Nas tramas da pesquisa de intervenção pedagógica: os estudantes e a problemática socioambiental no currículo da EJA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lilian Gomes da
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Pereira, Antonio
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Eletrônica Pesquiseduca
Texto Completo: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1452
Resumo: Esse artigo analisa uma prática interventiva no ensino da problemática socioambiental na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves, Município de Castro Alves, Bahia. A questão de investigação foi: que percepção de problemática socioambiental local e global têm os estudantes da EJA – Tempo Formativo III, Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves, Bahia? E como a problemática socioambiental está inserida no currículo da EJA dessa Escola? Partindo da pesquisa de intervenção pedagógica baseada em Magda Damiani, desenvolveu-se oficinas pedagógicas envolvendo a relação homem e meio ambiente local e global, bem como analisou o currículo escrito da EJA e a percepção dos estudantes sobre a problemática socioambiental. Em linhas gerais, os resultados demonstraram que os estudantes têm uma percepção ora realista ora crítica da relação homem e meio ambiente, principalmente na questão desenvolvimento e preservação da natureza. Quanto ao currículo escolar escrito, observou-se que a temática socioambiental é presente, no entanto, nem sempre trabalhado nas turmas de EJA, como evidenciou a ação interventiva nessa temática por meio de oficinas pedagógicas que potencializaram a aprendizagem crítica dos estudantes.
id EDUL-1_cf60730acfac8ca85fbaab3801ab9bf9
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1452
network_acronym_str EDUL-1
network_name_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository_id_str
spelling Nas tramas da pesquisa de intervenção pedagógica: os estudantes e a problemática socioambiental no currículo da EJAIn the Frame of Pedagogical Intervention Research: tudents and the Socio-Environmental Problem in the EJA CurriculumEn el marco de la investigación de intervención pedagógica: los estudiantes y la problemática socioambiental en el currículo de la EJASocioambientalEJAPesquisa de Intervenção PedagógicaPROEJASocioambientalEJA.Investigación de Intervención PedagógicaSocioenvironmentalEJAPedagogical Intervention Research.Esse artigo analisa uma prática interventiva no ensino da problemática socioambiental na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves, Município de Castro Alves, Bahia. A questão de investigação foi: que percepção de problemática socioambiental local e global têm os estudantes da EJA – Tempo Formativo III, Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves, Bahia? E como a problemática socioambiental está inserida no currículo da EJA dessa Escola? Partindo da pesquisa de intervenção pedagógica baseada em Magda Damiani, desenvolveu-se oficinas pedagógicas envolvendo a relação homem e meio ambiente local e global, bem como analisou o currículo escrito da EJA e a percepção dos estudantes sobre a problemática socioambiental. Em linhas gerais, os resultados demonstraram que os estudantes têm uma percepção ora realista ora crítica da relação homem e meio ambiente, principalmente na questão desenvolvimento e preservação da natureza. Quanto ao currículo escolar escrito, observou-se que a temática socioambiental é presente, no entanto, nem sempre trabalhado nas turmas de EJA, como evidenciou a ação interventiva nessa temática por meio de oficinas pedagógicas que potencializaram a aprendizagem crítica dos estudantes.This article analyzes an interventional practice in teaching socio-environmental issues in Youth and Adult Education (EJA) at the Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves, Municipality of Castro Alves, Bahia. The research question was: what perception of local and global socio-environmental issues do students at EJA – Tempo Formativo III, Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves, Bahia have? And how is socio-environmental issues included in the EJA curriculum at this school? Based on pedagogical intervention research based on Magda Damiani, pedagogical workshops were developed involving the relationship between man and the local and global environment, as well as analyzing the EJA written curriculum and students’ perception of socio-environmental issues. In general terms, the results demonstrated that students have a sometimes realistic and sometimes critical perception of the relationship between man and the environment, especially in terms of development and preservation of nature. Regarding the written school curriculum, it was observed that the socio-environmental theme is present, however, not always worked on in EJA classes, as evidenced by the intervention action on this theme through pedagogical workshops that enhanced students’ critical learning.Este artículo analiza una práctica intervencionista en la enseñanza de cuestiones socioambientales en la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en el Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves, Municipio de Castro Alves, Bahía. La pregunta de investigación fue: ¿qué percepción sobre las cuestiones socioambientales locales y globales tienen los estudiantes de la EJA – Tempo Formativo III, Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves, Bahía? ¿Y cómo se incluyen los temas socioambientales en el currículo de la EJA en esta escuela? A partir de una investigación de intervención pedagógica basada en Magda Damiani, se desarrollaron talleres pedagógicos que involucraron la relación del hombre con el medio ambiente local y global, además de analizar el currículo escrito de la EJA y la percepción de los estudiantes sobre cuestiones socioambientales. En términos generales, los resultados demostraron que los estudiantes tienen una percepción a veces realista y a veces crítica de la relación entre el hombre y el medio ambiente, especialmente en términos de desarrollo y preservación de la naturaleza. Respecto al currículo escolar escrito, se observó que la temática socioambiental está presente, sin embargo, no siempre trabajada en las clases de la EJA, como lo demuestra la acción de intervención sobre esa temática a través de talleres pedagógicos que potenciaron el aprendizaje crítico de los estudiantes.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2023-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/145210.58422/repesq.2023.e1452REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 15 n. 37 (2023): Práticas Investigativas e Práticas Escolares; 49-752177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1452/1204https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Lilian Gomes daPereira, Antonio2023-09-26T17:47:19Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1452Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-09-26T17:47:19Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false
dc.title.none.fl_str_mv Nas tramas da pesquisa de intervenção pedagógica: os estudantes e a problemática socioambiental no currículo da EJA
In the Frame of Pedagogical Intervention Research: tudents and the Socio-Environmental Problem in the EJA Curriculum
En el marco de la investigación de intervención pedagógica: los estudiantes y la problemática socioambiental en el currículo de la EJA
title Nas tramas da pesquisa de intervenção pedagógica: os estudantes e a problemática socioambiental no currículo da EJA
spellingShingle Nas tramas da pesquisa de intervenção pedagógica: os estudantes e a problemática socioambiental no currículo da EJA
Silva, Lilian Gomes da
Socioambiental
EJA
Pesquisa de Intervenção Pedagógica
PROEJA
Socioambiental
EJA.
Investigación de Intervención Pedagógica
Socioenvironmental
EJA
Pedagogical Intervention Research.
title_short Nas tramas da pesquisa de intervenção pedagógica: os estudantes e a problemática socioambiental no currículo da EJA
title_full Nas tramas da pesquisa de intervenção pedagógica: os estudantes e a problemática socioambiental no currículo da EJA
title_fullStr Nas tramas da pesquisa de intervenção pedagógica: os estudantes e a problemática socioambiental no currículo da EJA
title_full_unstemmed Nas tramas da pesquisa de intervenção pedagógica: os estudantes e a problemática socioambiental no currículo da EJA
title_sort Nas tramas da pesquisa de intervenção pedagógica: os estudantes e a problemática socioambiental no currículo da EJA
author Silva, Lilian Gomes da
author_facet Silva, Lilian Gomes da
Pereira, Antonio
author_role author
author2 Pereira, Antonio
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Lilian Gomes da
Pereira, Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv Socioambiental
EJA
Pesquisa de Intervenção Pedagógica
PROEJA
Socioambiental
EJA.
Investigación de Intervención Pedagógica
Socioenvironmental
EJA
Pedagogical Intervention Research.
topic Socioambiental
EJA
Pesquisa de Intervenção Pedagógica
PROEJA
Socioambiental
EJA.
Investigación de Intervención Pedagógica
Socioenvironmental
EJA
Pedagogical Intervention Research.
description Esse artigo analisa uma prática interventiva no ensino da problemática socioambiental na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves, Município de Castro Alves, Bahia. A questão de investigação foi: que percepção de problemática socioambiental local e global têm os estudantes da EJA – Tempo Formativo III, Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves, Bahia? E como a problemática socioambiental está inserida no currículo da EJA dessa Escola? Partindo da pesquisa de intervenção pedagógica baseada em Magda Damiani, desenvolveu-se oficinas pedagógicas envolvendo a relação homem e meio ambiente local e global, bem como analisou o currículo escrito da EJA e a percepção dos estudantes sobre a problemática socioambiental. Em linhas gerais, os resultados demonstraram que os estudantes têm uma percepção ora realista ora crítica da relação homem e meio ambiente, principalmente na questão desenvolvimento e preservação da natureza. Quanto ao currículo escolar escrito, observou-se que a temática socioambiental é presente, no entanto, nem sempre trabalhado nas turmas de EJA, como evidenciou a ação interventiva nessa temática por meio de oficinas pedagógicas que potencializaram a aprendizagem crítica dos estudantes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1452
10.58422/repesq.2023.e1452
url https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1452
identifier_str_mv 10.58422/repesq.2023.e1452
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1452/1204
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
publisher.none.fl_str_mv EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 15 n. 37 (2023): Práticas Investigativas e Práticas Escolares; 49-75
2177-1626
reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca
instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron:EDUL
instname_str Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
instacron_str EDUL
institution EDUL
reponame_str Revista Eletrônica Pesquiseduca
collection Revista Eletrônica Pesquiseduca
repository.name.fl_str_mv Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)
repository.mail.fl_str_mv ||pesquiseduca@unisantos.br
_version_ 1793890353620713472