Escola sob o olhar de alunos das “classes de aceleração”: um estudo de representações sociais.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Pedro Humberto Faria
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Lopes, Marianna Jannuzzi, Mendes dos Santos, Sônia Regina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
Texto Completo: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/103736
Resumo: O artigo objetiva discutir as “Classes de Aceleração” como política pública, com base em representações sociais dos alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental das Classes de Aceleração de Aprendizagem de uma escola municipal de Juiz de Fora-MG.  Com o uso de materiais projetivos, entrevistas e metáforas, os sujeitos a consideram uma estratégia para colocá-los fora da escola de forma ligeira. Os resultados supõem a reativação de processos de exclusão, sob a falácia da escolarização completada.
id UFRGS-22_1934ed4fd9fbf882d982b96fae26c8a4
oai_identifier_str oai:seer.ufrgs.br:article/103736
network_acronym_str UFRGS-22
network_name_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository_id_str
spelling Escola sob o olhar de alunos das “classes de aceleração”: um estudo de representações sociais.Classes de aceleraçãoRepresentações sociaisExclusão socialdesigualdade socialO artigo objetiva discutir as “Classes de Aceleração” como política pública, com base em representações sociais dos alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental das Classes de Aceleração de Aprendizagem de uma escola municipal de Juiz de Fora-MG.  Com o uso de materiais projetivos, entrevistas e metáforas, os sujeitos a consideram uma estratégia para colocá-los fora da escola de forma ligeira. Os resultados supõem a reativação de processos de exclusão, sob a falácia da escolarização completada.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2020-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionmétodos projetivos, entrevista episódica com indução por cenárioapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/10373610.21573/vol36n32020.103736REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 928-948Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 36 Núm. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 928-948Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 36 n. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 928-9482447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/103736/59280Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Pedro Humberto FariaLopes, Marianna JannuzziMendes dos Santos, Sônia Regina2023-10-31T23:21:13Zoai:seer.ufrgs.br:article/103736Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2023-10-31T23:21:13Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false
dc.title.none.fl_str_mv Escola sob o olhar de alunos das “classes de aceleração”: um estudo de representações sociais.
title Escola sob o olhar de alunos das “classes de aceleração”: um estudo de representações sociais.
spellingShingle Escola sob o olhar de alunos das “classes de aceleração”: um estudo de representações sociais.
Campos, Pedro Humberto Faria
Classes de aceleração
Representações sociais
Exclusão social
desigualdade social
title_short Escola sob o olhar de alunos das “classes de aceleração”: um estudo de representações sociais.
title_full Escola sob o olhar de alunos das “classes de aceleração”: um estudo de representações sociais.
title_fullStr Escola sob o olhar de alunos das “classes de aceleração”: um estudo de representações sociais.
title_full_unstemmed Escola sob o olhar de alunos das “classes de aceleração”: um estudo de representações sociais.
title_sort Escola sob o olhar de alunos das “classes de aceleração”: um estudo de representações sociais.
author Campos, Pedro Humberto Faria
author_facet Campos, Pedro Humberto Faria
Lopes, Marianna Jannuzzi
Mendes dos Santos, Sônia Regina
author_role author
author2 Lopes, Marianna Jannuzzi
Mendes dos Santos, Sônia Regina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Pedro Humberto Faria
Lopes, Marianna Jannuzzi
Mendes dos Santos, Sônia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Classes de aceleração
Representações sociais
Exclusão social
desigualdade social
topic Classes de aceleração
Representações sociais
Exclusão social
desigualdade social
description O artigo objetiva discutir as “Classes de Aceleração” como política pública, com base em representações sociais dos alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental das Classes de Aceleração de Aprendizagem de uma escola municipal de Juiz de Fora-MG.  Com o uso de materiais projetivos, entrevistas e metáforas, os sujeitos a consideram uma estratégia para colocá-los fora da escola de forma ligeira. Os resultados supõem a reativação de processos de exclusão, sob a falácia da escolarização completada.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-11-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
métodos projetivos, entrevista episódica com indução por cenário
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/103736
10.21573/vol36n32020.103736
url https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/103736
identifier_str_mv 10.21573/vol36n32020.103736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/103736/59280
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
publisher.none.fl_str_mv ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação
dc.source.none.fl_str_mv REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 928-948
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 36 Núm. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 928-948
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 36 n. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 928-948
2447-4193
1678-166X
reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron:UFRGS
instname_str Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
collection Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)
repository.mail.fl_str_mv anpaerevista@anpae.org.br
_version_ 1799766372174004224