POTENCIAL PEDAGÓGICO DO SENSORIAMENTO REMOTO COMO RECURSO DIDÁTICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Ana Paula Amorim
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/59075
Resumo: As tecnologias advindas do Sensoriamento Remoto têm mostrado cada vez mais seu potencial pedagógico no âmbito escolar, pois quando utilizadas como recurso didático na sala de aula vem apresentando contribuições significativas para o ensino-aprendizagem. Esse artigo objetivou trazer os resultados da aplicação das oficinas nas turmas do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental II, no que se referem à potencialidade do uso de imagens de satélite e fotografias aéreas como recurso didático, trabalhando especialmente com o espaço cotidiano dos estudantes. A experiência foi realizada em escolas da Rede Pública de Ensino em Feira de Santana e Região Metropolitana (RMFS)/ Bahia- Brasil. Os resultados coletados derivaram das observações retiradas da prática das oficinas, além dos questionários aplicados aos estudantes. Concluiu-se que os recursos didáticos pesquisados com uso de sensoriamento remoto possibilitam o enriquecimento das aulas, muitas vezes, o conteúdo mais atraente e envolvente tanto ao aluno como para o professor.
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