COMPORTAMENTO SEXUAL E MARKETING SOCIAL NAS CAMPANHAS DE PREVENÇÃO À AIDS – O CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM SÃO LEOPOLDO (RS)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Clinical and Biomedical Research |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/100798 |
Resumo: | Este estudo está alicerçado em três eixos: a questão da AIDS entre os adolescentes, o comportamento sexual desse grupo sob o prisma da prevenção, e o marketing social, questionando a eficiência deste instrumento, enquanto método, para conter o avanço da contaminação da epidemia através do vírus HIV. Objetiva abrir um espaço de reflexão sobre as campanhas de prevenção contra a AIDS, para que se estabeleçam métodos que atinjam os adolescentes. Foi investigado um grupo de jovens estudantes de Ensino Médio de uma EscolaPública Estadual do município de São Leopoldo (RS), através da técnica de grupo focal. A análise qualitativa dos dados coletados nos depoimentos evidenciou que o olhar dos estudantes, na relação AIDS-marketing social, sugere uma readequação das campanhas divulgadas pela mídia em geral, bem como das campanhas da Secretaria Municipal da Saúde junto às escolas.De posse desses dados, é possível refletir sobre as ações preventivas e estabelecer novas diretrizes no combate à AIDS.Unitermos: AIDS; prevenção; adolescentes; marketing social |
id |
UFRGS-20_72cc33eb18f224f2857d48757bf4f49d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/100798 |
network_acronym_str |
UFRGS-20 |
network_name_str |
Clinical and Biomedical Research |
repository_id_str |
|
spelling |
COMPORTAMENTO SEXUAL E MARKETING SOCIAL NAS CAMPANHAS DE PREVENÇÃO À AIDS – O CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM SÃO LEOPOLDO (RS)AIDSprevençãoadolescentesmarketing socialEste estudo está alicerçado em três eixos: a questão da AIDS entre os adolescentes, o comportamento sexual desse grupo sob o prisma da prevenção, e o marketing social, questionando a eficiência deste instrumento, enquanto método, para conter o avanço da contaminação da epidemia através do vírus HIV. Objetiva abrir um espaço de reflexão sobre as campanhas de prevenção contra a AIDS, para que se estabeleçam métodos que atinjam os adolescentes. Foi investigado um grupo de jovens estudantes de Ensino Médio de uma EscolaPública Estadual do município de São Leopoldo (RS), através da técnica de grupo focal. A análise qualitativa dos dados coletados nos depoimentos evidenciou que o olhar dos estudantes, na relação AIDS-marketing social, sugere uma readequação das campanhas divulgadas pela mídia em geral, bem como das campanhas da Secretaria Municipal da Saúde junto às escolas.De posse desses dados, é possível refletir sobre as ações preventivas e estabelecer novas diretrizes no combate à AIDS.Unitermos: AIDS; prevenção; adolescentes; marketing socialHCPA/FAMED/UFRGS2020-03-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/100798Clinical & Biomedical Research; Vol. 25 No. 1-2 (2005): Revista HCPAClinical and Biomedical Research; v. 25 n. 1-2 (2005): Revista HCPA2357-9730reponame:Clinical and Biomedical Researchinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/100798/56179Copyright (c) 2020 Clinical and Biomedical Researchinfo:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Maria SaleteFonseca, Marcelo Jacques2020-03-04T19:03:56Zoai:seer.ufrgs.br:article/100798Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpaPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/oai||cbr@hcpa.edu.br2357-97302357-9730opendoar:2020-03-04T19:03:56Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COMPORTAMENTO SEXUAL E MARKETING SOCIAL NAS CAMPANHAS DE PREVENÇÃO À AIDS – O CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM SÃO LEOPOLDO (RS) |
title |
COMPORTAMENTO SEXUAL E MARKETING SOCIAL NAS CAMPANHAS DE PREVENÇÃO À AIDS – O CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM SÃO LEOPOLDO (RS) |
spellingShingle |
COMPORTAMENTO SEXUAL E MARKETING SOCIAL NAS CAMPANHAS DE PREVENÇÃO À AIDS – O CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM SÃO LEOPOLDO (RS) Macedo, Maria Salete AIDS prevenção adolescentes marketing social |
title_short |
COMPORTAMENTO SEXUAL E MARKETING SOCIAL NAS CAMPANHAS DE PREVENÇÃO À AIDS – O CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM SÃO LEOPOLDO (RS) |
title_full |
COMPORTAMENTO SEXUAL E MARKETING SOCIAL NAS CAMPANHAS DE PREVENÇÃO À AIDS – O CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM SÃO LEOPOLDO (RS) |
title_fullStr |
COMPORTAMENTO SEXUAL E MARKETING SOCIAL NAS CAMPANHAS DE PREVENÇÃO À AIDS – O CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM SÃO LEOPOLDO (RS) |
title_full_unstemmed |
COMPORTAMENTO SEXUAL E MARKETING SOCIAL NAS CAMPANHAS DE PREVENÇÃO À AIDS – O CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM SÃO LEOPOLDO (RS) |
title_sort |
COMPORTAMENTO SEXUAL E MARKETING SOCIAL NAS CAMPANHAS DE PREVENÇÃO À AIDS – O CASO DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL EM SÃO LEOPOLDO (RS) |
author |
Macedo, Maria Salete |
author_facet |
Macedo, Maria Salete Fonseca, Marcelo Jacques |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca, Marcelo Jacques |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Maria Salete Fonseca, Marcelo Jacques |
dc.subject.por.fl_str_mv |
AIDS prevenção adolescentes marketing social |
topic |
AIDS prevenção adolescentes marketing social |
description |
Este estudo está alicerçado em três eixos: a questão da AIDS entre os adolescentes, o comportamento sexual desse grupo sob o prisma da prevenção, e o marketing social, questionando a eficiência deste instrumento, enquanto método, para conter o avanço da contaminação da epidemia através do vírus HIV. Objetiva abrir um espaço de reflexão sobre as campanhas de prevenção contra a AIDS, para que se estabeleçam métodos que atinjam os adolescentes. Foi investigado um grupo de jovens estudantes de Ensino Médio de uma EscolaPública Estadual do município de São Leopoldo (RS), através da técnica de grupo focal. A análise qualitativa dos dados coletados nos depoimentos evidenciou que o olhar dos estudantes, na relação AIDS-marketing social, sugere uma readequação das campanhas divulgadas pela mídia em geral, bem como das campanhas da Secretaria Municipal da Saúde junto às escolas.De posse desses dados, é possível refletir sobre as ações preventivas e estabelecer novas diretrizes no combate à AIDS.Unitermos: AIDS; prevenção; adolescentes; marketing social |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-03-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer-reviewed Article Avaliado por Pares |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/100798 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/100798 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/100798/56179 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Clinical and Biomedical Research info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Clinical and Biomedical Research |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
HCPA/FAMED/UFRGS |
publisher.none.fl_str_mv |
HCPA/FAMED/UFRGS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Clinical & Biomedical Research; Vol. 25 No. 1-2 (2005): Revista HCPA Clinical and Biomedical Research; v. 25 n. 1-2 (2005): Revista HCPA 2357-9730 reponame:Clinical and Biomedical Research instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Clinical and Biomedical Research |
collection |
Clinical and Biomedical Research |
repository.name.fl_str_mv |
Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||cbr@hcpa.edu.br |
_version_ |
1799767055627452416 |