A simulação no ensino de competências para a realização de serviços farmacêuticos de âmbito clínico
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Clinical and Biomedical Research |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/98027 |
Resumo: | O cuidado farmacêutico, operacionalizado em serviços farmacêuticos de âmbito clínico, é capaz de aumentar os desfechos desejáveis a partir do uso dos medicamentos. A realização destes depende de competências clínicas adequadas, cujo desenvolvimento ocorre por meio de métodos que permitam ao estudante a associação entre conhecimentos, habilidades e atitudes. A simulação é um método que proporciona um cenário adequado para esse fim e, por isso, buscou-se analisar e reunir evidências sobre seu uso no desenvolvimento de competências para a realização desses serviços por meio de uma revisão integrativa. A intersecção entre os descritores “cuidados farmacêuticos” e “competências clínicas” nos bancos de dados PubMed/MedLine e Lilacs, entre os anos de 2013 e 2018, retornou 703 estudos, dos quais 18 foram incluídos por dois pesquisadores independentes. 61,1% dos estudos utilizaram a simulação para desenvolvimento e avaliação da comunicação com paciente e equipe de saúde, 50,0% dos estudos avaliou o componente “habilidade” e a simulação realística ou virtual foi utilizada em 55,5% dos estudos. A simulação demonstra ser um método pertinente ao desenvolvimento de competências clínicas, porém seu uso no Brasil se mostra incipiente e os recursos de infraestrutura e econômicos são os principais obstáculos para seu o uso. |
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A simulação no ensino de competências para a realização de serviços farmacêuticos de âmbito clínicoCuidados farmacêuticosCompetência clínicaTreinamento por simulaçãoSimulação de pacienteensino farmacêuticoO cuidado farmacêutico, operacionalizado em serviços farmacêuticos de âmbito clínico, é capaz de aumentar os desfechos desejáveis a partir do uso dos medicamentos. A realização destes depende de competências clínicas adequadas, cujo desenvolvimento ocorre por meio de métodos que permitam ao estudante a associação entre conhecimentos, habilidades e atitudes. A simulação é um método que proporciona um cenário adequado para esse fim e, por isso, buscou-se analisar e reunir evidências sobre seu uso no desenvolvimento de competências para a realização desses serviços por meio de uma revisão integrativa. A intersecção entre os descritores “cuidados farmacêuticos” e “competências clínicas” nos bancos de dados PubMed/MedLine e Lilacs, entre os anos de 2013 e 2018, retornou 703 estudos, dos quais 18 foram incluídos por dois pesquisadores independentes. 61,1% dos estudos utilizaram a simulação para desenvolvimento e avaliação da comunicação com paciente e equipe de saúde, 50,0% dos estudos avaliou o componente “habilidade” e a simulação realística ou virtual foi utilizada em 55,5% dos estudos. A simulação demonstra ser um método pertinente ao desenvolvimento de competências clínicas, porém seu uso no Brasil se mostra incipiente e os recursos de infraestrutura e econômicos são os principais obstáculos para seu o uso.HCPA/FAMED/UFRGS2020-07-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleAvaliados por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/98027Clinical & Biomedical Research; Vol. 40 No. 1 (2020): Clinical and Biomedical ResearchClinical and Biomedical Research; v. 40 n. 1 (2020): Clinical and Biomedical Research2357-9730reponame:Clinical and Biomedical Researchinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/98027/pdfCopyright (c) 2020 Clinical and Biomedical Researchinfo:eu-repo/semantics/openAccessCardoso, Thaissa CostaSilva, Cleiton Bueno daLopes, Flávio MarquesDewulf, Nathalie de Lourdes Souza2024-01-19T14:21:37Zoai:seer.ufrgs.br:article/98027Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpaPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/oai||cbr@hcpa.edu.br2357-97302357-9730opendoar:2024-01-19T14:21:37Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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