José Querino Ribeiro: o fayolismo na administração escolar e a defesa da eficiência dos serviços educacionais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/72750 |
Resumo: | Há quase oitenta anos publicou-se “Fayolismo na administração das escolas públicas”, de José Querino Ribeiro, fundador da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Este artigo analisa suas contribuições teóricas, destacando seu caráter pioneiro e paradigmático dentro das abordagens empírico-racionais, pautadas no paradigma do consenso, hoje em voga. Evidencia que atrelar a obra do autor à mera similitude escola-empresa é reduzir seu pensamento, o mesmo que revela uma preocupação teórica que lhe confere contemporaneidade: a busca da eficiência dos serviços educacionais. |
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José Querino Ribeiro: o fayolismo na administração escolar e a defesa da eficiência dos serviços educacionaisJosé Querino Ribeiroadministração da educaçãogestão da educação.Há quase oitenta anos publicou-se “Fayolismo na administração das escolas públicas”, de José Querino Ribeiro, fundador da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Este artigo analisa suas contribuições teóricas, destacando seu caráter pioneiro e paradigmático dentro das abordagens empírico-racionais, pautadas no paradigma do consenso, hoje em voga. Evidencia que atrelar a obra do autor à mera similitude escola-empresa é reduzir seu pensamento, o mesmo que revela uma preocupação teórica que lhe confere contemporaneidade: a busca da eficiência dos serviços educacionais.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2016-08-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/7275010.21573/vol32n22016.72750REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 32 No. 2 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 585 - 604Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 32 Núm. 2 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 585 - 604Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 32 n. 2 (2016): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 585 - 6042447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/72750/41161Copyright (c) 2017 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessCalderón, Adolfo IgnacioFedre, Júlio Penna2017-04-18T19:43:41Zoai:seer.ufrgs.br:article/72750Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2017-04-18T19:43:41Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
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