As interfaces da participação da família na gestão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36143 |
Resumo: | Resumo: O trabalho investiga a participação da família de estudantes na gestãoda escola, por meio de observações em instituições municipais de ensino, analisando as concepções e práticas no cotidiano escolar. Fundamenta-sena teoria do cotidiano e nos estudos nos/dos/com cotidianos escolares, por entender que os sujeitos sociais não agem de forma homogênea ou única, mas assumem posturas diferenciadas, dependendo do tempo e dos espaços em que se inserem. Concluiu-se que a participação da família existe, mas possui configurações diversas, intimamente ligadas às especificidades do grupo social que constitui a escola, que sua ação varia de acordo com seus objetivos e que favorece o cumprimento da função social da escola e colabora na construção de uma cultura escolar democrática. |
id |
UFRGS-22_18064289a622220f5e11f601a0058917 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/36143 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
As interfaces da participação da família na gestão escolarResumo: O trabalho investiga a participação da família de estudantes na gestãoda escola, por meio de observações em instituições municipais de ensino, analisando as concepções e práticas no cotidiano escolar. Fundamenta-sena teoria do cotidiano e nos estudos nos/dos/com cotidianos escolares, por entender que os sujeitos sociais não agem de forma homogênea ou única, mas assumem posturas diferenciadas, dependendo do tempo e dos espaços em que se inserem. Concluiu-se que a participação da família existe, mas possui configurações diversas, intimamente ligadas às especificidades do grupo social que constitui a escola, que sua ação varia de acordo com seus objetivos e que favorece o cumprimento da função social da escola e colabora na construção de uma cultura escolar democrática.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2012-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/3614310.21573/vol28n12012.36143REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 28 No. 1 (2012): Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2012): Revista Brasileira de Política e Administração da EducaçãoRevista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 28 n. 1 (2012): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação2447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36143/23331Nascimento, Priscila Ximenes Souza doMarques, Luciana Rosainfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-12-05T13:19:20Zoai:seer.ufrgs.br:article/36143Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2012-12-05T13:19:20Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As interfaces da participação da família na gestão escolar |
title |
As interfaces da participação da família na gestão escolar |
spellingShingle |
As interfaces da participação da família na gestão escolar Nascimento, Priscila Ximenes Souza do |
title_short |
As interfaces da participação da família na gestão escolar |
title_full |
As interfaces da participação da família na gestão escolar |
title_fullStr |
As interfaces da participação da família na gestão escolar |
title_full_unstemmed |
As interfaces da participação da família na gestão escolar |
title_sort |
As interfaces da participação da família na gestão escolar |
author |
Nascimento, Priscila Ximenes Souza do |
author_facet |
Nascimento, Priscila Ximenes Souza do Marques, Luciana Rosa |
author_role |
author |
author2 |
Marques, Luciana Rosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nascimento, Priscila Ximenes Souza do Marques, Luciana Rosa |
description |
Resumo: O trabalho investiga a participação da família de estudantes na gestãoda escola, por meio de observações em instituições municipais de ensino, analisando as concepções e práticas no cotidiano escolar. Fundamenta-sena teoria do cotidiano e nos estudos nos/dos/com cotidianos escolares, por entender que os sujeitos sociais não agem de forma homogênea ou única, mas assumem posturas diferenciadas, dependendo do tempo e dos espaços em que se inserem. Concluiu-se que a participação da família existe, mas possui configurações diversas, intimamente ligadas às especificidades do grupo social que constitui a escola, que sua ação varia de acordo com seus objetivos e que favorece o cumprimento da função social da escola e colabora na construção de uma cultura escolar democrática. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36143 10.21573/vol28n12012.36143 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36143 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol28n12012.36143 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/36143/23331 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 28 No. 1 (2012): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 28 Núm. 1 (2012): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 28 n. 1 (2012): Revista Brasileira de Política e Administração da Educação 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766370837069824 |