PERCEPTION OF SOUND FEATURE AND IMPLICATIONS FOR THE DEVELOPMENT OF WRITING

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Priscila
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Oliveira, Marian
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Organon (Porto Alegre. Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/135057
Resumo: When children are learning communicate through oral language, they are also learning mental representation, discrimination and storage of specific categories that form phonological patterns (SILVA & GUIMARÃES, 2013). Thus, in development of speech, a series of skills is required to form the Auditory Processing – AP - (TERTO & LEMOS, 2011). According Cagliari (2004), “Uma criança que escreve “disi” não está cometendo um erro de distração, mas transportando para o domínio da escrita algo que reflete sua percepção da fala”. Considering that phonological discrimination can influence the written acquisition, this research proposes to investigate the recurrence of orthographic changes regarding the sound feature produced by a child with T21 in the process of acquiring written language. For this, written productions of a child with T21, whose productions involve the sonority feature, were collected at Núcleo de Pesquisa Saber Down Saber Down located at Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. The results point to the recurrence of spelling shift involving sonorous sound, which may be a result of the way this child perceives the sonority of the phonemes.
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spelling PERCEPTION OF SOUND FEATURE AND IMPLICATIONS FOR THE DEVELOPMENT OF WRITINGPERCEPÇÃO DO TRAÇO DE SONORIDADE E IMPLICAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITAWhen children are learning communicate through oral language, they are also learning mental representation, discrimination and storage of specific categories that form phonological patterns (SILVA & GUIMARÃES, 2013). Thus, in development of speech, a series of skills is required to form the Auditory Processing – AP - (TERTO & LEMOS, 2011). According Cagliari (2004), “Uma criança que escreve “disi” não está cometendo um erro de distração, mas transportando para o domínio da escrita algo que reflete sua percepção da fala”. Considering that phonological discrimination can influence the written acquisition, this research proposes to investigate the recurrence of orthographic changes regarding the sound feature produced by a child with T21 in the process of acquiring written language. For this, written productions of a child with T21, whose productions involve the sonority feature, were collected at Núcleo de Pesquisa Saber Down Saber Down located at Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. The results point to the recurrence of spelling shift involving sonorous sound, which may be a result of the way this child perceives the sonority of the phonemes.No momento em que a criança está aprendendo a comunicar-se mediante a linguagem oral, ela também está aprendendo a representação mental, a discriminação e a armazenação de categorias específicas que formam os padrões fonológicos (SILVA; GUIMARÃES, 2013). Assim, no desenvolvimento de fala, é necessária uma série de habilidades que forma o chamado Processamento Auditivo (PA) (TERTO; LEMOS, 2011). Considerando que a discriminação fonológica pode influenciar a aquisição da escrita, propõe-se nesta pesquisa investigar a recorrência de trocas ortográficas quanto ao traço de sonoridade produzidas por uma criança com T21 em fase de aquisição de língua escrita. Para isso, foram coletadas, no Núcleo de Pesquisa Saber Down sediado na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), produções escritas de uma criança com T21 envolvendo o traço de sonoridade. Os resultados apontam a recorrência de trocas ortográficas envolvendo o traço de sonoridade, o que pode ser resultado da maneira como essa criança percebe a sonoridade dos fonemas.Universidade Federal do Rio Grande do Sul2023-12-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/13505710.22456/2238-8915.135057Organon; v. 38 n. 76 (2023): Aquisição da linguagem em diferentes contextos: desafios, diferenças e intersecções2238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/135057/90640http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, PriscilaOliveira, Marian2023-12-20T13:23:45Zoai:seer.ufrgs.br:article/135057Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2023-12-20T13:23:45Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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