As interfaces da participação da família na gestão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Priscila Ximenes Souza do
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Marques, Luciana Rosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36143
Resumo: Resumo: O trabalho investiga a participação da família de estudantes na gestãoda escola, por meio de observações em instituições municipais de ensino, analisando as concepções e práticas no cotidiano escolar. Fundamenta-sena teoria do cotidiano e nos estudos nos/dos/com cotidianos escolares, por entender que os sujeitos sociais não agem de forma homogênea ou única, mas assumem posturas diferenciadas, dependendo do tempo e dos espaços em que se inserem. Concluiu-se que a participação da família existe, mas possui configurações diversas, intimamente ligadas às especificidades do grupo social que constitui a escola, que sua ação varia de acordo com seus objetivos e que favorece o cumprimento da função social da escola e colabora na construção de uma cultura escolar democrática.
id UFRGS-22_18064289a622220f5e11f601a0058917
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/36143
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling As interfaces da participação da família na gestão escolarResumo: O trabalho investiga a participação da família de estudantes na gestãoda escola, por meio de observações em instituições municipais de ensino, analisando as concepções e práticas no cotidiano escolar. Fundamenta-sena teoria do cotidiano e nos estudos nos/dos/com cotidianos escolares, por entender que os sujeitos sociais não agem de forma homogênea ou única, mas assumem posturas diferenciadas, dependendo do tempo e dos espaços em que se inserem. Concluiu-se que a participação da família existe, mas possui configurações diversas, intimamente ligadas às especificidades do grupo social que constitui a escola, que sua ação varia de acordo com seus objetivos e que favorece o cumprimento da função social da escola e colabora na construção de uma cultura escolar democrática.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2012-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/3614310.21573/vol28n12012.36143REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 28 No. 1 (2012): Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2012): Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 28 n. 1 (2012): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36143/23331Nascimento, Priscila Ximenes Souza doMarques, Luciana Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-05T13:19:20Zoai:seer.ufrgs.br:article/36143Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2012-12-05T13:19:20Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv As interfaces da participação da família na gestão escolar
title As interfaces da participação da família na gestão escolar
spellingShingle As interfaces da participação da família na gestão escolar
Nascimento, Priscila Ximenes Souza do
title_short As interfaces da participação da família na gestão escolar
title_full As interfaces da participação da família na gestão escolar
title_fullStr As interfaces da participação da família na gestão escolar
title_full_unstemmed As interfaces da participação da família na gestão escolar
title_sort As interfaces da participação da família na gestão escolar
author Nascimento, Priscila Ximenes Souza do
author_facet Nascimento, Priscila Ximenes Souza do
Marques, Luciana Rosa
author_role author
author2 Marques, Luciana Rosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Priscila Ximenes Souza do
Marques, Luciana Rosa
description Resumo: O trabalho investiga a participação da família de estudantes na gestãoda escola, por meio de observações em instituições municipais de ensino, analisando as concepções e práticas no cotidiano escolar. Fundamenta-sena teoria do cotidiano e nos estudos nos/dos/com cotidianos escolares, por entender que os sujeitos sociais não agem de forma homogênea ou única, mas assumem posturas diferenciadas, dependendo do tempo e dos espaços em que se inserem. Concluiu-se que a participação da família existe, mas possui configurações diversas, intimamente ligadas às especificidades do grupo social que constitui a escola, que sua ação varia de acordo com seus objetivos e que favorece o cumprimento da função social da escola e colabora na construção de uma cultura escolar democrática.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36143
10.21573/vol28n12012.36143
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36143
identifier_str_mv 10.21573/vol28n12012.36143
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36143/23331
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 28 No. 1 (2012): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2012): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 28 n. 1 (2012): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766370837069824