TECNOLOGIA MÓVEL E DISLEXIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PELA INTERFACE DO APPMOBILE “SILABANDO”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Carla Salomé Margarida de
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Reis, Marlene Barbosa de Freitas, Freitas, Gislene de, Santos, Lilian Cristina dos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/VOL35N22019.90997
Resumo: Este artigo objetiva compreender a dislexia, suas características e intervenções no contexto da inclusão e das novas tecnologias. Para tanto, foi realizado uma pesquisa qualitativa em duas etapas. Na primeira, buscou-se construtos teóricos para fundamentar as concepções e intersecções da tríade: inclusão, dislexia e tecnologia móvel; na segunda, foi feito um estudo exploratório, a fim de analisar o aplicativo móvel “Silabando”. Os resultados apontam que o uso pedagógico do aplicativo analisado, pode otimizar a aprendizagem das crianças disléxicas e, consequentemente, favorecer sua inclusão.
id UFRGS-22_0d32bbb3bb8859994faa8fbc18382093
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/90997
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling TECNOLOGIA MÓVEL E DISLEXIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PELA INTERFACE DO APPMOBILE “SILABANDO”InclusãoDislexiaLeitura e EscritaAplicativo móvel.Este artigo objetiva compreender a dislexia, suas características e intervenções no contexto da inclusão e das novas tecnologias. Para tanto, foi realizado uma pesquisa qualitativa em duas etapas. Na primeira, buscou-se construtos teóricos para fundamentar as concepções e intersecções da tríade: inclusão, dislexia e tecnologia móvel; na segunda, foi feito um estudo exploratório, a fim de analisar o aplicativo móvel “Silabando”. Os resultados apontam que o uso pedagógico do aplicativo analisado, pode otimizar a aprendizagem das crianças disléxicas e, consequentemente, favorecer sua inclusão.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2019-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/VOL35N22019.9099710.21573/vol35n22019.90997REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 35 No. 2 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 539Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 35 Núm. 2 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 539Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 35 n. 2 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 5392447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/VOL35N22019.90997/53896Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Carla Salomé Margarida deReis, Marlene Barbosa de FreitasFreitas, Gislene deSantos, Lilian Cristina dos2019-08-28T12:04:05Zoai:seer.ufrgs.br:article/90997Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2019-08-28T12:04:05Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv TECNOLOGIA MÓVEL E DISLEXIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PELA INTERFACE DO APPMOBILE “SILABANDO”
title TECNOLOGIA MÓVEL E DISLEXIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PELA INTERFACE DO APPMOBILE “SILABANDO”
spellingShingle TECNOLOGIA MÓVEL E DISLEXIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PELA INTERFACE DO APPMOBILE “SILABANDO”
Souza, Carla Salomé Margarida de
Inclusão
Dislexia
Leitura e Escrita
Aplicativo móvel.
title_short TECNOLOGIA MÓVEL E DISLEXIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PELA INTERFACE DO APPMOBILE “SILABANDO”
title_full TECNOLOGIA MÓVEL E DISLEXIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PELA INTERFACE DO APPMOBILE “SILABANDO”
title_fullStr TECNOLOGIA MÓVEL E DISLEXIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PELA INTERFACE DO APPMOBILE “SILABANDO”
title_full_unstemmed TECNOLOGIA MÓVEL E DISLEXIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PELA INTERFACE DO APPMOBILE “SILABANDO”
title_sort TECNOLOGIA MÓVEL E DISLEXIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PELA INTERFACE DO APPMOBILE “SILABANDO”
author Souza, Carla Salomé Margarida de
author_facet Souza, Carla Salomé Margarida de
Reis, Marlene Barbosa de Freitas
Freitas, Gislene de
Santos, Lilian Cristina dos
author_role author
author2 Reis, Marlene Barbosa de Freitas
Freitas, Gislene de
Santos, Lilian Cristina dos
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Carla Salomé Margarida de
Reis, Marlene Barbosa de Freitas
Freitas, Gislene de
Santos, Lilian Cristina dos
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Dislexia
Leitura e Escrita
Aplicativo móvel.
topic Inclusão
Dislexia
Leitura e Escrita
Aplicativo móvel.
description Este artigo objetiva compreender a dislexia, suas características e intervenções no contexto da inclusão e das novas tecnologias. Para tanto, foi realizado uma pesquisa qualitativa em duas etapas. Na primeira, buscou-se construtos teóricos para fundamentar as concepções e intersecções da tríade: inclusão, dislexia e tecnologia móvel; na segunda, foi feito um estudo exploratório, a fim de analisar o aplicativo móvel “Silabando”. Os resultados apontam que o uso pedagógico do aplicativo analisado, pode otimizar a aprendizagem das crianças disléxicas e, consequentemente, favorecer sua inclusão.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/VOL35N22019.90997
10.21573/vol35n22019.90997
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/VOL35N22019.90997
identifier_str_mv 10.21573/vol35n22019.90997
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/VOL35N22019.90997/53896
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 35 No. 2 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 539
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 35 Núm. 2 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 539
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 35 n. 2 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 539
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766371748282368