A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS EM FRANCÊS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pedrosa, Stella Maria Peixoto de Azevedo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rocha, Diva Maria Pimentel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organon (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/100879
Resumo: O objetivo do artigo é apresentar parte dos resultados de uma pesquisa-ação que teve como foco o desenvolvimento das competências comunicativas em francês, a partir da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por estudantes do Ensino Médio de uma escola pública federal da cidade do Rio de Janeiro. A base da proposta foi a incorporação do uso das tecnologias digitais - sobretudo a partir do tablet oferecido pela escola e do smartphone pessoal dos estudantes - à Abordagem Comunicativa de ensino de francês, sob a perspectiva acional preconizada pelo Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas. As atividades desenvolvidas, ao longo de um ano letivo, em conjunto com os dezesseis participantes, de quinze e dezessete anos de idade, foram realizadas no âmbito do projeto DELF - Diploma de Estudos de Língua Francesa, visando à preparação para os exames do nível A2.PALAVRAS-CHAVE: competências comunicativas língua estrangeira; recursos digitais para língua estrangeira; tecnologias de informação e comunicação em educação; pesquisa-ação. 
id UFRGS-19_7149ee167427a0cc56bb099b2c92854f
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/100879
network_acronym_str UFRGS-19
network_name_str Organon (Porto Alegre. Online)
repository_id_str
spelling A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS EM FRANCÊSO objetivo do artigo é apresentar parte dos resultados de uma pesquisa-ação que teve como foco o desenvolvimento das competências comunicativas em francês, a partir da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por estudantes do Ensino Médio de uma escola pública federal da cidade do Rio de Janeiro. A base da proposta foi a incorporação do uso das tecnologias digitais - sobretudo a partir do tablet oferecido pela escola e do smartphone pessoal dos estudantes - à Abordagem Comunicativa de ensino de francês, sob a perspectiva acional preconizada pelo Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas. As atividades desenvolvidas, ao longo de um ano letivo, em conjunto com os dezesseis participantes, de quinze e dezessete anos de idade, foram realizadas no âmbito do projeto DELF - Diploma de Estudos de Língua Francesa, visando à preparação para os exames do nível A2.PALAVRAS-CHAVE: competências comunicativas língua estrangeira; recursos digitais para língua estrangeira; tecnologias de informação e comunicação em educação; pesquisa-ação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/10087910.22456/2238-8915.100879Organon; v. 35 n. 68 (2020): APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS: RELAÇÕES ENTRE MEIOS DIGITAIS E QUESTÕES IDENTITÁRIAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; 1-172238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/100879/59569Copyright (c) 2020 Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Diva Maria Pimentel Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessPedrosa, Stella Maria Peixoto de AzevedoRocha, Diva Maria Pimentel2020-12-19T10:48:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/100879Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2020-12-19T10:48:51Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS EM FRANCÊS
title A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS EM FRANCÊS
spellingShingle A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS EM FRANCÊS
Pedrosa, Stella Maria Peixoto de Azevedo
title_short A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS EM FRANCÊS
title_full A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS EM FRANCÊS
title_fullStr A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS EM FRANCÊS
title_full_unstemmed A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS EM FRANCÊS
title_sort A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS EM FRANCÊS
author Pedrosa, Stella Maria Peixoto de Azevedo
author_facet Pedrosa, Stella Maria Peixoto de Azevedo
Rocha, Diva Maria Pimentel
author_role author
author2 Rocha, Diva Maria Pimentel
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pedrosa, Stella Maria Peixoto de Azevedo
Rocha, Diva Maria Pimentel
description O objetivo do artigo é apresentar parte dos resultados de uma pesquisa-ação que teve como foco o desenvolvimento das competências comunicativas em francês, a partir da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por estudantes do Ensino Médio de uma escola pública federal da cidade do Rio de Janeiro. A base da proposta foi a incorporação do uso das tecnologias digitais - sobretudo a partir do tablet oferecido pela escola e do smartphone pessoal dos estudantes - à Abordagem Comunicativa de ensino de francês, sob a perspectiva acional preconizada pelo Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas. As atividades desenvolvidas, ao longo de um ano letivo, em conjunto com os dezesseis participantes, de quinze e dezessete anos de idade, foram realizadas no âmbito do projeto DELF - Diploma de Estudos de Língua Francesa, visando à preparação para os exames do nível A2.PALAVRAS-CHAVE: competências comunicativas língua estrangeira; recursos digitais para língua estrangeira; tecnologias de informação e comunicação em educação; pesquisa-ação. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/100879
10.22456/2238-8915.100879
url https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/100879
identifier_str_mv 10.22456/2238-8915.100879
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/100879/59569
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Diva Maria Pimentel Rocha
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Diva Maria Pimentel Rocha
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv Organon; v. 35 n. 68 (2020): APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS: RELAÇÕES ENTRE MEIOS DIGITAIS E QUESTÕES IDENTITÁRIAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; 1-17
2238-8915
0102-6267
reponame:Organon (Porto Alegre. Online)
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Organon (Porto Alegre. Online)
collection Organon (Porto Alegre. Online)
repository.name.fl_str_mv Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||organon@ufrgs.br
_version_ 1799767075312369664