Descrição das notificações de queixas técnicas de medicamentos recebidas pela farmacovigilância do Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Luciana dos
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Oliveira, Fábio Ramos, Martinbiancho, Jacqueline, Jacoby, Thalita, Mahmud, Simone Dalla Pozza, Fin, Mariana De Conto, Winkler, Natália
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clinical and Biomedical Research
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/31885
Resumo: Introdução: Farmacovigilância é definida como o conjunto de atividades relativas à detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos adversos ou queixas técnicas dos medicamentos.Objetivo: Descrever as notificações espontâneas, de produtos com suspeita de desvios de qualidade, recebidas pela farmacovigilância do Hospital de Clínicas de Porto Alegre no período de 2008 a 2012.Método: Realizado estudo descritivo com dados recebidos pela farmacovigilância e Serviço de Parecer Técnico da instituição, tendo como variáveis: notificadores, produtos, desvios de qualidade, presença de erros de medicação, medidas adotadas após avaliação do produto.Resultados: No período foram recebidas 191 notificações espontâneas de produtos com suspeita de desvio de qualidade, sendo os funcionários da farmácia (48,7%) e enfermagem (35,1%) os responsáveis pelo maior número de notificações. Das notificações, 12,6% foram identificados erros de medicação, 60,2% foram encaminhas para avaliação da indústria e 13% receberam parecer desfavorável para uso na instituição.Conclusão: É fundamental que os profissionais de saúde façam a notificação dos problemas detectados para que se mantenha ou melhore a qualidade e segurança dos produtos.
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