Livro Didático Adaptado em Libras: espelho da cultura educacional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Signum: Estudos da Linguagem |
DOI: | 10.5433/2237-4876.2021v24n2p128 |
Texto Completo: | https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42886 |
Resumo: | Este artigo se propõe a tratar especificamente do livro didático (LD) adaptado em língua de sinais (LS) pensando esse suporte pedagógico como espelho da cultura escolar. A discussão apoiará em pesquisadores — Basso (2003), Souza (2015), Moses, Golos e Holcomb (2018), Krusser (2017), Munakata (2016), Ramos (2013), Miranda (2010, 2019) e Silva et al. (2013) — que discutem sobre materiais didáticos específicos para crianças surdas. Dessa forma, intenciona uma revisão da literatura pertinente ao tema. Apresentar uma reflexão sobre a relação da escola com os materiais didáticos adaptados em Libras, à entrada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ambiente escolar, a como os alunos leem esse texto sinalizado e a como as adaptações em língua de sinais podem construir sentidos a partir desse novo formato de leitura. Por fim, apontar as conjecturas descritas por estudiosos da área quanto a esses materiais didáticos. |
id |
UEL-3_9853b9aec157f6108cbb58ed811b7cf0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42886 |
network_acronym_str |
UEL-3 |
network_name_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
spelling |
Livro Didático Adaptado em Libras: espelho da cultura educacionalLibrasLivro DidáticoSurdezLivro DidáticoLibrasEducaçãoEste artigo se propõe a tratar especificamente do livro didático (LD) adaptado em língua de sinais (LS) pensando esse suporte pedagógico como espelho da cultura escolar. A discussão apoiará em pesquisadores — Basso (2003), Souza (2015), Moses, Golos e Holcomb (2018), Krusser (2017), Munakata (2016), Ramos (2013), Miranda (2010, 2019) e Silva et al. (2013) — que discutem sobre materiais didáticos específicos para crianças surdas. Dessa forma, intenciona uma revisão da literatura pertinente ao tema. Apresentar uma reflexão sobre a relação da escola com os materiais didáticos adaptados em Libras, à entrada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ambiente escolar, a como os alunos leem esse texto sinalizado e a como as adaptações em língua de sinais podem construir sentidos a partir desse novo formato de leitura. Por fim, apontar as conjecturas descritas por estudiosos da área quanto a esses materiais didáticos.UEL2021-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfapplication/pdfhttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/4288610.5433/2237-4876.2021v24n2p128Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 128-141Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 128-1412237-4876reponame:Signum: Estudos da Linguageminstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELporenghttps://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42886/30708https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42886/30719Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagemhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Dayse Garcia2022-12-22T17:45:15Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/42886Revistahttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signumPUBhttps://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/oai||signum@uel.br2237-48761516-3083opendoar:2022-12-22T17:45:15Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Livro Didático Adaptado em Libras: espelho da cultura educacional |
title |
Livro Didático Adaptado em Libras: espelho da cultura educacional |
spellingShingle |
Livro Didático Adaptado em Libras: espelho da cultura educacional Livro Didático Adaptado em Libras: espelho da cultura educacional Miranda, Dayse Garcia Libras Livro Didático Surdez Livro Didático Libras Educação Miranda, Dayse Garcia Libras Livro Didático Surdez Livro Didático Libras Educação |
title_short |
Livro Didático Adaptado em Libras: espelho da cultura educacional |
title_full |
Livro Didático Adaptado em Libras: espelho da cultura educacional |
title_fullStr |
Livro Didático Adaptado em Libras: espelho da cultura educacional Livro Didático Adaptado em Libras: espelho da cultura educacional |
title_full_unstemmed |
Livro Didático Adaptado em Libras: espelho da cultura educacional Livro Didático Adaptado em Libras: espelho da cultura educacional |
title_sort |
Livro Didático Adaptado em Libras: espelho da cultura educacional |
author |
Miranda, Dayse Garcia |
author_facet |
Miranda, Dayse Garcia Miranda, Dayse Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Dayse Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Libras Livro Didático Surdez Livro Didático Libras Educação |
topic |
Libras Livro Didático Surdez Livro Didático Libras Educação |
description |
Este artigo se propõe a tratar especificamente do livro didático (LD) adaptado em língua de sinais (LS) pensando esse suporte pedagógico como espelho da cultura escolar. A discussão apoiará em pesquisadores — Basso (2003), Souza (2015), Moses, Golos e Holcomb (2018), Krusser (2017), Munakata (2016), Ramos (2013), Miranda (2010, 2019) e Silva et al. (2013) — que discutem sobre materiais didáticos específicos para crianças surdas. Dessa forma, intenciona uma revisão da literatura pertinente ao tema. Apresentar uma reflexão sobre a relação da escola com os materiais didáticos adaptados em Libras, à entrada das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) no ambiente escolar, a como os alunos leem esse texto sinalizado e a como as adaptações em língua de sinais podem construir sentidos a partir desse novo formato de leitura. Por fim, apontar as conjecturas descritas por estudiosos da área quanto a esses materiais didáticos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42886 10.5433/2237-4876.2021v24n2p128 |
url |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42886 |
identifier_str_mv |
10.5433/2237-4876.2021v24n2p128 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42886/30708 https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/42886/30719 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Signum: Estudos da Linguagem http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
publisher.none.fl_str_mv |
UEL |
dc.source.none.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem; Vol. 24 No. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 128-141 Signum: Estudos da Linguagem; v. 24 n. 2 (2021): As Diferentes Facetas do Material Didático de Língua Materna; 128-141 2237-4876 reponame:Signum: Estudos da Linguagem instname:Universidade Estadual de Londrina (UEL) instacron:UEL |
instname_str |
Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
instacron_str |
UEL |
institution |
UEL |
reponame_str |
Signum: Estudos da Linguagem |
collection |
Signum: Estudos da Linguagem |
repository.name.fl_str_mv |
Signum: Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Londrina (UEL) |
repository.mail.fl_str_mv |
||signum@uel.br |
_version_ |
1822224867967107072 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.5433/2237-4876.2021v24n2p128 |