A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS EM FRANCÊS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organon (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/100879 |
Resumo: | O objetivo do artigo é apresentar parte dos resultados de uma pesquisa-ação que teve como foco o desenvolvimento das competências comunicativas em francês, a partir da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por estudantes do Ensino Médio de uma escola pública federal da cidade do Rio de Janeiro. A base da proposta foi a incorporação do uso das tecnologias digitais - sobretudo a partir do tablet oferecido pela escola e do smartphone pessoal dos estudantes - à Abordagem Comunicativa de ensino de francês, sob a perspectiva acional preconizada pelo Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas. As atividades desenvolvidas, ao longo de um ano letivo, em conjunto com os dezesseis participantes, de quinze e dezessete anos de idade, foram realizadas no âmbito do projeto DELF - Diploma de Estudos de Língua Francesa, visando à preparação para os exames do nível A2.PALAVRAS-CHAVE: competências comunicativas língua estrangeira; recursos digitais para língua estrangeira; tecnologias de informação e comunicação em educação; pesquisa-ação. |
id |
UFRGS-19_7149ee167427a0cc56bb099b2c92854f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/100879 |
network_acronym_str |
UFRGS-19 |
network_name_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS EM FRANCÊSO objetivo do artigo é apresentar parte dos resultados de uma pesquisa-ação que teve como foco o desenvolvimento das competências comunicativas em francês, a partir da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por estudantes do Ensino Médio de uma escola pública federal da cidade do Rio de Janeiro. A base da proposta foi a incorporação do uso das tecnologias digitais - sobretudo a partir do tablet oferecido pela escola e do smartphone pessoal dos estudantes - à Abordagem Comunicativa de ensino de francês, sob a perspectiva acional preconizada pelo Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas. As atividades desenvolvidas, ao longo de um ano letivo, em conjunto com os dezesseis participantes, de quinze e dezessete anos de idade, foram realizadas no âmbito do projeto DELF - Diploma de Estudos de Língua Francesa, visando à preparação para os exames do nível A2.PALAVRAS-CHAVE: competências comunicativas língua estrangeira; recursos digitais para língua estrangeira; tecnologias de informação e comunicação em educação; pesquisa-ação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul2020-06-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/10087910.22456/2238-8915.100879Organon; v. 35 n. 68 (2020): APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS: RELAÇÕES ENTRE MEIOS DIGITAIS E QUESTÕES IDENTITÁRIAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; 1-172238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/100879/59569Copyright (c) 2020 Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Diva Maria Pimentel Rochainfo:eu-repo/semantics/openAccessPedrosa, Stella Maria Peixoto de AzevedoRocha, Diva Maria Pimentel2020-12-19T10:48:51Zoai:seer.ufrgs.br:article/100879Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2020-12-19T10:48:51Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS EM FRANCÊS |
title |
A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS EM FRANCÊS |
spellingShingle |
A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS EM FRANCÊS Pedrosa, Stella Maria Peixoto de Azevedo |
title_short |
A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS EM FRANCÊS |
title_full |
A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS EM FRANCÊS |
title_fullStr |
A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS EM FRANCÊS |
title_full_unstemmed |
A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS EM FRANCÊS |
title_sort |
A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS COMUNICATIVAS EM FRANCÊS |
author |
Pedrosa, Stella Maria Peixoto de Azevedo |
author_facet |
Pedrosa, Stella Maria Peixoto de Azevedo Rocha, Diva Maria Pimentel |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Diva Maria Pimentel |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pedrosa, Stella Maria Peixoto de Azevedo Rocha, Diva Maria Pimentel |
description |
O objetivo do artigo é apresentar parte dos resultados de uma pesquisa-ação que teve como foco o desenvolvimento das competências comunicativas em francês, a partir da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), por estudantes do Ensino Médio de uma escola pública federal da cidade do Rio de Janeiro. A base da proposta foi a incorporação do uso das tecnologias digitais - sobretudo a partir do tablet oferecido pela escola e do smartphone pessoal dos estudantes - à Abordagem Comunicativa de ensino de francês, sob a perspectiva acional preconizada pelo Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas. As atividades desenvolvidas, ao longo de um ano letivo, em conjunto com os dezesseis participantes, de quinze e dezessete anos de idade, foram realizadas no âmbito do projeto DELF - Diploma de Estudos de Língua Francesa, visando à preparação para os exames do nível A2.PALAVRAS-CHAVE: competências comunicativas língua estrangeira; recursos digitais para língua estrangeira; tecnologias de informação e comunicação em educação; pesquisa-ação. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/100879 10.22456/2238-8915.100879 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/100879 |
identifier_str_mv |
10.22456/2238-8915.100879 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/100879/59569 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Diva Maria Pimentel Rocha info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Stella Maria Peixoto de Azevedo Pedrosa, Diva Maria Pimentel Rocha |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organon; v. 35 n. 68 (2020): APRENDIZAGEM MEDIADA POR TECNOLOGIAS: RELAÇÕES ENTRE MEIOS DIGITAIS E QUESTÕES IDENTITÁRIAS NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA; 1-17 2238-8915 0102-6267 reponame:Organon (Porto Alegre. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
collection |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||organon@ufrgs.br |
_version_ |
1799767075312369664 |