Fatores preditores da evasão escolar entre adolescentes com experiência de gravidez

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa,Carolina Rodrigues de Oliveira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Gomes,Keila Rejane Oliveira, Silva,Kamila Cristiane de Oliveira, Mascarenhas,Márcio Dênis Medeiros, Rodrigues,Malvina Thaís Pacheco, Andrade,Jesusmar Ximenes, Leal,Maria Andréia Brito Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos Saúde Coletiva (Online)
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-462X2018000200160
Resumo: Resumo Objetivo Analisar os fatores preditores da evasão escolar entre adolescentes com experiência de gravidez em Teresina, Piauí. Método Estudo transversal, com amostragem acidental, realizado com jovens que finalizaram uma gravidez no primeiro quadrimestre de 2006, quando tinham entre 15 e 19 anos de idade. Foi realizada análise multivariada por meio de regressão logística binomial para cálculo de Odds Ratio ajustado (ORaj), com intervalo de confiança de 95% (IC 95%). Resultados 94,4% das jovens afirmaram ter interrompido os estudos em algum momento da vida, das quais 54,4% abandonaram os estudos. As jovens que trabalhavam e tiveram gravidez recorrente foram as mais propensas a abandonar os estudos. Além disso, conviver com uma renda f amiliar de até um salário mínimo aumentou suas chances em três vezes. O tempo em que parou de estudar se apresentou como fator de proteção. Conclusão O abando escolar de jovens mães está fortemente associado a fatores socioeconômicos desfavoráveis, por isso são imprescindíveis políticas que incentivem a continuidade dos estudos e, consequentemente, a inserção no mercado de trabalho, favorecendo melhor renda, menor dependência financeira, menos gravidez precoce e não planejadas.
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