LITERATURA EM AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS: CAMINHOS PARA ABERTURAS DE HORIZONTES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lira, Mariana de Normando
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mariz, Josilene Pinheiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organon (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/92445
Resumo: No âmbito do ensino de línguas para crianças, sabe-se da importância de um contato com línguas estrangeiras diversas desde cedo. Outrossim, estudiosos da área de literatura a apontam como um espaço especial para auxiliar no desempenho do aprendiz, contribuindo para o seu desenvolvimento de modo integral. Nestas reflexões, portanto, trazemos discussões que colocam a Intercompreensão de Línguas Românicas (ILR) como um caminho eficaz para favorecer uma aprendizagem plurilíngue e pluricultural, não dicotomizando língua e literatura no ensino de línguas estrangeiras para crianças (ALAS-MARTINS, 2014; PETIT, 2008; SANTORO, 2007). Assim, o objetivamos trazer reflexões acerca da importância da presença do texto literário em aula de língua estrangeira para crianças pelo viés da ILR. Especificamente, intentamos discutir sobre os benefícios e os desafios ao se abordar o texto literário em aula de LE, utilizando-se tal metodologia.PALAVRAS-CHAVE: Texto literário; LE para crianças; Intercompreensão de línguas românicas.
id UFRGS-19_5d23ae18631aef814e40aaf2a14dcdd9
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/92445
network_acronym_str UFRGS-19
network_name_str Organon (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling LITERATURA EM AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS: CAMINHOS PARA ABERTURAS DE HORIZONTESNo âmbito do ensino de línguas para crianças, sabe-se da importância de um contato com línguas estrangeiras diversas desde cedo. Outrossim, estudiosos da área de literatura a apontam como um espaço especial para auxiliar no desempenho do aprendiz, contribuindo para o seu desenvolvimento de modo integral. Nestas reflexões, portanto, trazemos discussões que colocam a Intercompreensão de Línguas Românicas (ILR) como um caminho eficaz para favorecer uma aprendizagem plurilíngue e pluricultural, não dicotomizando língua e literatura no ensino de línguas estrangeiras para crianças (ALAS-MARTINS, 2014; PETIT, 2008; SANTORO, 2007). Assim, o objetivamos trazer reflexões acerca da importância da presença do texto literário em aula de língua estrangeira para crianças pelo viés da ILR. Especificamente, intentamos discutir sobre os benefícios e os desafios ao se abordar o texto literário em aula de LE, utilizando-se tal metodologia.PALAVRAS-CHAVE: Texto literário; LE para crianças; Intercompreensão de línguas românicas.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2019-09-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/9244510.22456/2238-8915.92445Organon; v. 34 n. 66 (2019): O PAPEL DAS LÍNGUAS NA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO2238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/92445/54241Copyright (c) 2019 Mariana de Normando Lirainfo:eu-repo/semantics/openAccessLira, Mariana de NormandoMariz, Josilene Pinheiro2020-07-15T15:14:54Zoai:seer.ufrgs.br:article/92445Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2020-07-15T15:14:54Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv LITERATURA EM AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS: CAMINHOS PARA ABERTURAS DE HORIZONTES
title LITERATURA EM AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS: CAMINHOS PARA ABERTURAS DE HORIZONTES
spellingShingle LITERATURA EM AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS: CAMINHOS PARA ABERTURAS DE HORIZONTES
Lira, Mariana de Normando
title_short LITERATURA EM AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS: CAMINHOS PARA ABERTURAS DE HORIZONTES
title_full LITERATURA EM AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS: CAMINHOS PARA ABERTURAS DE HORIZONTES
title_fullStr LITERATURA EM AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS: CAMINHOS PARA ABERTURAS DE HORIZONTES
title_full_unstemmed LITERATURA EM AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS: CAMINHOS PARA ABERTURAS DE HORIZONTES
title_sort LITERATURA EM AULA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA PARA CRIANÇAS: CAMINHOS PARA ABERTURAS DE HORIZONTES
author Lira, Mariana de Normando
author_facet Lira, Mariana de Normando
Mariz, Josilene Pinheiro
author_role author
author2 Mariz, Josilene Pinheiro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lira, Mariana de Normando
Mariz, Josilene Pinheiro
description No âmbito do ensino de línguas para crianças, sabe-se da importância de um contato com línguas estrangeiras diversas desde cedo. Outrossim, estudiosos da área de literatura a apontam como um espaço especial para auxiliar no desempenho do aprendiz, contribuindo para o seu desenvolvimento de modo integral. Nestas reflexões, portanto, trazemos discussões que colocam a Intercompreensão de Línguas Românicas (ILR) como um caminho eficaz para favorecer uma aprendizagem plurilíngue e pluricultural, não dicotomizando língua e literatura no ensino de línguas estrangeiras para crianças (ALAS-MARTINS, 2014; PETIT, 2008; SANTORO, 2007). Assim, o objetivamos trazer reflexões acerca da importância da presença do texto literário em aula de língua estrangeira para crianças pelo viés da ILR. Especificamente, intentamos discutir sobre os benefícios e os desafios ao se abordar o texto literário em aula de LE, utilizando-se tal metodologia.PALAVRAS-CHAVE: Texto literário; LE para crianças; Intercompreensão de línguas românicas.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/92445
10.22456/2238-8915.92445
url https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/92445
identifier_str_mv 10.22456/2238-8915.92445
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/92445/54241
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Mariana de Normando Lira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Mariana de Normando Lira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Organon; v. 34 n. 66 (2019): O PAPEL DAS LÍNGUAS NA INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO
2238-8915
0102-6267
reponame:Organon (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Organon (Porto Alegre. Online)
collection Organon (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||organon@ufrgs.br
_version_ 1799767075270426624