POLÍTICAS LINGUÍSTICAS LOCAIS: O PLURILINGUISMO NA ESCOLA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Semechechem, Jakeline Aparecida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Jung, Neiva Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organon (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/72338
Resumo: Neste artigo, apresentamos como alunos de uma turma do 6.º ano do Ensino Fundamental usam a língua ucraniana nas aulas de Língua Inglesa em uma escola pública de uma comunidade rural do município de Prudentópolis, sudeste do Paraná. Embora a escola não tenha uma proposta oficial voltada para a inclusão das línguas faladas da comunidade, os participantes da aula produzem políticas linguísticas localmente, por meio das práticas linguísticas, das ideologias e dos valores das línguas, que permitem que os alunos se sintam autorizados a realizar essas práticas. A perspectiva teórica e metodológica que orientou nossa interlocução é a da etnografia da linguagem e da Sociolinguística.
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