Sentado também se vai longe - a importância das cadeiras macias no ensino da geografia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Gaúcho de Geografia (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/39630 |
Resumo: | Boas aulas requerem disciplina intelectual que requer cadeiras macias O presente texto origina-se de uma oficina realizada no dia 3/8/99 (tarde) desenvolvida com cerca de 25 professoras da Rede Municipal de Gravataí (RS) por ocasião do II Seminário Nacional de Educação, promoção da Secretaria Municipal de Educação do referido município. Seu objetivo básico é mostrar que, sem muita disciplina intelectual (traduzindo: sentado na cadeira, lendo, estudando com os colegas) não conseguiremos milagrosas saídas para o, muitas vezes, desacreditado ensino de Geografia, ou o ensino de qualquer outra disciplina. Em tempo: não conseguiremos porque não existem soluções "rápidas" para um ensino de Geografia mais reflexivo e ligado ao nosso cotidiano. Se queremos melhorar o crédito de nossa disciplina junto aos alunos só nos resta o caminho da atualização e estudos constantes. Além disso, o texto procura discutir algumas categorias cotidianas de nossa disciplina (Estado, Sociedade), bem como aponta algumas dicas de uma prática pedagógica consistente e organizada na busca de um professor e de um aluno criativos, críticos e interessados no que acontece ao seu redor. |
id |
UFRGS-21_1af3f986053ee8371f737c5db0e5ab00 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/39630 |
network_acronym_str |
UFRGS-21 |
network_name_str |
Boletim Gaúcho de Geografia (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sentado também se vai longe - a importância das cadeiras macias no ensino da geografiaSentadovailongeimportânciacadeirasmaciasensinogeografiaBoas aulas requerem disciplina intelectual que requer cadeiras macias O presente texto origina-se de uma oficina realizada no dia 3/8/99 (tarde) desenvolvida com cerca de 25 professoras da Rede Municipal de Gravataí (RS) por ocasião do II Seminário Nacional de Educação, promoção da Secretaria Municipal de Educação do referido município. Seu objetivo básico é mostrar que, sem muita disciplina intelectual (traduzindo: sentado na cadeira, lendo, estudando com os colegas) não conseguiremos milagrosas saídas para o, muitas vezes, desacreditado ensino de Geografia, ou o ensino de qualquer outra disciplina. Em tempo: não conseguiremos porque não existem soluções "rápidas" para um ensino de Geografia mais reflexivo e ligado ao nosso cotidiano. Se queremos melhorar o crédito de nossa disciplina junto aos alunos só nos resta o caminho da atualização e estudos constantes. Além disso, o texto procura discutir algumas categorias cotidianas de nossa disciplina (Estado, Sociedade), bem como aponta algumas dicas de uma prática pedagógica consistente e organizada na busca de um professor e de um aluno criativos, críticos e interessados no que acontece ao seu redor. Boletim Gaúcho de Geografia2013-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/39630Boletim Gaúcho de Geografia; v. 26 n. 1 (2000): Boletim Gaúcho de Geografia2357-94470101-7888reponame:Boletim Gaúcho de Geografia (Online)instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/39630/26517KAERCHER, Nestor Andréinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-14T19:11:09Zoai:seer.ufrgs.br:article/39630Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/oaiboletimgauchodegeografia@ufrgs|| theolima@gmail.com||boletimgauchodegeografia@ufrgs.br|| portoalegre@agb.org.br2357-94470101-7888opendoar:2013-08-14T19:11:09Boletim Gaúcho de Geografia (Online) - Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sentado também se vai longe - a importância das cadeiras macias no ensino da geografia |
title |
Sentado também se vai longe - a importância das cadeiras macias no ensino da geografia |
spellingShingle |
Sentado também se vai longe - a importância das cadeiras macias no ensino da geografia KAERCHER, Nestor André Sentado vai longe importância cadeiras macias ensino geografia |
title_short |
Sentado também se vai longe - a importância das cadeiras macias no ensino da geografia |
title_full |
Sentado também se vai longe - a importância das cadeiras macias no ensino da geografia |
title_fullStr |
Sentado também se vai longe - a importância das cadeiras macias no ensino da geografia |
title_full_unstemmed |
Sentado também se vai longe - a importância das cadeiras macias no ensino da geografia |
title_sort |
Sentado também se vai longe - a importância das cadeiras macias no ensino da geografia |
author |
KAERCHER, Nestor André |
author_facet |
KAERCHER, Nestor André |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
KAERCHER, Nestor André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sentado vai longe importância cadeiras macias ensino geografia |
topic |
Sentado vai longe importância cadeiras macias ensino geografia |
description |
Boas aulas requerem disciplina intelectual que requer cadeiras macias O presente texto origina-se de uma oficina realizada no dia 3/8/99 (tarde) desenvolvida com cerca de 25 professoras da Rede Municipal de Gravataí (RS) por ocasião do II Seminário Nacional de Educação, promoção da Secretaria Municipal de Educação do referido município. Seu objetivo básico é mostrar que, sem muita disciplina intelectual (traduzindo: sentado na cadeira, lendo, estudando com os colegas) não conseguiremos milagrosas saídas para o, muitas vezes, desacreditado ensino de Geografia, ou o ensino de qualquer outra disciplina. Em tempo: não conseguiremos porque não existem soluções "rápidas" para um ensino de Geografia mais reflexivo e ligado ao nosso cotidiano. Se queremos melhorar o crédito de nossa disciplina junto aos alunos só nos resta o caminho da atualização e estudos constantes. Além disso, o texto procura discutir algumas categorias cotidianas de nossa disciplina (Estado, Sociedade), bem como aponta algumas dicas de uma prática pedagógica consistente e organizada na busca de um professor e de um aluno criativos, críticos e interessados no que acontece ao seu redor. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/39630 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/39630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/39630/26517 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Gaúcho de Geografia |
publisher.none.fl_str_mv |
Boletim Gaúcho de Geografia |
dc.source.none.fl_str_mv |
Boletim Gaúcho de Geografia; v. 26 n. 1 (2000): Boletim Gaúcho de Geografia 2357-9447 0101-7888 reponame:Boletim Gaúcho de Geografia (Online) instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Boletim Gaúcho de Geografia (Online) |
collection |
Boletim Gaúcho de Geografia (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Boletim Gaúcho de Geografia (Online) - Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) |
repository.mail.fl_str_mv |
boletimgauchodegeografia@ufrgs|| theolima@gmail.com||boletimgauchodegeografia@ufrgs.br|| portoalegre@agb.org.br |
_version_ |
1799767031623450624 |