Avaliação de aprendizagem em Geografia: manual de orientação para elaboração de critérios, instrumentos e estratégias para avaliação de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Lucas Gabriel da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRN
Texto Completo: https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/31423
Resumo: A avaliação da aprendizagem tem sido temática de várias discussões dentro do contexto educacional, pois assume papel de destaque, dado seu caráter indissociável, dentro do processo de ensino-aprendizagem. Tendo em vista sua dimensão política e pedagógica, é que teceremos reflexões acerca da avaliação no processo de aprendizagem em Geografia, com foco na questão do uso dos critérios. Levando em consideração este encadeamento, o presente estudo define como problema de investigação: a partir de quê parâmetros os professores do Ensino Médio das escolas públicas de Aracati - CE definem os critérios de avaliação de aprendizagem em Geografia? Para isso, elencamos como objetivo geral: construir um manual de orientação para elaboração de critérios, instrumentos e estratégias para avaliação de aprendizagem em Geografia, para uso por professores do Ensino Médio. Para o processo investigativo, adotamos procedimentos do âmbito da pesquisa qualitativa, estruturada em três abordagens: 1) a pesquisa bibliográfica, com estudos amparados na literatura cientifica para compreensão da concepção formativa da avaliação, suas funções e procedimentos baseados em Sacristán (1998), Perrenoud (1999), Luckesi (2011) e Hoffmann (2018), bem como ao que concerne o ensino de Geografia referenciado em Filizola (2009), Cavalcanti (2013) e Silva (2017); 2) a pesquisa documental, a partir da análise dos documentos curriculares, em específico no que refere à indicação dos conteúdos, das competências e habilidades propostas à Geografia no Ensino Médio, a saber da BNCC (2018) e das diretrizes curriculares do estado do Ceará, denominada de Coleção Escola Aprendente (2008); 3) por fim, a pesquisa descritivo-exploratória, para a realização do levantamento de dados com a aplicação de questionário junto aos professores das escolas campo da pesquisa. O campo de pesquisa refere-se ao município de Aracati – CE, tendo como colaboradores professores que lecionam o componente curricular de Geografia nas escolas públicas de Ensino Médio na referida cidade. Como resultados, constamos que os professores entrevistados praticam a avaliação somativa. Em relação ao uso dos critérios, existe uma fragilidade quanto a definição e ligação junto aos objetivos de ensino, fator que torna a avaliação do processo de aprendizagem em Geografia reducionista, com foco apenas no desenvolvimento de competências de domínio do conhecimento. Diante desse contexto, a realização desta investigação e seus achados possibilitaram reflexões em torno da avaliação da aprendizagem no processo de ensino de Geografia no Ensino Médio, subsidiando a construção do produto final, o Manual de Orientações.
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Tendo em vista sua dimensão política e pedagógica, é que teceremos reflexões acerca da avaliação no processo de aprendizagem em Geografia, com foco na questão do uso dos critérios. Levando em consideração este encadeamento, o presente estudo define como problema de investigação: a partir de quê parâmetros os professores do Ensino Médio das escolas públicas de Aracati - CE definem os critérios de avaliação de aprendizagem em Geografia? Para isso, elencamos como objetivo geral: construir um manual de orientação para elaboração de critérios, instrumentos e estratégias para avaliação de aprendizagem em Geografia, para uso por professores do Ensino Médio. Para o processo investigativo, adotamos procedimentos do âmbito da pesquisa qualitativa, estruturada em três abordagens: 1) a pesquisa bibliográfica, com estudos amparados na literatura cientifica para compreensão da concepção formativa da avaliação, suas funções e procedimentos baseados em Sacristán (1998), Perrenoud (1999), Luckesi (2011) e Hoffmann (2018), bem como ao que concerne o ensino de Geografia referenciado em Filizola (2009), Cavalcanti (2013) e Silva (2017); 2) a pesquisa documental, a partir da análise dos documentos curriculares, em específico no que refere à indicação dos conteúdos, das competências e habilidades propostas à Geografia no Ensino Médio, a saber da BNCC (2018) e das diretrizes curriculares do estado do Ceará, denominada de Coleção Escola Aprendente (2008); 3) por fim, a pesquisa descritivo-exploratória, para a realização do levantamento de dados com a aplicação de questionário junto aos professores das escolas campo da pesquisa. O campo de pesquisa refere-se ao município de Aracati – CE, tendo como colaboradores professores que lecionam o componente curricular de Geografia nas escolas públicas de Ensino Médio na referida cidade. Como resultados, constamos que os professores entrevistados praticam a avaliação somativa. Em relação ao uso dos critérios, existe uma fragilidade quanto a definição e ligação junto aos objetivos de ensino, fator que torna a avaliação do processo de aprendizagem em Geografia reducionista, com foco apenas no desenvolvimento de competências de domínio do conhecimento. Diante desse contexto, a realização desta investigação e seus achados possibilitaram reflexões em torno da avaliação da aprendizagem no processo de ensino de Geografia no Ensino Médio, subsidiando a construção do produto final, o Manual de Orientações.Learning assessment has been the subject of several discussions in the educational context, as it takes on an important role, given its inseparable character, within the teaching-learning process. Given its political and pedagogical characteristics, we will reflect on the evaluation in the learning process in Geography, focusing on the question of the use of criteria. Taking this into account, this study defines the following research problem: from what parameters do high school teachers define the criteria for assessing learning in geography? Thus, we list the general objective: to develop an guideline manual for the elaboration of learning assesment criteria in Geography for use by high school teachers. For the investigative process, we adopted procedures within the scope of qualitative research, structured in three approaches: bibliographic research, with studies supported by scientific literature to understand the formative concept of evaluation, its functions and procedures based on Sacristán (1998), Perrenoud (1999), Luckesi (2011) and Hoffmann (2018), as well as what concerns Geography teaching referenced in Filizola (2009), Cavalcanti (2013) and Silva (2017). The documentary analysis based on the analysis of the curricular documents particularly with regard to the indication of contents, of skills and abilities proposed for Geography in High School, namely BNCC (2018) and the Coleção Escola Aprendente (School Learner Collection), CE (2008), lastly, the descriptive-exploratory research to carry out the data survey with the application of a questionnaire with the teachers of the schools in the research field. The research field, refers to the city of Aracati – CE, having as collaborators, educators who teach the Geography curriculum component in public high schools in the city. As a result, it was found that the teachers that participated in the interview perform the summative evaluation. In relation to the use of the criteria, there is a weakness regarding the definition and connection with the teaching objectives, a factor that makes the assessment of the learning process in Geography, reductionist, focusing only on the development of knowledge skills. Given this context, the realization of this investigation and its findings enabled reflections on the learning evaluation in the process of teaching Geography in High School, subsidizing the development of the final product, the Guidelines Manual.Universidade Federal do Rio Grande do NortePROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA - GEOPROF - CERESUFRNBrasilEnsino de GeografiaAvaliação da aprendizagemEnsino MédioProfessorAvaliação de aprendizagem em Geografia: manual de orientação para elaboração de critérios, instrumentos e estratégias para avaliação de aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFRNinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)instacron:UFRNORIGINALAvaliacaoaprendizagemGeografia_Silva_2020.pdfapplication/pdf3526470https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31423/1/AvaliacaoaprendizagemGeografia_Silva_2020.pdf1ce406b91ed3e5e9f2336288b8686273MD51TEXTAvaliacaoaprendizagemGeografia_Silva_2020.pdf.txtAvaliacaoaprendizagemGeografia_Silva_2020.pdf.txtExtracted texttext/plain273660https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31423/2/AvaliacaoaprendizagemGeografia_Silva_2020.pdf.txt137a055a627cc5ce252d9e64b7fa2cf2MD52THUMBNAILAvaliacaoaprendizagemGeografia_Silva_2020.pdf.jpgAvaliacaoaprendizagemGeografia_Silva_2020.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1197https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/31423/3/AvaliacaoaprendizagemGeografia_Silva_2020.pdf.jpgf3faa86574608dc23e2f7be349a45719MD53123456789/314232021-02-14 05:48:24.115oai:https://repositorio.ufrn.br:123456789/31423Repositório de PublicaçõesPUBhttp://repositorio.ufrn.br/oai/opendoar:2021-02-14T08:48:24Repositório Institucional da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)false
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