CECÍLIA MEIRELES E GENEVIEVE NAYLOR: FIGURAÇÕES DA CULTURA POPULAR NO CONTEXTO DA II GUERRA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Organon (Porto Alegre. Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/99039 |
Resumo: | Este trabalho visa a refletir sobre trabalhos realizados pela poetisa brasileira Cecília Meireles e pela fotógrafa norte-americana Genevieve Naylor durante o período da II Guerra Mundial. As duas vivenciaram o conflito internacional, mas vivenciaram também, nos anos iniciais da década de 1940, uma outra guerra: a guerra cotidiana das divisões sociais, do preconceito em relação aos negros. A fotógrafa e a poetisa estiveram envolvidas com o projeto denominado “Política da boa vizinhança”. Cecília trabalhou, para o DIP, órgão do Governo Vargas, como editora da revista Travel in Brazil. Em 1941 viaja aos Estados Unidos para proferir palestras sobre cultura popular. Em crônicas e poemas trata da questão negra. Genevieve chega ao Brasil em 1941, permanecendo até 1942. Suas fotos ressaltam imagens relativas à cultura popular – principalmente negra – e a convivências cotidianas. Os trabalhos das artistas ampliam as imagens do Brasil de meados do século XX.PALAVRAS-CHAVE: literatura – fotografia – guerra – cultura afro-brasileira |
id |
UFRGS-19_cd0fcbc8010cee789f532f56348fb2e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/99039 |
network_acronym_str |
UFRGS-19 |
network_name_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
CECÍLIA MEIRELES E GENEVIEVE NAYLOR: FIGURAÇÕES DA CULTURA POPULAR NO CONTEXTO DA II GUERRAEste trabalho visa a refletir sobre trabalhos realizados pela poetisa brasileira Cecília Meireles e pela fotógrafa norte-americana Genevieve Naylor durante o período da II Guerra Mundial. As duas vivenciaram o conflito internacional, mas vivenciaram também, nos anos iniciais da década de 1940, uma outra guerra: a guerra cotidiana das divisões sociais, do preconceito em relação aos negros. A fotógrafa e a poetisa estiveram envolvidas com o projeto denominado “Política da boa vizinhança”. Cecília trabalhou, para o DIP, órgão do Governo Vargas, como editora da revista Travel in Brazil. Em 1941 viaja aos Estados Unidos para proferir palestras sobre cultura popular. Em crônicas e poemas trata da questão negra. Genevieve chega ao Brasil em 1941, permanecendo até 1942. Suas fotos ressaltam imagens relativas à cultura popular – principalmente negra – e a convivências cotidianas. Os trabalhos das artistas ampliam as imagens do Brasil de meados do século XX.PALAVRAS-CHAVE: literatura – fotografia – guerra – cultura afro-brasileiraUniversidade Federal do Rio Grande do Sul2019-12-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/9903910.22456/2238-8915.99039Organon; v. 34 n. 67 (2019): LITERATURA EM CAMPO EXPANDIDO; 1-172238-89150102-6267reponame:Organon (Porto Alegre. Online)instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/99039/55711Copyright (c) 2020 Roniere Menezes Menezesinfo:eu-repo/semantics/openAccessMenezes, Roniere2020-07-16T22:47:38Zoai:seer.ufrgs.br:article/99039Revistahttp://seer.ufrgs.br/organon/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/organon/oai||organon@ufrgs.br2238-89150102-6267opendoar:2020-07-16T22:47:38Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
CECÍLIA MEIRELES E GENEVIEVE NAYLOR: FIGURAÇÕES DA CULTURA POPULAR NO CONTEXTO DA II GUERRA |
title |
CECÍLIA MEIRELES E GENEVIEVE NAYLOR: FIGURAÇÕES DA CULTURA POPULAR NO CONTEXTO DA II GUERRA |
spellingShingle |
CECÍLIA MEIRELES E GENEVIEVE NAYLOR: FIGURAÇÕES DA CULTURA POPULAR NO CONTEXTO DA II GUERRA Menezes, Roniere |
title_short |
CECÍLIA MEIRELES E GENEVIEVE NAYLOR: FIGURAÇÕES DA CULTURA POPULAR NO CONTEXTO DA II GUERRA |
title_full |
CECÍLIA MEIRELES E GENEVIEVE NAYLOR: FIGURAÇÕES DA CULTURA POPULAR NO CONTEXTO DA II GUERRA |
title_fullStr |
CECÍLIA MEIRELES E GENEVIEVE NAYLOR: FIGURAÇÕES DA CULTURA POPULAR NO CONTEXTO DA II GUERRA |
title_full_unstemmed |
CECÍLIA MEIRELES E GENEVIEVE NAYLOR: FIGURAÇÕES DA CULTURA POPULAR NO CONTEXTO DA II GUERRA |
title_sort |
CECÍLIA MEIRELES E GENEVIEVE NAYLOR: FIGURAÇÕES DA CULTURA POPULAR NO CONTEXTO DA II GUERRA |
author |
Menezes, Roniere |
author_facet |
Menezes, Roniere |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Menezes, Roniere |
description |
Este trabalho visa a refletir sobre trabalhos realizados pela poetisa brasileira Cecília Meireles e pela fotógrafa norte-americana Genevieve Naylor durante o período da II Guerra Mundial. As duas vivenciaram o conflito internacional, mas vivenciaram também, nos anos iniciais da década de 1940, uma outra guerra: a guerra cotidiana das divisões sociais, do preconceito em relação aos negros. A fotógrafa e a poetisa estiveram envolvidas com o projeto denominado “Política da boa vizinhança”. Cecília trabalhou, para o DIP, órgão do Governo Vargas, como editora da revista Travel in Brazil. Em 1941 viaja aos Estados Unidos para proferir palestras sobre cultura popular. Em crônicas e poemas trata da questão negra. Genevieve chega ao Brasil em 1941, permanecendo até 1942. Suas fotos ressaltam imagens relativas à cultura popular – principalmente negra – e a convivências cotidianas. Os trabalhos das artistas ampliam as imagens do Brasil de meados do século XX.PALAVRAS-CHAVE: literatura – fotografia – guerra – cultura afro-brasileira |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/99039 10.22456/2238-8915.99039 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/99039 |
identifier_str_mv |
10.22456/2238-8915.99039 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/organon/article/view/99039/55711 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Roniere Menezes Menezes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Roniere Menezes Menezes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
Organon; v. 34 n. 67 (2019): LITERATURA EM CAMPO EXPANDIDO; 1-17 2238-8915 0102-6267 reponame:Organon (Porto Alegre. Online) instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Organon (Porto Alegre. Online) |
collection |
Organon (Porto Alegre. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Organon (Porto Alegre. Online) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||organon@ufrgs.br |
_version_ |
1799767075300835328 |