Genevieve Naylor, uma fotógrafa da boa vizinhança no Brasil (1941-42)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mauad, Ana Maria
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: eng
Título da fonte: Crítica Cultural (Online)
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/5806
Resumo: O artigo analisa historicamente as fotografias produzidas por Genevieve Naylor, fotógrafa estadunidense, comissionada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, em sua viagem pelo Brasil como a fotógrafa da Boa Vizinhança. Nesse sentido, considera-se os elementos da forma da expressão e do conteúdo da mensagem fotográfica, enfatizando-se três aspectos das estratégias de cultura visual: primeiramente, a forma como os sujeitos são fotografados, compreendendo as representações do corpo, como suportes de relações sociais; em segundo lugar, como os lugares por onde Naylor passou foram figurados para criar uma geografia sensível que visava superar os protocolos oficiais e mostrar um Brasil múltiplo; seguida de uma avaliação de como as imagens foram divulgadas através de exposições pelos Estados Unidos.
id UNISUL-2_e645816b4b0cc4192e4c7b8c484bb240
oai_identifier_str oai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/5806
network_acronym_str UNISUL-2
network_name_str Crítica Cultural (Online)
repository_id_str
spelling Genevieve Naylor, uma fotógrafa da boa vizinhança no Brasil (1941-42)Genevieve Naylor, a Good Neighbor Photographer in Brazil (1941-42)Fotografia. Política da Boa Vizinhança. Cultura visual. Segunda Guerra Mundial.Photography. Good neighbour policy. Visual culture. Second World War.O artigo analisa historicamente as fotografias produzidas por Genevieve Naylor, fotógrafa estadunidense, comissionada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, em sua viagem pelo Brasil como a fotógrafa da Boa Vizinhança. Nesse sentido, considera-se os elementos da forma da expressão e do conteúdo da mensagem fotográfica, enfatizando-se três aspectos das estratégias de cultura visual: primeiramente, a forma como os sujeitos são fotografados, compreendendo as representações do corpo, como suportes de relações sociais; em segundo lugar, como os lugares por onde Naylor passou foram figurados para criar uma geografia sensível que visava superar os protocolos oficiais e mostrar um Brasil múltiplo; seguida de uma avaliação de como as imagens foram divulgadas através de exposições pelos Estados Unidos.This article analyses historically the photographs taken by Genevieve Naylor, an American photographer commissioned by US State Department during the Second World War, when she travelled throughout Brazil, as a good neighbour photographer. In this sense, it is considered the elements of the form of expression and the content of the photographic message, emphasizing the three aspects of visual cultural strategies: firstly, the way in whichthe human subjects are depicted, understanding the representations of the body as support for social relationships. The body represented in Naylor’s photographs is the sign through which social relationships are revealed; secondly, how the places where Naylor travelled were depicted in the creation of a sensitive geography seeking to overcome the official protocols to show a multiple Brazil; fallowed by an evaluation of how her images were publicized throughout cross country exhibitions.Universidade do Sul de Santa Catarina2017-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/580610.19177/rcc.v12e22017181-208Revista Crítica Cultural; v. 12 n. 2 (2017); 181-2081980-64931980-6493reponame:Crítica Cultural (Online)instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)instacron:UNISULenghttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/5806/3485Copyright (c) 2017 Revista Crítica Culturalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMauad, Ana Maria2017-12-19T19:14:51Zoai:portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br:article/5806Revistahttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_CulturalPRIhttps://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/oairamayana.lira@gmail.com1980-64931980-6493opendoar:2017-12-19T19:14:51Crítica Cultural (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)false
dc.title.none.fl_str_mv Genevieve Naylor, uma fotógrafa da boa vizinhança no Brasil (1941-42)
Genevieve Naylor, a Good Neighbor Photographer in Brazil (1941-42)
title Genevieve Naylor, uma fotógrafa da boa vizinhança no Brasil (1941-42)
spellingShingle Genevieve Naylor, uma fotógrafa da boa vizinhança no Brasil (1941-42)
Mauad, Ana Maria
Fotografia. Política da Boa Vizinhança. Cultura visual. Segunda Guerra Mundial.
Photography. Good neighbour policy. Visual culture. Second World War.
title_short Genevieve Naylor, uma fotógrafa da boa vizinhança no Brasil (1941-42)
title_full Genevieve Naylor, uma fotógrafa da boa vizinhança no Brasil (1941-42)
title_fullStr Genevieve Naylor, uma fotógrafa da boa vizinhança no Brasil (1941-42)
title_full_unstemmed Genevieve Naylor, uma fotógrafa da boa vizinhança no Brasil (1941-42)
title_sort Genevieve Naylor, uma fotógrafa da boa vizinhança no Brasil (1941-42)
author Mauad, Ana Maria
author_facet Mauad, Ana Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mauad, Ana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Fotografia. Política da Boa Vizinhança. Cultura visual. Segunda Guerra Mundial.
Photography. Good neighbour policy. Visual culture. Second World War.
topic Fotografia. Política da Boa Vizinhança. Cultura visual. Segunda Guerra Mundial.
Photography. Good neighbour policy. Visual culture. Second World War.
description O artigo analisa historicamente as fotografias produzidas por Genevieve Naylor, fotógrafa estadunidense, comissionada pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos, durante a Segunda Guerra Mundial, em sua viagem pelo Brasil como a fotógrafa da Boa Vizinhança. Nesse sentido, considera-se os elementos da forma da expressão e do conteúdo da mensagem fotográfica, enfatizando-se três aspectos das estratégias de cultura visual: primeiramente, a forma como os sujeitos são fotografados, compreendendo as representações do corpo, como suportes de relações sociais; em segundo lugar, como os lugares por onde Naylor passou foram figurados para criar uma geografia sensível que visava superar os protocolos oficiais e mostrar um Brasil múltiplo; seguida de uma avaliação de como as imagens foram divulgadas através de exposições pelos Estados Unidos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/5806
10.19177/rcc.v12e22017181-208
url https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/5806
identifier_str_mv 10.19177/rcc.v12e22017181-208
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.animaeducacao.com.br/index.php/Critica_Cultural/article/view/5806/3485
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Crítica Cultural
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista Crítica Cultural
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Sul de Santa Catarina
dc.source.none.fl_str_mv Revista Crítica Cultural; v. 12 n. 2 (2017); 181-208
1980-6493
1980-6493
reponame:Crítica Cultural (Online)
instname:Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron:UNISUL
instname_str Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
instacron_str UNISUL
institution UNISUL
reponame_str Crítica Cultural (Online)
collection Crítica Cultural (Online)
repository.name.fl_str_mv Crítica Cultural (Online) - Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
repository.mail.fl_str_mv ramayana.lira@gmail.com
_version_ 1800220552885960704