Associação entre aleitamento materno e estado nutricional atual de crianças e adolescentes atendidos em um hospital do Sul do Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwartz, Renata
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Carraro, Júlia de Lima, Riboldi, Bárbara Pelicioli, Behling, Estela Beatriz
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clinical and Biomedical Research
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/25553
Resumo: Introdução: O leite materno é o alimento adequado para crianças nos primeiros meses de vida. O padrão de aleitamento materno pode estar relacionado ao estado nutricional de crianças e adolescentes. A escolaridade, idade materna e a presença de filhos anteriores também podem estar relacionadas com a duração da amamentação.Objetivo: Avaliar a relação entre o tempo de aleitamento materno com o estado nutricional atual de crianças e adolescentes atendidos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre - RS.Métodos: Estudo transversal realizado na unidade de internação pediátrica e no ambulatório de nutrição pediátrica do HCPA com 106 crianças e adolescentes. Os participantes foram avaliados através da caderneta da criança, instrumento formulado para o estudo e avaliação antropométrica.Resultados: Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em relação ao estado nutricional quando comparado com aleitamento materno, aleitamento materno exclusivo, tempo de amamentação exclusiva e tipo de leite utilizado após a interrupção do aleitamento materno exclusivo. Também não foram encontradas diferenças em relação ao tempo de aleitamento materno exclusivo quando comparado com idade da mãe no nascimento do bebê, escolaridade materna e filhos anteriores.Conclusão: Não foi encontrada associação estatisticamente significativa entre as variáveis analisadas. Entretanto, os dados percentuais sugerem que o aleitamento materno exclusivo pode influenciar positivamente no perfil nutricional das crianças, que mães com maior escolaridade e mães que possuem filhos anteriores amamentam exclusivamente por mais tempo.
id UFRGS-20_80c7538a0be8bd9d29a99e2c300dbd24
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/25553
network_acronym_str UFRGS-20
network_name_str Clinical and Biomedical Research
repository_id_str
spelling Associação entre aleitamento materno e estado nutricional atual de crianças e adolescentes atendidos em um hospital do Sul do Brasil.aleitamento maternoestado nutricionalidade maternaescolaridadeparidadecomportamento alimentarpediatrialactenteadolescenteAleitamento maternoIntrodução: O leite materno é o alimento adequado para crianças nos primeiros meses de vida. O padrão de aleitamento materno pode estar relacionado ao estado nutricional de crianças e adolescentes. A escolaridade, idade materna e a presença de filhos anteriores também podem estar relacionadas com a duração da amamentação.Objetivo: Avaliar a relação entre o tempo de aleitamento materno com o estado nutricional atual de crianças e adolescentes atendidos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre - RS.Métodos: Estudo transversal realizado na unidade de internação pediátrica e no ambulatório de nutrição pediátrica do HCPA com 106 crianças e adolescentes. Os participantes foram avaliados através da caderneta da criança, instrumento formulado para o estudo e avaliação antropométrica.Resultados: Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em relação ao estado nutricional quando comparado com aleitamento materno, aleitamento materno exclusivo, tempo de amamentação exclusiva e tipo de leite utilizado após a interrupção do aleitamento materno exclusivo. Também não foram encontradas diferenças em relação ao tempo de aleitamento materno exclusivo quando comparado com idade da mãe no nascimento do bebê, escolaridade materna e filhos anteriores.Conclusão: Não foi encontrada associação estatisticamente significativa entre as variáveis analisadas. Entretanto, os dados percentuais sugerem que o aleitamento materno exclusivo pode influenciar positivamente no perfil nutricional das crianças, que mães com maior escolaridade e mães que possuem filhos anteriores amamentam exclusivamente por mais tempo.HCPA/FAMED/UFRGS2012-07-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/25553Clinical & Biomedical Research; Vol. 32 No. 2 (2012): Revista HCPAClinical and Biomedical Research; v. 32 n. 2 (2012): Revista HCPA2357-9730reponame:Clinical and Biomedical Researchinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/25553/19174Schwartz, RenataCarraro, Júlia de LimaRiboldi, Bárbara PelicioliBehling, Estela Beatrizinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-16T18:33:50Zoai:seer.ufrgs.br:article/25553Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpaPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/oai||cbr@hcpa.edu.br2357-97302357-9730opendoar:2020-01-16T18:33:50Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Associação entre aleitamento materno e estado nutricional atual de crianças e adolescentes atendidos em um hospital do Sul do Brasil.
title Associação entre aleitamento materno e estado nutricional atual de crianças e adolescentes atendidos em um hospital do Sul do Brasil.
spellingShingle Associação entre aleitamento materno e estado nutricional atual de crianças e adolescentes atendidos em um hospital do Sul do Brasil.
Schwartz, Renata
aleitamento materno
estado nutricional
idade materna
escolaridade
paridade
comportamento alimentar
pediatria
lactente
adolescente
Aleitamento materno
title_short Associação entre aleitamento materno e estado nutricional atual de crianças e adolescentes atendidos em um hospital do Sul do Brasil.
title_full Associação entre aleitamento materno e estado nutricional atual de crianças e adolescentes atendidos em um hospital do Sul do Brasil.
title_fullStr Associação entre aleitamento materno e estado nutricional atual de crianças e adolescentes atendidos em um hospital do Sul do Brasil.
title_full_unstemmed Associação entre aleitamento materno e estado nutricional atual de crianças e adolescentes atendidos em um hospital do Sul do Brasil.
title_sort Associação entre aleitamento materno e estado nutricional atual de crianças e adolescentes atendidos em um hospital do Sul do Brasil.
author Schwartz, Renata
author_facet Schwartz, Renata
Carraro, Júlia de Lima
Riboldi, Bárbara Pelicioli
Behling, Estela Beatriz
author_role author
author2 Carraro, Júlia de Lima
Riboldi, Bárbara Pelicioli
Behling, Estela Beatriz
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwartz, Renata
Carraro, Júlia de Lima
Riboldi, Bárbara Pelicioli
Behling, Estela Beatriz
dc.subject.por.fl_str_mv aleitamento materno
estado nutricional
idade materna
escolaridade
paridade
comportamento alimentar
pediatria
lactente
adolescente
Aleitamento materno
topic aleitamento materno
estado nutricional
idade materna
escolaridade
paridade
comportamento alimentar
pediatria
lactente
adolescente
Aleitamento materno
description Introdução: O leite materno é o alimento adequado para crianças nos primeiros meses de vida. O padrão de aleitamento materno pode estar relacionado ao estado nutricional de crianças e adolescentes. A escolaridade, idade materna e a presença de filhos anteriores também podem estar relacionadas com a duração da amamentação.Objetivo: Avaliar a relação entre o tempo de aleitamento materno com o estado nutricional atual de crianças e adolescentes atendidos no Hospital de Clínicas de Porto Alegre - RS.Métodos: Estudo transversal realizado na unidade de internação pediátrica e no ambulatório de nutrição pediátrica do HCPA com 106 crianças e adolescentes. Os participantes foram avaliados através da caderneta da criança, instrumento formulado para o estudo e avaliação antropométrica.Resultados: Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas em relação ao estado nutricional quando comparado com aleitamento materno, aleitamento materno exclusivo, tempo de amamentação exclusiva e tipo de leite utilizado após a interrupção do aleitamento materno exclusivo. Também não foram encontradas diferenças em relação ao tempo de aleitamento materno exclusivo quando comparado com idade da mãe no nascimento do bebê, escolaridade materna e filhos anteriores.Conclusão: Não foi encontrada associação estatisticamente significativa entre as variáveis analisadas. Entretanto, os dados percentuais sugerem que o aleitamento materno exclusivo pode influenciar positivamente no perfil nutricional das crianças, que mães com maior escolaridade e mães que possuem filhos anteriores amamentam exclusivamente por mais tempo.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-07-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/25553
url https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/25553
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/25553/19174
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Clinical & Biomedical Research; Vol. 32 No. 2 (2012): Revista HCPA
Clinical and Biomedical Research; v. 32 n. 2 (2012): Revista HCPA
2357-9730
reponame:Clinical and Biomedical Research
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Clinical and Biomedical Research
collection Clinical and Biomedical Research
repository.name.fl_str_mv Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||cbr@hcpa.edu.br
_version_ 1799767052798394368