Aspectos sócio-econômicos do parceiro da gestante adolescente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abeche, Alberto Mantovani
Data de Publicação: 2007
Outros Autores: Maurmann, Caroline Boito, Baptista, André Lorscheitter, Capp, Edison
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clinical and Biomedical Research
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/464
Resumo: Objetivo: identificar características sócio-demográficas do parceiro da gestante adolescente e verificar como se estabeleceu o relacionamento do casal. Métodos: participaram deste estudo 309 gestantes com idade até 19 anos que consultaram no Ambulatório de Gestação na Adolescência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Foi aplicado questionário abordando antecedentes ginecológicos, dados sobre o comportamento sexual da paciente, sobre seu primeiro parceiro e o atual, a forma como se estabeleceu o relacionamento que deu origem à gestação e a sua intencionalidade. Resultados: a idade média dos parceiros foi 20 anos, e 4 anos a diferença de idade. Somente metade dos parceiros era adolescente. A maioria dos parceiros (55,7%) tinha escolaridade entre a 5ª e a 8ª séries do ensino primário; 25,2% permaneciam estudando e 71,2% trabalhavam. 25,2% dos casais conheceram-se na vizinhança. Houve relato de parceiros com DSTs por 2,9% e usuários de drogas ilícitas por 30,4 % do total de entrevistas. 58,2% das pacientes relataram mais de 1 ano de namoro, com 28,2% dos total da amostras referindo mais de 2 anos até a ocorrência da gestação. Conclusões: de modo geral os parceiros são mais velhos que as gestantes adolescentes, já estão inseridos no mercado de trabalho e possuem baixa escolaridade. Observou-se um número expressivo de relações de longo prazo.
id UFRGS-20_625df946346f24e30b289b72819557d0
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/464
network_acronym_str UFRGS-20
network_name_str Clinical and Biomedical Research
repository_id_str
spelling Aspectos sócio-econômicos do parceiro da gestante adolescenteGravidez na AdolescênciaDSTparceiroescolaridadeObjetivo: identificar características sócio-demográficas do parceiro da gestante adolescente e verificar como se estabeleceu o relacionamento do casal. Métodos: participaram deste estudo 309 gestantes com idade até 19 anos que consultaram no Ambulatório de Gestação na Adolescência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Foi aplicado questionário abordando antecedentes ginecológicos, dados sobre o comportamento sexual da paciente, sobre seu primeiro parceiro e o atual, a forma como se estabeleceu o relacionamento que deu origem à gestação e a sua intencionalidade. Resultados: a idade média dos parceiros foi 20 anos, e 4 anos a diferença de idade. Somente metade dos parceiros era adolescente. A maioria dos parceiros (55,7%) tinha escolaridade entre a 5ª e a 8ª séries do ensino primário; 25,2% permaneciam estudando e 71,2% trabalhavam. 25,2% dos casais conheceram-se na vizinhança. Houve relato de parceiros com DSTs por 2,9% e usuários de drogas ilícitas por 30,4 % do total de entrevistas. 58,2% das pacientes relataram mais de 1 ano de namoro, com 28,2% dos total da amostras referindo mais de 2 anos até a ocorrência da gestação. Conclusões: de modo geral os parceiros são mais velhos que as gestantes adolescentes, já estão inseridos no mercado de trabalho e possuem baixa escolaridade. Observou-se um número expressivo de relações de longo prazo.HCPA/FAMED/UFRGS2007-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/464Clinical & Biomedical Research; Vol. 27 No. 1 (2007): Revista HCPAClinical and Biomedical Research; v. 27 n. 1 (2007): Revista HCPA2357-9730reponame:Clinical and Biomedical Researchinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/464/827Abeche, Alberto MantovaniMaurmann, Caroline BoitoBaptista, André LorscheitterCapp, Edisoninfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-16T16:08:11Zoai:seer.ufrgs.br:article/464Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpaPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/oai||cbr@hcpa.edu.br2357-97302357-9730opendoar:2020-01-16T16:08:11Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Aspectos sócio-econômicos do parceiro da gestante adolescente
title Aspectos sócio-econômicos do parceiro da gestante adolescente
spellingShingle Aspectos sócio-econômicos do parceiro da gestante adolescente
Abeche, Alberto Mantovani
Gravidez na Adolescência
DST
parceiro
escolaridade
title_short Aspectos sócio-econômicos do parceiro da gestante adolescente
title_full Aspectos sócio-econômicos do parceiro da gestante adolescente
title_fullStr Aspectos sócio-econômicos do parceiro da gestante adolescente
title_full_unstemmed Aspectos sócio-econômicos do parceiro da gestante adolescente
title_sort Aspectos sócio-econômicos do parceiro da gestante adolescente
author Abeche, Alberto Mantovani
author_facet Abeche, Alberto Mantovani
Maurmann, Caroline Boito
Baptista, André Lorscheitter
Capp, Edison
author_role author
author2 Maurmann, Caroline Boito
Baptista, André Lorscheitter
Capp, Edison
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abeche, Alberto Mantovani
Maurmann, Caroline Boito
Baptista, André Lorscheitter
Capp, Edison
dc.subject.por.fl_str_mv Gravidez na Adolescência
DST
parceiro
escolaridade
topic Gravidez na Adolescência
DST
parceiro
escolaridade
description Objetivo: identificar características sócio-demográficas do parceiro da gestante adolescente e verificar como se estabeleceu o relacionamento do casal. Métodos: participaram deste estudo 309 gestantes com idade até 19 anos que consultaram no Ambulatório de Gestação na Adolescência do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Foi aplicado questionário abordando antecedentes ginecológicos, dados sobre o comportamento sexual da paciente, sobre seu primeiro parceiro e o atual, a forma como se estabeleceu o relacionamento que deu origem à gestação e a sua intencionalidade. Resultados: a idade média dos parceiros foi 20 anos, e 4 anos a diferença de idade. Somente metade dos parceiros era adolescente. A maioria dos parceiros (55,7%) tinha escolaridade entre a 5ª e a 8ª séries do ensino primário; 25,2% permaneciam estudando e 71,2% trabalhavam. 25,2% dos casais conheceram-se na vizinhança. Houve relato de parceiros com DSTs por 2,9% e usuários de drogas ilícitas por 30,4 % do total de entrevistas. 58,2% das pacientes relataram mais de 1 ano de namoro, com 28,2% dos total da amostras referindo mais de 2 anos até a ocorrência da gestação. Conclusões: de modo geral os parceiros são mais velhos que as gestantes adolescentes, já estão inseridos no mercado de trabalho e possuem baixa escolaridade. Observou-se um número expressivo de relações de longo prazo.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007-05-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/464
url https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/464
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/464/827
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Clinical & Biomedical Research; Vol. 27 No. 1 (2007): Revista HCPA
Clinical and Biomedical Research; v. 27 n. 1 (2007): Revista HCPA
2357-9730
reponame:Clinical and Biomedical Research
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Clinical and Biomedical Research
collection Clinical and Biomedical Research
repository.name.fl_str_mv Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||cbr@hcpa.edu.br
_version_ 1799767051169955840