Livro Didático Adaptado em Libras: espelho da cultura educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Dayse Garcia
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Signum: Estudos da Linguagem
Texto Completo: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42886
Resumo: Este artigo se propõe a tratar especificamente do livro didático (LD) adaptado em língua de sinais (LS) pensando esse suporte pedagógico como espelho da cultura escolar. A   discussão apoiará em pesquisadores — Basso (2003), Souza (2015), Moses, Golos e Holcomb (2018), Krusser (2017), Munakata (2016), Ramos (2013), Miranda (2010, 2019) e Silva et al. (2013) — que discutem sobre materiais didáticos específicos para crianças surdas. Dessa forma, intenciona uma revisão da literatura pertinente ao tema. Apresentar uma reflexão sobre a relação da escola com os materiais didáticos adaptados em Libras, à entrada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ambiente escolar, a como os alunos leem esse texto sinalizado e a como as adaptações em língua de sinais podem construir sentidos a partir desse novo formato de leitura. Por fim, apontar as conjecturas descritas por estudiosos da área quanto a esses materiais didáticos.
id UEL-3_9853b9aec157f6108cbb58ed811b7cf0
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42886
network_acronym_str UEL-3
network_name_str Signum: Estudos da Linguagem
repository_id_str
spelling Livro Didático Adaptado em Libras: espelho da cultura educacionalLibrasLivro DidáticoSurdezLivro DidáticoLibrasEducaçãoEste artigo se propõe a tratar especificamente do livro didático (LD) adaptado em língua de sinais (LS) pensando esse suporte pedagógico como espelho da cultura escolar. A   discussão apoiará em pesquisadores — Basso (2003), Souza (2015), Moses, Golos e Holcomb (2018), Krusser (2017), Munakata (2016), Ramos (2013), Miranda (2010, 2019) e Silva et al. (2013) — que discutem sobre materiais didáticos específicos para crianças surdas. Dessa forma, intenciona uma revisão da literatura pertinente ao tema. Apresentar uma reflexão sobre a relação da escola com os materiais didáticos adaptados em Libras, à entrada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ambiente escolar, a como os alunos leem esse texto sinalizado e a como as adaptações em língua de sinais podem construir sentidos a partir desse novo formato de leitura. Por fim, apontar as conjecturas descritas por estudiosos da área quanto a esses materiais didáticos.UEL2021-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4288610.5433/2237-4876.2021v24n2p128Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 128-141Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 128-1412237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42886/30708https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42886/30719Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagemhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Dayse Garcia2022-12-22T17:45:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42886Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-12-22T17:45:15Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false
dc.title.none.fl_str_mv Livro Didático Adaptado em Libras: espelho da cultura educacional
title Livro Didático Adaptado em Libras: espelho da cultura educacional
spellingShingle Livro Didático Adaptado em Libras: espelho da cultura educacional
Miranda, Dayse Garcia
Libras
Livro Didático
Surdez
Livro Didático
Libras
Educação
title_short Livro Didático Adaptado em Libras: espelho da cultura educacional
title_full Livro Didático Adaptado em Libras: espelho da cultura educacional
title_fullStr Livro Didático Adaptado em Libras: espelho da cultura educacional
title_full_unstemmed Livro Didático Adaptado em Libras: espelho da cultura educacional
title_sort Livro Didático Adaptado em Libras: espelho da cultura educacional
author Miranda, Dayse Garcia
author_facet Miranda, Dayse Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Dayse Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Libras
Livro Didático
Surdez
Livro Didático
Libras
Educação
topic Libras
Livro Didático
Surdez
Livro Didático
Libras
Educação
description Este artigo se propõe a tratar especificamente do livro didático (LD) adaptado em língua de sinais (LS) pensando esse suporte pedagógico como espelho da cultura escolar. A   discussão apoiará em pesquisadores — Basso (2003), Souza (2015), Moses, Golos e Holcomb (2018), Krusser (2017), Munakata (2016), Ramos (2013), Miranda (2010, 2019) e Silva et al. (2013) — que discutem sobre materiais didáticos específicos para crianças surdas. Dessa forma, intenciona uma revisão da literatura pertinente ao tema. Apresentar uma reflexão sobre a relação da escola com os materiais didáticos adaptados em Libras, à entrada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ambiente escolar, a como os alunos leem esse texto sinalizado e a como as adaptações em língua de sinais podem construir sentidos a partir desse novo formato de leitura. Por fim, apontar as conjecturas descritas por estudiosos da área quanto a esses materiais didáticos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42886
10.5433/2237-4876.2021v24n2p128
url https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42886
identifier_str_mv 10.5433/2237-4876.2021v24n2p128
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42886/30708
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42886/30719
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UEL
publisher.none.fl_str_mv UEL
dc.source.none.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 128-141
Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 128-141
2237-4876
reponame:Signum: Estudos da Linguagem
instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron:UEL
instname_str Universidade Estadual de Londrina (UEL)
instacron_str UEL
institution UEL
reponame_str Signum: Estudos da Linguagem
collection Signum: Estudos da Linguagem
repository.name.fl_str_mv Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)
repository.mail.fl_str_mv ||signum@uel.br
_version_ 1799305964368691200