PESQUISA-INTERVENÇÃO NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: UMA OPÇÃO DECOLONIAL À PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eloy de Novaes, Rafaella
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Santos Lopes de Oliveira, Maria Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organon (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/130194
Resumo: Este artigo é um convite a um pensar/fazer decolonial, pela articulação entre pesquisa-intervenção e extensão universitária, enquanto uma das muitas opções possíveis à colonialidade que pode atravessar as pesquisas em Ciências Humanas e Sociais.  A partir de um estudo em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar, realizado junto a membros de grupos historicamente marginalizados das universidades públicas (periféricos, negros, indígenas, assentados, campesinos, etc.) em um projeto de extensão, evidencia-se que o envolvimento com ações extensionistas oferece possibilidades interessantes de exercício do protagonismo e do diálogo nas trajetórias dos(as) envolvidos(as), dando visibilidade e audibilidade a saberes e experiências desqualificados. Enfatiza-se o papel do(a) pesquisador(a) na constituição de dinâmicas decoloniais para produção de conhecimento, junto aos subalternizados, para superação da colonialidade do saber e do ser.
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