A pesquisa como princípio científico e educativo: na EJA de florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MELARA, Eliane
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: LEAL, Rachel Pantalena
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/37315
Resumo: Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Florianópolis temos a pesquisa como princípio educativo, a qual parte de um questionamento reconstrutivo, vinculado aos interesses e experiências dos educandos. Nesta perspectiva, o objetivo desse artigo é enfatizar a importância da pesquisa como proposta pedagógica na modalidade de ensino EJA, bem como caracterizar a EJA de Florianópolis, destacando suas particularidades. Para construção deste texto fizemos uso de leituras sobre o histórico da EJA no Brasil e em Florianópolis; suas características e, buscamos bibliografias que abordam a pesquisa como princípio educativo; com destaque para os autores Pedro Demo e Paulo Freire, além de contar com nossas próprias experiências como professoras da EJA. A partir de 2001 a EJA de Florianópolis adotou a pesquisa como princípio educativo, caracterizando-se pela não seriação e pela interdisciplinaridade. Os alunos são pesquisadores e os professores trabalham como orientadores. Buscamos com as pesquisas desenvolver nos educandos a habilidade da escrita e leitura, a capacidade de analisar, criticar, propor e contrapor, a fim de que se torne um cidadão que participe da sociedade de forma ativa, criativa e crítica.
id UFRGS-21_667b3d2ec33abdd2ad61e16d84bcfde2
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/37315
network_acronym_str UFRGS-21
network_name_str Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
repository_id_str
spelling A pesquisa como princípio científico e educativo: na EJA de florianópolisEJAPesquisaSujeitos de EJANa Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Florianópolis temos a pesquisa como princípio educativo, a qual parte de um questionamento reconstrutivo, vinculado aos interesses e experiências dos educandos. Nesta perspectiva, o objetivo desse artigo é enfatizar a importância da pesquisa como proposta pedagógica na modalidade de ensino EJA, bem como caracterizar a EJA de Florianópolis, destacando suas particularidades. Para construção deste texto fizemos uso de leituras sobre o histórico da EJA no Brasil e em Florianópolis; suas características e, buscamos bibliografias que abordam a pesquisa como princípio educativo; com destaque para os autores Pedro Demo e Paulo Freire, além de contar com nossas próprias experiências como professoras da EJA. A partir de 2001 a EJA de Florianópolis adotou a pesquisa como princípio educativo, caracterizando-se pela não seriação e pela interdisciplinaridade. Os alunos são pesquisadores e os professores trabalham como orientadores. Buscamos com as pesquisas desenvolver nos educandos a habilidade da escrita e leitura, a capacidade de analisar, criticar, propor e contrapor, a fim de que se torne um cidadão que participe da sociedade de forma ativa, criativa e crítica.Boletim Gaúcho de Geografia2013-04-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/37315Boletim Gaúcho de Geografia; v. 39 n. 1-2 (2012): Boletim Gaúcho de Geografia2357-94470101-7888reponame:Boletim Gaúcho de Geografia (Online)instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/37315/24097MELARA, ElianeLEAL, Rachel Pantalenainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-04T17:23:30Zoai:seer.ufrgs.br:article/37315Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/oaiboletimgauchodegeografia@ufrgs|| theolima@gmail.com||boletimgauchodegeografia@ufrgs.br|| portoalegre@agb.org.br2357-94470101-7888opendoar:2013-04-04T17:23:30Boletim Gaúcho de Geografia (Online) - Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)false
dc.title.none.fl_str_mv A pesquisa como princípio científico e educativo: na EJA de florianópolis
title A pesquisa como princípio científico e educativo: na EJA de florianópolis
spellingShingle A pesquisa como princípio científico e educativo: na EJA de florianópolis
MELARA, Eliane
EJA
Pesquisa
Sujeitos de EJA
title_short A pesquisa como princípio científico e educativo: na EJA de florianópolis
title_full A pesquisa como princípio científico e educativo: na EJA de florianópolis
title_fullStr A pesquisa como princípio científico e educativo: na EJA de florianópolis
title_full_unstemmed A pesquisa como princípio científico e educativo: na EJA de florianópolis
title_sort A pesquisa como princípio científico e educativo: na EJA de florianópolis
author MELARA, Eliane
author_facet MELARA, Eliane
LEAL, Rachel Pantalena
author_role author
author2 LEAL, Rachel Pantalena
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MELARA, Eliane
LEAL, Rachel Pantalena
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
Pesquisa
Sujeitos de EJA
topic EJA
Pesquisa
Sujeitos de EJA
description Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Florianópolis temos a pesquisa como princípio educativo, a qual parte de um questionamento reconstrutivo, vinculado aos interesses e experiências dos educandos. Nesta perspectiva, o objetivo desse artigo é enfatizar a importância da pesquisa como proposta pedagógica na modalidade de ensino EJA, bem como caracterizar a EJA de Florianópolis, destacando suas particularidades. Para construção deste texto fizemos uso de leituras sobre o histórico da EJA no Brasil e em Florianópolis; suas características e, buscamos bibliografias que abordam a pesquisa como princípio educativo; com destaque para os autores Pedro Demo e Paulo Freire, além de contar com nossas próprias experiências como professoras da EJA. A partir de 2001 a EJA de Florianópolis adotou a pesquisa como princípio educativo, caracterizando-se pela não seriação e pela interdisciplinaridade. Os alunos são pesquisadores e os professores trabalham como orientadores. Buscamos com as pesquisas desenvolver nos educandos a habilidade da escrita e leitura, a capacidade de analisar, criticar, propor e contrapor, a fim de que se torne um cidadão que participe da sociedade de forma ativa, criativa e crítica.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/37315
url https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/37315
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/37315/24097
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia; v. 39 n. 1-2 (2012): Boletim Gaúcho de Geografia
2357-9447
0101-7888
reponame:Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
instacron:UFRGS
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
collection Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia (Online) - Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
repository.mail.fl_str_mv boletimgauchodegeografia@ufrgs|| theolima@gmail.com||boletimgauchodegeografia@ufrgs.br|| portoalegre@agb.org.br
_version_ 1799767030174318592