TECNOLOGIA MÓVEL E DISLEXIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PELA INTERFACE DO APPMOBILE “SILABANDO”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/VOL35N22019.90997 |
Resumo: | Este artigo objetiva compreender a dislexia, suas características e intervenções no contexto da inclusão e das novas tecnologias. Para tanto, foi realizado uma pesquisa qualitativa em duas etapas. Na primeira, buscou-se construtos teóricos para fundamentar as concepções e intersecções da tríade: inclusão, dislexia e tecnologia móvel; na segunda, foi feito um estudo exploratório, a fim de analisar o aplicativo móvel “Silabando”. Os resultados apontam que o uso pedagógico do aplicativo analisado, pode otimizar a aprendizagem das crianças disléxicas e, consequentemente, favorecer sua inclusão. |
id |
UFRGS-22_0d32bbb3bb8859994faa8fbc18382093 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/90997 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TECNOLOGIA MÓVEL E DISLEXIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PELA INTERFACE DO APPMOBILE “SILABANDO”InclusãoDislexiaLeitura e EscritaAplicativo móvel.Este artigo objetiva compreender a dislexia, suas características e intervenções no contexto da inclusão e das novas tecnologias. Para tanto, foi realizado uma pesquisa qualitativa em duas etapas. Na primeira, buscou-se construtos teóricos para fundamentar as concepções e intersecções da tríade: inclusão, dislexia e tecnologia móvel; na segunda, foi feito um estudo exploratório, a fim de analisar o aplicativo móvel “Silabando”. Os resultados apontam que o uso pedagógico do aplicativo analisado, pode otimizar a aprendizagem das crianças disléxicas e, consequentemente, favorecer sua inclusão.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2019-08-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/VOL35N22019.9099710.21573/vol35n22019.90997REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 35 No. 2 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 539Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 35 Núm. 2 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 539Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 35 n. 2 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 5392447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/VOL35N22019.90997/53896Copyright (c) 2019 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Carla Salomé Margarida deReis, Marlene Barbosa de FreitasFreitas, Gislene deSantos, Lilian Cristina dos2019-08-28T12:04:05Zoai:seer.ufrgs.br:article/90997Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2019-08-28T12:04:05Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIA MÓVEL E DISLEXIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PELA INTERFACE DO APPMOBILE “SILABANDO” |
title |
TECNOLOGIA MÓVEL E DISLEXIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PELA INTERFACE DO APPMOBILE “SILABANDO” |
spellingShingle |
TECNOLOGIA MÓVEL E DISLEXIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PELA INTERFACE DO APPMOBILE “SILABANDO” Souza, Carla Salomé Margarida de Inclusão Dislexia Leitura e Escrita Aplicativo móvel. |
title_short |
TECNOLOGIA MÓVEL E DISLEXIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PELA INTERFACE DO APPMOBILE “SILABANDO” |
title_full |
TECNOLOGIA MÓVEL E DISLEXIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PELA INTERFACE DO APPMOBILE “SILABANDO” |
title_fullStr |
TECNOLOGIA MÓVEL E DISLEXIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PELA INTERFACE DO APPMOBILE “SILABANDO” |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIA MÓVEL E DISLEXIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PELA INTERFACE DO APPMOBILE “SILABANDO” |
title_sort |
TECNOLOGIA MÓVEL E DISLEXIA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS PELA INTERFACE DO APPMOBILE “SILABANDO” |
author |
Souza, Carla Salomé Margarida de |
author_facet |
Souza, Carla Salomé Margarida de Reis, Marlene Barbosa de Freitas Freitas, Gislene de Santos, Lilian Cristina dos |
author_role |
author |
author2 |
Reis, Marlene Barbosa de Freitas Freitas, Gislene de Santos, Lilian Cristina dos |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Carla Salomé Margarida de Reis, Marlene Barbosa de Freitas Freitas, Gislene de Santos, Lilian Cristina dos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inclusão Dislexia Leitura e Escrita Aplicativo móvel. |
topic |
Inclusão Dislexia Leitura e Escrita Aplicativo móvel. |
description |
Este artigo objetiva compreender a dislexia, suas características e intervenções no contexto da inclusão e das novas tecnologias. Para tanto, foi realizado uma pesquisa qualitativa em duas etapas. Na primeira, buscou-se construtos teóricos para fundamentar as concepções e intersecções da tríade: inclusão, dislexia e tecnologia móvel; na segunda, foi feito um estudo exploratório, a fim de analisar o aplicativo móvel “Silabando”. Os resultados apontam que o uso pedagógico do aplicativo analisado, pode otimizar a aprendizagem das crianças disléxicas e, consequentemente, favorecer sua inclusão. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/VOL35N22019.90997 10.21573/vol35n22019.90997 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/VOL35N22019.90997 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol35n22019.90997 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/VOL35N22019.90997/53896 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 35 No. 2 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 539 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 35 Núm. 2 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 539 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 35 n. 2 (2019): REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; 539 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766371748282368 |