Processo de educação em saúde a pacientes e familiares na perspectiva do cuidado seguro
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Clinical and Biomedical Research |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/120446 |
Resumo: | Introdução: Este artigo resulta de uma pesquisa de avaliação realizada pelo Grupo multiprofissional de Trabalho de Educação de Pacientes sobre o processo educativo realizada no âmbito hospitalar que procurou avaliar a educação de pacientes e familiares realizada pela equipe multiprofissional de saúde em um hospital universitário do sul do Brasil. Método: Pesquisa de avaliação desenvolvida em unidades de internação clínicas, cirúrgicas e pediátricas. A amostra foi de 149 pacientes, familiares/ acompanhantes. A coleta de dados utilizou um instrumento estruturado sobre o processo educativo, a atuação multiprofissional e a compreensão da educação recebida. Resultados: Dentre os 149 participantes, 75 (50,3%) composto por pacientes e 74 (49,7%) por familiares/acompanhantes. A maioria (94,6%) recebeu orientações realizadas por médicos e enfermeiros; 91,2% referiu que compreendeu a orientação educativa. Cerca de (90,6%) dos participantes conhecia o seu problema de saúde ou o do seu familiar e 81,9% sentiam-se seguros para assumir o cuidado. Conclusão: A educação ocorre em diferentes cenários do hospital. Entretanto, há necessidade de incrementar a participação de diferentes profissionais na educação, potencializando o planejamento terapêutico multiprofissional na perspectiva da segurança no cuidado. |
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Processo de educação em saúde a pacientes e familiares na perspectiva do cuidado seguroEducação em saúdeQualidade da assistência à saúdeSegurança do paciente.Educar para a SaúdeEducação para a Saúde ComunitáriaIntrodução: Este artigo resulta de uma pesquisa de avaliação realizada pelo Grupo multiprofissional de Trabalho de Educação de Pacientes sobre o processo educativo realizada no âmbito hospitalar que procurou avaliar a educação de pacientes e familiares realizada pela equipe multiprofissional de saúde em um hospital universitário do sul do Brasil. Método: Pesquisa de avaliação desenvolvida em unidades de internação clínicas, cirúrgicas e pediátricas. A amostra foi de 149 pacientes, familiares/ acompanhantes. A coleta de dados utilizou um instrumento estruturado sobre o processo educativo, a atuação multiprofissional e a compreensão da educação recebida. Resultados: Dentre os 149 participantes, 75 (50,3%) composto por pacientes e 74 (49,7%) por familiares/acompanhantes. A maioria (94,6%) recebeu orientações realizadas por médicos e enfermeiros; 91,2% referiu que compreendeu a orientação educativa. Cerca de (90,6%) dos participantes conhecia o seu problema de saúde ou o do seu familiar e 81,9% sentiam-se seguros para assumir o cuidado. Conclusão: A educação ocorre em diferentes cenários do hospital. Entretanto, há necessidade de incrementar a participação de diferentes profissionais na educação, potencializando o planejamento terapêutico multiprofissional na perspectiva da segurança no cuidado.HCPA/FAMED/UFRGS2023-01-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/120446Clinical & Biomedical Research; Vol. 42 No. 3 (2022): Clinical & Biomedical ResearchClinical and Biomedical Research; v. 42 n. 3 (2022): Clinical and Biomedical Research2357-9730reponame:Clinical and Biomedical Researchinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/120446/87706Copyright (c) 2022 Clinical and Biomedical Researchhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessda Silva Lopes, Elisabeth de FátimaFlores, Giovana ElySilva Winter, JulianaBarbosa Souza, Celia MarianaLucena, Amália de Fátima2024-01-19T14:12:21Zoai:seer.ufrgs.br:article/120446Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpaPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/oai||cbr@hcpa.edu.br2357-97302357-9730opendoar:2024-01-19T14:12:21Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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