A pesquisa como princípio científico e educativo: na EJA de florianópolis
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Boletim Gaúcho de Geografia (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/37315 |
Resumo: | Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Florianópolis temos a pesquisa como princípio educativo, a qual parte de um questionamento reconstrutivo, vinculado aos interesses e experiências dos educandos. Nesta perspectiva, o objetivo desse artigo é enfatizar a importância da pesquisa como proposta pedagógica na modalidade de ensino EJA, bem como caracterizar a EJA de Florianópolis, destacando suas particularidades. Para construção deste texto fizemos uso de leituras sobre o histórico da EJA no Brasil e em Florianópolis; suas características e, buscamos bibliografias que abordam a pesquisa como princípio educativo; com destaque para os autores Pedro Demo e Paulo Freire, além de contar com nossas próprias experiências como professoras da EJA. A partir de 2001 a EJA de Florianópolis adotou a pesquisa como princípio educativo, caracterizando-se pela não seriação e pela interdisciplinaridade. Os alunos são pesquisadores e os professores trabalham como orientadores. Buscamos com as pesquisas desenvolver nos educandos a habilidade da escrita e leitura, a capacidade de analisar, criticar, propor e contrapor, a fim de que se torne um cidadão que participe da sociedade de forma ativa, criativa e crítica. |
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