Processo de educação em saúde a pacientes e familiares na perspectiva do cuidado seguro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva Lopes, Elisabeth de Fátima
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Flores, Giovana Ely, Silva Winter, Juliana, Barbosa Souza, Celia Mariana, Lucena, Amália de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clinical and Biomedical Research
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/120446
Resumo: Introdução: Este artigo resulta de uma pesquisa de avaliação realizada pelo Grupo multiprofissional de Trabalho de Educação de Pacientes sobre o processo educativo realizada no âmbito hospitalar que procurou avaliar a educação de pacientes e familiares realizada pela equipe multiprofissional de saúde em um hospital universitário do sul do Brasil. Método: Pesquisa de avaliação desenvolvida em unidades de internação clínicas, cirúrgicas e pediátricas. A amostra foi de 149 pacientes, familiares/ acompanhantes. A coleta de dados utilizou um instrumento estruturado sobre o processo educativo, a atuação multiprofissional e a compreensão da educação recebida. Resultados: Dentre os 149 participantes, 75 (50,3%) composto por pacientes e 74 (49,7%) por familiares/acompanhantes. A maioria (94,6%) recebeu orientações realizadas por médicos e enfermeiros; 91,2% referiu que compreendeu a orientação educativa. Cerca de (90,6%) dos participantes conhecia o seu problema de saúde ou o do seu familiar e 81,9% sentiam-se seguros para assumir o cuidado. Conclusão: A educação ocorre em diferentes cenários do hospital. Entretanto, há necessidade de incrementar a participação de diferentes profissionais na educação, potencializando o planejamento terapêutico multiprofissional na perspectiva da segurança no cuidado.
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