Estudo Referencial de um Protocolo Quimioterápico para Leucemia Linfocítica Aguda Infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cazé, Marcelino Oliveira
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Bueno, Denise, dos Santos, Maria Elisa Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Clinical and Biomedical Research
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/11651
Resumo: O objetivo deste estudo foi o de avaliar o protocolo do Grupo Brasileiro de Tratamento da Leucemia na Infância (GBTLI-99), um dos protocolos para leucemia linfocítica aguda (LLA) utilizados atualmente no Hospital de Clínicas de Porto Alegre fazendo sua comparação com a bibliografia existente, procurando também encontrar indicações sobre uma ordem específica de administração de medicamentos. A metodologia empregada foi a de revisão bibliográfica sobre o tema “Protocolo de Leucemia Linfocítica Aguda Infantil” fundamentando-se em pesquisas na base de dados PubMed, Science Direct, Literatura Latino Americana e do Caribe (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), através das seguintes palavras chaves: leucemia linfocítica aguda, protocolos quimioterápicos, ordem de infusão de antineoplásicos, acute lymphoblastic leukemia, acute lymphocytic leukemia, oncology, drug scheduling. Além dos dados bibliográficos houve a comparação ao protocolo atual utilizado. Na revisão realizada não foram encontradas instruções específicas quanto à ordem ou horário para infusão dos medicamentos. No protocolo avaliado, as mesmas instruções não foram identificadas havendo apenas um cronograma dos antineoplásicos administrados a cada dia. Podemos concluir que através da comparação do protocolo GBTLI-99 com a literatura científica atual, foi possível verificar que os medicamentos utilizados e as fases da terapia são similares aos recomendados por outros protocolos terapêuticos, obtendo taxas adequadas de remissões. Quanto à ordem preferencial de administração de medicamentos, não foram encontrados estudos que mostrem evidências de uma terapêutica otimizada.
id UFRGS-20_eba23fddd6d6f3a06591cf80c4950ede
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/11651
network_acronym_str UFRGS-20
network_name_str Clinical and Biomedical Research
repository_id_str
spelling Estudo Referencial de um Protocolo Quimioterápico para Leucemia Linfocítica Aguda InfantilLeucemia Linfocítica AgudaAntineoplásicosQuimioterapiaProtocolo TerapêuticoOncologiaOncologiaLeucemiaQuimioterapiaAntineoplásicosO objetivo deste estudo foi o de avaliar o protocolo do Grupo Brasileiro de Tratamento da Leucemia na Infância (GBTLI-99), um dos protocolos para leucemia linfocítica aguda (LLA) utilizados atualmente no Hospital de Clínicas de Porto Alegre fazendo sua comparação com a bibliografia existente, procurando também encontrar indicações sobre uma ordem específica de administração de medicamentos. A metodologia empregada foi a de revisão bibliográfica sobre o tema “Protocolo de Leucemia Linfocítica Aguda Infantil” fundamentando-se em pesquisas na base de dados PubMed, Science Direct, Literatura Latino Americana e do Caribe (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), através das seguintes palavras chaves: leucemia linfocítica aguda, protocolos quimioterápicos, ordem de infusão de antineoplásicos, acute lymphoblastic leukemia, acute lymphocytic leukemia, oncology, drug scheduling. Além dos dados bibliográficos houve a comparação ao protocolo atual utilizado. Na revisão realizada não foram encontradas instruções específicas quanto à ordem ou horário para infusão dos medicamentos. No protocolo avaliado, as mesmas instruções não foram identificadas havendo apenas um cronograma dos antineoplásicos administrados a cada dia. Podemos concluir que através da comparação do protocolo GBTLI-99 com a literatura científica atual, foi possível verificar que os medicamentos utilizados e as fases da terapia são similares aos recomendados por outros protocolos terapêuticos, obtendo taxas adequadas de remissões. Quanto à ordem preferencial de administração de medicamentos, não foram encontrados estudos que mostrem evidências de uma terapêutica otimizada.HCPA/FAMED/UFRGS2010-04-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer-reviewed ArticleAvaliado por Paresapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/11651Clinical & Biomedical Research; Vol. 30 No. 1 (2010): Revista HCPAClinical and Biomedical Research; v. 30 n. 1 (2010): Revista HCPA2357-9730reponame:Clinical and Biomedical Researchinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/11651/7510Cazé, Marcelino OliveiraBueno, Denisedos Santos, Maria Elisa Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-01-16T17:28:59Zoai:seer.ufrgs.br:article/11651Revistahttps://www.seer.ufrgs.br/index.php/hcpaPUBhttps://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/oai||cbr@hcpa.edu.br2357-97302357-9730opendoar:2020-01-16T17:28:59Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo Referencial de um Protocolo Quimioterápico para Leucemia Linfocítica Aguda Infantil
title Estudo Referencial de um Protocolo Quimioterápico para Leucemia Linfocítica Aguda Infantil
spellingShingle Estudo Referencial de um Protocolo Quimioterápico para Leucemia Linfocítica Aguda Infantil
Cazé, Marcelino Oliveira
Leucemia Linfocítica Aguda
Antineoplásicos
Quimioterapia
Protocolo Terapêutico
Oncologia
Oncologia
Leucemia
Quimioterapia
Antineoplásicos
title_short Estudo Referencial de um Protocolo Quimioterápico para Leucemia Linfocítica Aguda Infantil
title_full Estudo Referencial de um Protocolo Quimioterápico para Leucemia Linfocítica Aguda Infantil
title_fullStr Estudo Referencial de um Protocolo Quimioterápico para Leucemia Linfocítica Aguda Infantil
title_full_unstemmed Estudo Referencial de um Protocolo Quimioterápico para Leucemia Linfocítica Aguda Infantil
title_sort Estudo Referencial de um Protocolo Quimioterápico para Leucemia Linfocítica Aguda Infantil
author Cazé, Marcelino Oliveira
author_facet Cazé, Marcelino Oliveira
Bueno, Denise
dos Santos, Maria Elisa Ferreira
author_role author
author2 Bueno, Denise
dos Santos, Maria Elisa Ferreira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cazé, Marcelino Oliveira
Bueno, Denise
dos Santos, Maria Elisa Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Leucemia Linfocítica Aguda
Antineoplásicos
Quimioterapia
Protocolo Terapêutico
Oncologia
Oncologia
Leucemia
Quimioterapia
Antineoplásicos
topic Leucemia Linfocítica Aguda
Antineoplásicos
Quimioterapia
Protocolo Terapêutico
Oncologia
Oncologia
Leucemia
Quimioterapia
Antineoplásicos
description O objetivo deste estudo foi o de avaliar o protocolo do Grupo Brasileiro de Tratamento da Leucemia na Infância (GBTLI-99), um dos protocolos para leucemia linfocítica aguda (LLA) utilizados atualmente no Hospital de Clínicas de Porto Alegre fazendo sua comparação com a bibliografia existente, procurando também encontrar indicações sobre uma ordem específica de administração de medicamentos. A metodologia empregada foi a de revisão bibliográfica sobre o tema “Protocolo de Leucemia Linfocítica Aguda Infantil” fundamentando-se em pesquisas na base de dados PubMed, Science Direct, Literatura Latino Americana e do Caribe (LILACS) e Scientific Electronic Library Online (SciELO), através das seguintes palavras chaves: leucemia linfocítica aguda, protocolos quimioterápicos, ordem de infusão de antineoplásicos, acute lymphoblastic leukemia, acute lymphocytic leukemia, oncology, drug scheduling. Além dos dados bibliográficos houve a comparação ao protocolo atual utilizado. Na revisão realizada não foram encontradas instruções específicas quanto à ordem ou horário para infusão dos medicamentos. No protocolo avaliado, as mesmas instruções não foram identificadas havendo apenas um cronograma dos antineoplásicos administrados a cada dia. Podemos concluir que através da comparação do protocolo GBTLI-99 com a literatura científica atual, foi possível verificar que os medicamentos utilizados e as fases da terapia são similares aos recomendados por outros protocolos terapêuticos, obtendo taxas adequadas de remissões. Quanto à ordem preferencial de administração de medicamentos, não foram encontrados estudos que mostrem evidências de uma terapêutica otimizada.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-04-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Peer-reviewed Article
Avaliado por Pares
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/11651
url https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/11651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/hcpa/article/view/11651/7510
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
publisher.none.fl_str_mv HCPA/FAMED/UFRGS
dc.source.none.fl_str_mv Clinical & Biomedical Research; Vol. 30 No. 1 (2010): Revista HCPA
Clinical and Biomedical Research; v. 30 n. 1 (2010): Revista HCPA
2357-9730
reponame:Clinical and Biomedical Research
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Clinical and Biomedical Research
collection Clinical and Biomedical Research
repository.name.fl_str_mv Clinical and Biomedical Research - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv ||cbr@hcpa.edu.br
_version_ 1799767051741429760