A avaliação no processo ensino/aprendizagem da Geografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LUCAS, Rosa Elan Antória
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/39289
Resumo: O papel da avaliação nos dias de hoje gera grandes discussões nos cursos, encontros, seminários e pesquisas em educação. O período colonial, imperial e republicano, contribuíram de forma marcante para a formação histórica da Educação e do Sistema Educacional do Brasil. No momento em que a nação brasileira expressa interesse por uma educação voltada a sua realidade e pelo direito de todos pertencerem ao mesmo ensino que ora vinha sendo desenvolvido pelas e para as elites, urgem formas de como não colocar todos os alunos ao mesmo tempo iguais num mesmo processo. A avaliação foi incluída no sistema como uma prática obrigatória, assim todos teriam “igualdade de oportunidades”, mas a metodologia e os instrumentos avaliativos garantiriam o processo discriminatório e seletivo. Assim, a avaliação passou a constituir-se em um instrumento para selecionar, classificar e rotular, fortalecendo o processo de exclusão dos alunos e garantindo continuidade de uma estrutura econômica e social, baseada em interesses políticos do sistema capitalista. Com o decorrer do tempo diversos educadores passam a questionar-se: Avaliar o quê? Para quê? E para quem? Porque percebem que o sistema educacional continua reproduzindo um ensino que em sua prática preserva um sistema de submissão, formando sujeitos capacitados a reforçarem uma cultura capitalista, fortalecendo os interesses das classes dominantes.      
id UFRGS-21_edb11bcb6d6a4c4700fed59578f7f2d7
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/39289
network_acronym_str UFRGS-21
network_name_str Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
repository_id_str
spelling A avaliação no processo ensino/aprendizagem da GeografiaAvaliaçãoprocessoensinoaprendizagemGeografiaO papel da avaliação nos dias de hoje gera grandes discussões nos cursos, encontros, seminários e pesquisas em educação. O período colonial, imperial e republicano, contribuíram de forma marcante para a formação histórica da Educação e do Sistema Educacional do Brasil. No momento em que a nação brasileira expressa interesse por uma educação voltada a sua realidade e pelo direito de todos pertencerem ao mesmo ensino que ora vinha sendo desenvolvido pelas e para as elites, urgem formas de como não colocar todos os alunos ao mesmo tempo iguais num mesmo processo. A avaliação foi incluída no sistema como uma prática obrigatória, assim todos teriam “igualdade de oportunidades”, mas a metodologia e os instrumentos avaliativos garantiriam o processo discriminatório e seletivo. Assim, a avaliação passou a constituir-se em um instrumento para selecionar, classificar e rotular, fortalecendo o processo de exclusão dos alunos e garantindo continuidade de uma estrutura econômica e social, baseada em interesses políticos do sistema capitalista. Com o decorrer do tempo diversos educadores passam a questionar-se: Avaliar o quê? Para quê? E para quem? Porque percebem que o sistema educacional continua reproduzindo um ensino que em sua prática preserva um sistema de submissão, formando sujeitos capacitados a reforçarem uma cultura capitalista, fortalecendo os interesses das classes dominantes.      Boletim Gaúcho de Geografia2013-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/39289Boletim Gaúcho de Geografia; v. 26 n. 1 (2000): Boletim Gaúcho de Geografia2357-94470101-7888reponame:Boletim Gaúcho de Geografia (Online)instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/39289/26515LUCAS, Rosa Elan Antóriainfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-08-14T19:11:09Zoai:seer.ufrgs.br:article/39289Revistahttp://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/indexPUBhttp://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/oaiboletimgauchodegeografia@ufrgs|| theolima@gmail.com||boletimgauchodegeografia@ufrgs.br|| portoalegre@agb.org.br2357-94470101-7888opendoar:2013-08-14T19:11:09Boletim Gaúcho de Geografia (Online) - Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)false
dc.title.none.fl_str_mv A avaliação no processo ensino/aprendizagem da Geografia
title A avaliação no processo ensino/aprendizagem da Geografia
spellingShingle A avaliação no processo ensino/aprendizagem da Geografia
LUCAS, Rosa Elan Antória
Avaliação
processo
ensino
aprendizagem
Geografia
title_short A avaliação no processo ensino/aprendizagem da Geografia
title_full A avaliação no processo ensino/aprendizagem da Geografia
title_fullStr A avaliação no processo ensino/aprendizagem da Geografia
title_full_unstemmed A avaliação no processo ensino/aprendizagem da Geografia
title_sort A avaliação no processo ensino/aprendizagem da Geografia
author LUCAS, Rosa Elan Antória
author_facet LUCAS, Rosa Elan Antória
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LUCAS, Rosa Elan Antória
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação
processo
ensino
aprendizagem
Geografia
topic Avaliação
processo
ensino
aprendizagem
Geografia
description O papel da avaliação nos dias de hoje gera grandes discussões nos cursos, encontros, seminários e pesquisas em educação. O período colonial, imperial e republicano, contribuíram de forma marcante para a formação histórica da Educação e do Sistema Educacional do Brasil. No momento em que a nação brasileira expressa interesse por uma educação voltada a sua realidade e pelo direito de todos pertencerem ao mesmo ensino que ora vinha sendo desenvolvido pelas e para as elites, urgem formas de como não colocar todos os alunos ao mesmo tempo iguais num mesmo processo. A avaliação foi incluída no sistema como uma prática obrigatória, assim todos teriam “igualdade de oportunidades”, mas a metodologia e os instrumentos avaliativos garantiriam o processo discriminatório e seletivo. Assim, a avaliação passou a constituir-se em um instrumento para selecionar, classificar e rotular, fortalecendo o processo de exclusão dos alunos e garantindo continuidade de uma estrutura econômica e social, baseada em interesses políticos do sistema capitalista. Com o decorrer do tempo diversos educadores passam a questionar-se: Avaliar o quê? Para quê? E para quem? Porque percebem que o sistema educacional continua reproduzindo um ensino que em sua prática preserva um sistema de submissão, formando sujeitos capacitados a reforçarem uma cultura capitalista, fortalecendo os interesses das classes dominantes.      
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/39289
url https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/39289
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/bgg/article/view/39289/26515
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia
publisher.none.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia
dc.source.none.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia; v. 26 n. 1 (2000): Boletim Gaúcho de Geografia
2357-9447
0101-7888
reponame:Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
instname:Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
instacron:UFRGS
instname_str Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
collection Boletim Gaúcho de Geografia (Online)
repository.name.fl_str_mv Boletim Gaúcho de Geografia (Online) - Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB)
repository.mail.fl_str_mv boletimgauchodegeografia@ufrgs|| theolima@gmail.com||boletimgauchodegeografia@ufrgs.br|| portoalegre@agb.org.br
_version_ 1799767031616110592