Nas tramas da pesquisa de intervenção pedagógica: os estudantes e a problemática socioambiental no currículo da EJA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Eletrônica Pesquiseduca |
Texto Completo: | https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1452 |
Resumo: | Esse artigo analisa uma prática interventiva no ensino da problemática socioambiental na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves, Município de Castro Alves, Bahia. A questão de investigação foi: que percepção de problemática socioambiental local e global têm os estudantes da EJA – Tempo Formativo III, Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves, Bahia? E como a problemática socioambiental está inserida no currículo da EJA dessa Escola? Partindo da pesquisa de intervenção pedagógica baseada em Magda Damiani, desenvolveu-se oficinas pedagógicas envolvendo a relação homem e meio ambiente local e global, bem como analisou o currículo escrito da EJA e a percepção dos estudantes sobre a problemática socioambiental. Em linhas gerais, os resultados demonstraram que os estudantes têm uma percepção ora realista ora crítica da relação homem e meio ambiente, principalmente na questão desenvolvimento e preservação da natureza. Quanto ao currículo escolar escrito, observou-se que a temática socioambiental é presente, no entanto, nem sempre trabalhado nas turmas de EJA, como evidenciou a ação interventiva nessa temática por meio de oficinas pedagógicas que potencializaram a aprendizagem crítica dos estudantes. |
id |
EDUL-1_cf60730acfac8ca85fbaab3801ab9bf9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1452 |
network_acronym_str |
EDUL-1 |
network_name_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository_id_str |
|
spelling |
Nas tramas da pesquisa de intervenção pedagógica: os estudantes e a problemática socioambiental no currículo da EJAIn the Frame of Pedagogical Intervention Research: tudents and the Socio-Environmental Problem in the EJA CurriculumEn el marco de la investigación de intervención pedagógica: los estudiantes y la problemática socioambiental en el currículo de la EJASocioambientalEJAPesquisa de Intervenção PedagógicaPROEJASocioambientalEJA.Investigación de Intervención PedagógicaSocioenvironmentalEJAPedagogical Intervention Research.Esse artigo analisa uma prática interventiva no ensino da problemática socioambiental na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves, Município de Castro Alves, Bahia. A questão de investigação foi: que percepção de problemática socioambiental local e global têm os estudantes da EJA – Tempo Formativo III, Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves, Bahia? E como a problemática socioambiental está inserida no currículo da EJA dessa Escola? Partindo da pesquisa de intervenção pedagógica baseada em Magda Damiani, desenvolveu-se oficinas pedagógicas envolvendo a relação homem e meio ambiente local e global, bem como analisou o currículo escrito da EJA e a percepção dos estudantes sobre a problemática socioambiental. Em linhas gerais, os resultados demonstraram que os estudantes têm uma percepção ora realista ora crítica da relação homem e meio ambiente, principalmente na questão desenvolvimento e preservação da natureza. Quanto ao currículo escolar escrito, observou-se que a temática socioambiental é presente, no entanto, nem sempre trabalhado nas turmas de EJA, como evidenciou a ação interventiva nessa temática por meio de oficinas pedagógicas que potencializaram a aprendizagem crítica dos estudantes.This article analyzes an interventional practice in teaching socio-environmental issues in Youth and Adult Education (EJA) at the Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves, Municipality of Castro Alves, Bahia. The research question was: what perception of local and global socio-environmental issues do students at EJA – Tempo Formativo III, Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves, Bahia have? And how is socio-environmental issues included in the EJA curriculum at this school? Based on pedagogical intervention research based on Magda Damiani, pedagogical workshops were developed involving the relationship between man and the local and global environment, as well as analyzing the EJA written curriculum and students’ perception of socio-environmental issues. In general terms, the results demonstrated that students have a sometimes realistic and sometimes critical perception of the relationship between man and the environment, especially in terms of development and preservation of nature. Regarding the written school curriculum, it was observed that the socio-environmental theme is present, however, not always worked on in EJA classes, as evidenced by the intervention action on this theme through pedagogical workshops that enhanced students’ critical learning.Este artículo analiza una práctica intervencionista en la enseñanza de cuestiones socioambientales en la Educación de Jóvenes y Adultos (EJA) en el Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves, Municipio de Castro Alves, Bahía. La pregunta de investigación fue: ¿qué percepción sobre las cuestiones socioambientales locales y globales tienen los estudiantes de la EJA – Tempo Formativo III, Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves, Bahía? ¿Y cómo se incluyen los temas socioambientales en el currículo de la EJA en esta escuela? A partir de una investigación de intervención pedagógica basada en Magda Damiani, se desarrollaron talleres pedagógicos que involucraron la relación del hombre con el medio ambiente local y global, además de analizar el currículo escrito de la EJA y la percepción de los estudiantes sobre cuestiones socioambientales. En términos generales, los resultados demostraron que los estudiantes tienen una percepción a veces realista y a veces crítica de la relación entre el hombre y el medio ambiente, especialmente en términos de desarrollo y preservación de la naturaleza. Respecto al currículo escolar escrito, se observó que la temática socioambiental está presente, sin embargo, no siempre trabajada en las clases de la EJA, como lo demuestra la acción de intervención sobre esa temática a través de talleres pedagógicos que potenciaron el aprendizaje crítico de los estudiantes.EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos2023-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/145210.58422/repesq.2023.e1452REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 15 n. 37 (2023): Práticas Investigativas e Práticas Escolares; 49-752177-1626reponame:Revista Eletrônica Pesquiseducainstname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)instacron:EDULporhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1452/1204https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Lilian Gomes daPereira, Antonio2023-09-26T17:47:19Zoai:ojs.periodicos.unisantos.br:article/1452Revistahttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/indexPRIhttps://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/oai||pesquiseduca@unisantos.br2177-16262177-1626opendoar:2023-09-26T17:47:19Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nas tramas da pesquisa de intervenção pedagógica: os estudantes e a problemática socioambiental no currículo da EJA In the Frame of Pedagogical Intervention Research: tudents and the Socio-Environmental Problem in the EJA Curriculum En el marco de la investigación de intervención pedagógica: los estudiantes y la problemática socioambiental en el currículo de la EJA |
title |
Nas tramas da pesquisa de intervenção pedagógica: os estudantes e a problemática socioambiental no currículo da EJA |
spellingShingle |
Nas tramas da pesquisa de intervenção pedagógica: os estudantes e a problemática socioambiental no currículo da EJA Silva, Lilian Gomes da Socioambiental EJA Pesquisa de Intervenção Pedagógica PROEJA Socioambiental EJA. Investigación de Intervención Pedagógica Socioenvironmental EJA Pedagogical Intervention Research. |
title_short |
Nas tramas da pesquisa de intervenção pedagógica: os estudantes e a problemática socioambiental no currículo da EJA |
title_full |
Nas tramas da pesquisa de intervenção pedagógica: os estudantes e a problemática socioambiental no currículo da EJA |
title_fullStr |
Nas tramas da pesquisa de intervenção pedagógica: os estudantes e a problemática socioambiental no currículo da EJA |
title_full_unstemmed |
Nas tramas da pesquisa de intervenção pedagógica: os estudantes e a problemática socioambiental no currículo da EJA |
title_sort |
Nas tramas da pesquisa de intervenção pedagógica: os estudantes e a problemática socioambiental no currículo da EJA |
author |
Silva, Lilian Gomes da |
author_facet |
Silva, Lilian Gomes da Pereira, Antonio |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Antonio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Lilian Gomes da Pereira, Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Socioambiental EJA Pesquisa de Intervenção Pedagógica PROEJA Socioambiental EJA. Investigación de Intervención Pedagógica Socioenvironmental EJA Pedagogical Intervention Research. |
topic |
Socioambiental EJA Pesquisa de Intervenção Pedagógica PROEJA Socioambiental EJA. Investigación de Intervención Pedagógica Socioenvironmental EJA Pedagogical Intervention Research. |
description |
Esse artigo analisa uma prática interventiva no ensino da problemática socioambiental na Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves, Município de Castro Alves, Bahia. A questão de investigação foi: que percepção de problemática socioambiental local e global têm os estudantes da EJA – Tempo Formativo III, Colégio Estadual Polivalente de Castro Alves, Bahia? E como a problemática socioambiental está inserida no currículo da EJA dessa Escola? Partindo da pesquisa de intervenção pedagógica baseada em Magda Damiani, desenvolveu-se oficinas pedagógicas envolvendo a relação homem e meio ambiente local e global, bem como analisou o currículo escrito da EJA e a percepção dos estudantes sobre a problemática socioambiental. Em linhas gerais, os resultados demonstraram que os estudantes têm uma percepção ora realista ora crítica da relação homem e meio ambiente, principalmente na questão desenvolvimento e preservação da natureza. Quanto ao currículo escolar escrito, observou-se que a temática socioambiental é presente, no entanto, nem sempre trabalhado nas turmas de EJA, como evidenciou a ação interventiva nessa temática por meio de oficinas pedagógicas que potencializaram a aprendizagem crítica dos estudantes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1452 10.58422/repesq.2023.e1452 |
url |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1452 |
identifier_str_mv |
10.58422/repesq.2023.e1452 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1452/1204 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
publisher.none.fl_str_mv |
EDITORA UNIVERSITÁRIA LEOPOLDIANUM - Universidade Católica de Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA; v. 15 n. 37 (2023): Práticas Investigativas e Práticas Escolares; 49-75 2177-1626 reponame:Revista Eletrônica Pesquiseduca instname:Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) instacron:EDUL |
instname_str |
Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
instacron_str |
EDUL |
institution |
EDUL |
reponame_str |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
collection |
Revista Eletrônica Pesquiseduca |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Eletrônica Pesquiseduca - Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) |
repository.mail.fl_str_mv |
||pesquiseduca@unisantos.br |
_version_ |
1793890353620713472 |