REFLEXÕES SOBRE LIVRO DIDÁTICO ADAPTADO EM LIBRAS: SOB A ÓTICA DA LSF À NOÇÃO DE MULTIMODALIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Dayse Garcia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organon (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/113080
Resumo: Este artigo se propõe a fundamentar conceitos que sustentam a base teórica da visão de língua e linguagem como semiótica social e a partir dos princípios que orientam os estudos sobre multimodalidade pela ótica de Halliday (1979, 1989, 1998), Fuzer e Cabral (2014), R. Silva. (2016, 2015), Kress (2010), Kress e Van Leeuwen (2001, 2004) e Van Leeuwen (2005), alinhando-os à reflexão do livro didático (LD) adaptado em Libras, especificamente de ensino de língua portuguesa (LP) das séries iniciais do ensino fundamental. Os dados que conduziram os estudos desta pesquisa não serão demonstrados neste esboço. Intenciona apresentar uma abordagem teórica que sustenta a conclusão que os LDs adaptados em Libras de ensino de LP não promovem acessibilidade linguística e não ofertam condição de aprendizagem da LP como segunda língua.  
id UFRGS-19_579c6e03e5bafebcce50bae74f10eac5
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/113080
network_acronym_str UFRGS-19
network_name_str Organon (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling REFLEXÕES SOBRE LIVRO DIDÁTICO ADAPTADO EM LIBRAS: SOB A ÓTICA DA LSF À NOÇÃO DE MULTIMODALIDADEEste artigo se propõe a fundamentar conceitos que sustentam a base teórica da visão de língua e linguagem como semiótica social e a partir dos princípios que orientam os estudos sobre multimodalidade pela ótica de Halliday (1979, 1989, 1998), Fuzer e Cabral (2014), R. Silva. (2016, 2015), Kress (2010), Kress e Van Leeuwen (2001, 2004) e Van Leeuwen (2005), alinhando-os à reflexão do livro didático (LD) adaptado em Libras, especificamente de ensino de língua portuguesa (LP) das séries iniciais do ensino fundamental. Os dados que conduziram os estudos desta pesquisa não serão demonstrados neste esboço. Intenciona apresentar uma abordagem teórica que sustenta a conclusão que os LDs adaptados em Libras de ensino de LP não promovem acessibilidade linguística e não ofertam condição de aprendizagem da LP como segunda língua.  Universidade Federal do Rio Grande do Sul2021-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/11308010.22456/2238-8915.113080Organon; v. 36 n. 71 (2021): Linguística Sistêmico-Funcional; 338-3542238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/113080/63550Copyright (c) 2021 Organoninfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Dayse Garcia2021-09-01T19:34:18Zoai:seer.ufrgs.br:article/113080Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2021-09-01T19:34:18Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv REFLEXÕES SOBRE LIVRO DIDÁTICO ADAPTADO EM LIBRAS: SOB A ÓTICA DA LSF À NOÇÃO DE MULTIMODALIDADE
title REFLEXÕES SOBRE LIVRO DIDÁTICO ADAPTADO EM LIBRAS: SOB A ÓTICA DA LSF À NOÇÃO DE MULTIMODALIDADE
spellingShingle REFLEXÕES SOBRE LIVRO DIDÁTICO ADAPTADO EM LIBRAS: SOB A ÓTICA DA LSF À NOÇÃO DE MULTIMODALIDADE
Miranda, Dayse Garcia
title_short REFLEXÕES SOBRE LIVRO DIDÁTICO ADAPTADO EM LIBRAS: SOB A ÓTICA DA LSF À NOÇÃO DE MULTIMODALIDADE
title_full REFLEXÕES SOBRE LIVRO DIDÁTICO ADAPTADO EM LIBRAS: SOB A ÓTICA DA LSF À NOÇÃO DE MULTIMODALIDADE
title_fullStr REFLEXÕES SOBRE LIVRO DIDÁTICO ADAPTADO EM LIBRAS: SOB A ÓTICA DA LSF À NOÇÃO DE MULTIMODALIDADE
title_full_unstemmed REFLEXÕES SOBRE LIVRO DIDÁTICO ADAPTADO EM LIBRAS: SOB A ÓTICA DA LSF À NOÇÃO DE MULTIMODALIDADE
title_sort REFLEXÕES SOBRE LIVRO DIDÁTICO ADAPTADO EM LIBRAS: SOB A ÓTICA DA LSF À NOÇÃO DE MULTIMODALIDADE
author Miranda, Dayse Garcia
author_facet Miranda, Dayse Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Dayse Garcia
description Este artigo se propõe a fundamentar conceitos que sustentam a base teórica da visão de língua e linguagem como semiótica social e a partir dos princípios que orientam os estudos sobre multimodalidade pela ótica de Halliday (1979, 1989, 1998), Fuzer e Cabral (2014), R. Silva. (2016, 2015), Kress (2010), Kress e Van Leeuwen (2001, 2004) e Van Leeuwen (2005), alinhando-os à reflexão do livro didático (LD) adaptado em Libras, especificamente de ensino de língua portuguesa (LP) das séries iniciais do ensino fundamental. Os dados que conduziram os estudos desta pesquisa não serão demonstrados neste esboço. Intenciona apresentar uma abordagem teórica que sustenta a conclusão que os LDs adaptados em Libras de ensino de LP não promovem acessibilidade linguística e não ofertam condição de aprendizagem da LP como segunda língua.  
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/113080
10.22456/2238-8915.113080
url https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/113080
identifier_str_mv 10.22456/2238-8915.113080
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/113080/63550
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Organon
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Organon
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Organon; v. 36 n. 71 (2021): Linguística Sistêmico-Funcional; 338-354
2238-8915
0102-6267
reponame:Organon (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Organon (Porto Alegre. Online)
collection Organon (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||organon@ufrgs.br
_version_ 1799767075686711296