimento pedagógico – Este artigo compartilha um experimento pedagógico de ensino da língua Igbo utilizando uma lenda da literatura e sua adaptação cinematográfica. O estudo etnográfico revela que assistir ao filme tem impacto na valorização da literatura e da língua pelos estudantes e aumenta sua cooperação ao compartilhar e contribuir com o exercício de aprendizagem. O estudo enfatiza a importância dos métodos interativos de ensino e defende que, devido à globalização e à persistente invasão tecnológica, os estudiosos de estudos culturais e africanos precisam refletir sobre abordagens inovadoras no ensino de línguas e literaturas locais para manter o interesse da juventude pela cultura/estudos culturais africanos em uma era tecnológica. |
id |
UFRGS-17_db0467a81fc0b2ea77e70c861bb644ca |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/88910 |
network_acronym_str |
UFRGS-17 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Estudos da Presença |
repository_id_str |
|
spelling |
Língua e Literatura Igbo no Discurso em Sala de Aula: um experimento pedagógicoVídeoLiteraturaLínguaCultura IgboPedagogia. RESUMO – Língua e Literatura Igbo no Discurso em Sala de Aula: um experimento pedagógico – Este artigo compartilha um experimento pedagógico de ensino da língua Igbo utilizando uma lenda da literatura e sua adaptação cinematográfica. O estudo etnográfico revela que assistir ao filme tem impacto na valorização da literatura e da língua pelos estudantes e aumenta sua cooperação ao compartilhar e contribuir com o exercício de aprendizagem. O estudo enfatiza a importância dos métodos interativos de ensino e defende que, devido à globalização e à persistente invasão tecnológica, os estudiosos de estudos culturais e africanos precisam refletir sobre abordagens inovadoras no ensino de línguas e literaturas locais para manter o interesse da juventude pela cultura/estudos culturais africanos em uma era tecnológica.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2022-09-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/88910Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 9 No. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 22Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 9 No. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 22Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 9 No 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 22Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 9 n. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 222237-2660reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presençainstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/88910/51733Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Estudos da Presençainfo:eu-repo/semantics/openAccessErnest-Samuel (Imo State University – Owerri/Imo State, Nigéria), Gloria Chimeziem2022-09-27T16:53:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/88910Revistahttp://seer.ufrgs.br/presencaPUBhttps://seer.ufrgs.br/presenca/oai||rev.presenca@gmail.com2237-26602237-2660opendoar:2022-09-27T16:53:51Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Língua e Literatura Igbo no Discurso em Sala de Aula: um experimento pedagógico |
title |
Língua e Literatura Igbo no Discurso em Sala de Aula: um experimento pedagógico |
spellingShingle |
Língua e Literatura Igbo no Discurso em Sala de Aula: um experimento pedagógico Ernest-Samuel (Imo State University – Owerri/Imo State, Nigéria), Gloria Chimeziem Vídeo Literatura Língua Cultura Igbo Pedagogia. |
title_short |
Língua e Literatura Igbo no Discurso em Sala de Aula: um experimento pedagógico |
title_full |
Língua e Literatura Igbo no Discurso em Sala de Aula: um experimento pedagógico |
title_fullStr |
Língua e Literatura Igbo no Discurso em Sala de Aula: um experimento pedagógico |
title_full_unstemmed |
Língua e Literatura Igbo no Discurso em Sala de Aula: um experimento pedagógico |
title_sort |
Língua e Literatura Igbo no Discurso em Sala de Aula: um experimento pedagógico |
author |
Ernest-Samuel (Imo State University – Owerri/Imo State, Nigéria), Gloria Chimeziem |
author_facet |
Ernest-Samuel (Imo State University – Owerri/Imo State, Nigéria), Gloria Chimeziem |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ernest-Samuel (Imo State University – Owerri/Imo State, Nigéria), Gloria Chimeziem |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Vídeo Literatura Língua Cultura Igbo Pedagogia. |
topic |
Vídeo Literatura Língua Cultura Igbo Pedagogia. |
description |
RESUMO – Língua e Literatura Igbo no Discurso em Sala de Aula: um experimento pedagógico – Este artigo compartilha um experimento pedagógico de ensino da língua Igbo utilizando uma lenda da literatura e sua adaptação cinematográfica. O estudo etnográfico revela que assistir ao filme tem impacto na valorização da literatura e da língua pelos estudantes e aumenta sua cooperação ao compartilhar e contribuir com o exercício de aprendizagem. O estudo enfatiza a importância dos métodos interativos de ensino e defende que, devido à globalização e à persistente invasão tecnológica, os estudiosos de estudos culturais e africanos precisam refletir sobre abordagens inovadoras no ensino de línguas e literaturas locais para manter o interesse da juventude pela cultura/estudos culturais africanos em uma era tecnológica. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/88910 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/88910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/88910/51733 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Estudos da Presença info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Estudos da Presença |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal on Presence Studies; Vol. 9 No. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 22 Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 9 No. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 22 Révue Brésilienne d'Études de la Présence; Vol. 9 No 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 22 Revista Brasileira de Estudos da Presença; v. 9 n. 1 (2019): Jan./Mar. 2019; 1 - 22 2237-2660 reponame:Revista Brasileira de Estudos da Presença instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Estudos da Presença |
collection |
Revista Brasileira de Estudos da Presença |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Estudos da Presença - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rev.presenca@gmail.com |
_version_ |
1799766309086429184 |