LITERATURA EM AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS: CAMINHOS PARA ABERTURAS DE HORIZONTES
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organon (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/92445 |
Resumo: | No âmbito do ensino de línguas para crianças, sabe-se da importância de um contato com línguas estrangeiras diversas desde cedo. Outrossim, estudiosos da área de literatura a apontam como um espaço especial para auxiliar no desempenho do aprendiz, contribuindo para o seu desenvolvimento de modo integral. Nestas reflexões, portanto, trazemos discussões que colocam a Intercompreensão de Línguas Românicas (ILR) como um caminho eficaz para favorecer uma aprendizagem plurilíngue e pluricultural, não dicotomizando língua e literatura no ensino de línguas estrangeiras para crianças (ALAS-MARTINS, 2014; PETIT, 2008; SANTORO, 2007). Assim, o objetivamos trazer reflexões acerca da importância da presença do texto literário em aula de língua estrangeira para crianças pelo viés da ILR. Especificamente, intentamos discutir sobre os benefícios e os desafios ao se abordar o texto literário em aula de LE, utilizando-se tal metodologia.PALAVRAS-CHAVE: Texto literário; LE para crianças; Intercompreensão de línguas românicas. |
id |
UFRGS-19_5d23ae18631aef814e40aaf2a14dcdd9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/92445 |
network_acronym_str |
UFRGS-19 |
network_name_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
LITERATURA EM AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS: CAMINHOS PARA ABERTURAS DE HORIZONTESNo âmbito do ensino de línguas para crianças, sabe-se da importância de um contato com línguas estrangeiras diversas desde cedo. Outrossim, estudiosos da área de literatura a apontam como um espaço especial para auxiliar no desempenho do aprendiz, contribuindo para o seu desenvolvimento de modo integral. Nestas reflexões, portanto, trazemos discussões que colocam a Intercompreensão de Línguas Românicas (ILR) como um caminho eficaz para favorecer uma aprendizagem plurilíngue e pluricultural, não dicotomizando língua e literatura no ensino de línguas estrangeiras para crianças (ALAS-MARTINS, 2014; PETIT, 2008; SANTORO, 2007). Assim, o objetivamos trazer reflexões acerca da importância da presença do texto literário em aula de língua estrangeira para crianças pelo viés da ILR. Especificamente, intentamos discutir sobre os benefícios e os desafios ao se abordar o texto literário em aula de LE, utilizando-se tal metodologia.PALAVRAS-CHAVE: Texto literário; LE para crianças; Intercompreensão de línguas românicas.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/9244510.22456/2238-8915.92445Organon; v. 34 n. 66 (2019): O PAPEL DAS LÍNGUAS NA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO2238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/92445/54241Copyright (c) 2019 Mariana de Normando Lirainfo:eu-repo/semantics/openAccessLira, Mariana de NormandoMariz, Josilene Pinheiro2020-07-15T15:14:54Zoai:seer.ufrgs.br:article/92445Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2020-07-15T15:14:54Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
LITERATURA EM AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS: CAMINHOS PARA ABERTURAS DE HORIZONTES |
title |
LITERATURA EM AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS: CAMINHOS PARA ABERTURAS DE HORIZONTES |
spellingShingle |
LITERATURA EM AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS: CAMINHOS PARA ABERTURAS DE HORIZONTES Lira, Mariana de Normando |
title_short |
LITERATURA EM AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS: CAMINHOS PARA ABERTURAS DE HORIZONTES |
title_full |
LITERATURA EM AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS: CAMINHOS PARA ABERTURAS DE HORIZONTES |
title_fullStr |
LITERATURA EM AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS: CAMINHOS PARA ABERTURAS DE HORIZONTES |
title_full_unstemmed |
LITERATURA EM AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS: CAMINHOS PARA ABERTURAS DE HORIZONTES |
title_sort |
LITERATURA EM AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS: CAMINHOS PARA ABERTURAS DE HORIZONTES |
author |
Lira, Mariana de Normando |
author_facet |
Lira, Mariana de Normando Mariz, Josilene Pinheiro |
author_role |
author |
author2 |
Mariz, Josilene Pinheiro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lira, Mariana de Normando Mariz, Josilene Pinheiro |
description |
No âmbito do ensino de línguas para crianças, sabe-se da importância de um contato com línguas estrangeiras diversas desde cedo. Outrossim, estudiosos da área de literatura a apontam como um espaço especial para auxiliar no desempenho do aprendiz, contribuindo para o seu desenvolvimento de modo integral. Nestas reflexões, portanto, trazemos discussões que colocam a Intercompreensão de Línguas Românicas (ILR) como um caminho eficaz para favorecer uma aprendizagem plurilíngue e pluricultural, não dicotomizando língua e literatura no ensino de línguas estrangeiras para crianças (ALAS-MARTINS, 2014; PETIT, 2008; SANTORO, 2007). Assim, o objetivamos trazer reflexões acerca da importância da presença do texto literário em aula de língua estrangeira para crianças pelo viés da ILR. Especificamente, intentamos discutir sobre os benefícios e os desafios ao se abordar o texto literário em aula de LE, utilizando-se tal metodologia.PALAVRAS-CHAVE: Texto literário; LE para crianças; Intercompreensão de línguas românicas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/92445 10.22456/2238-8915.92445 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/92445 |
identifier_str_mv |
10.22456/2238-8915.92445 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/92445/54241 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Mariana de Normando Lira info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Mariana de Normando Lira |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organon; v. 34 n. 66 (2019): O PAPEL DAS LÍNGUAS NA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO 2238-8915 0102-6267 reponame:Organon (Porto Alegre. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
collection |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||organon@ufrgs.br |
_version_ |
1799767075270426624 |