Escola sob o olhar de alunos das “classes de aceleração”: um estudo de representações sociais.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
Texto Completo: | https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/103736 |
Resumo: | O artigo objetiva discutir as “Classes de Aceleração” como política pública, com base em representações sociais dos alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental das Classes de Aceleração de Aprendizagem de uma escola municipal de Juiz de Fora-MG. Com o uso de materiais projetivos, entrevistas e metáforas, os sujeitos a consideram uma estratégia para colocá-los fora da escola de forma ligeira. Os resultados supõem a reativação de processos de exclusão, sob a falácia da escolarização completada. |
id |
UFRGS-22_1934ed4fd9fbf882d982b96fae26c8a4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:seer.ufrgs.br:article/103736 |
network_acronym_str |
UFRGS-22 |
network_name_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escola sob o olhar de alunos das “classes de aceleração”: um estudo de representações sociais.Classes de aceleraçãoRepresentações sociaisExclusão socialdesigualdade socialO artigo objetiva discutir as “Classes de Aceleração” como política pública, com base em representações sociais dos alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental das Classes de Aceleração de Aprendizagem de uma escola municipal de Juiz de Fora-MG. Com o uso de materiais projetivos, entrevistas e metáforas, os sujeitos a consideram uma estratégia para colocá-los fora da escola de forma ligeira. Os resultados supõem a reativação de processos de exclusão, sob a falácia da escolarização completada.ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação2020-11-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionmétodos projetivos, entrevista episódica com indução por cenárioapplication/pdfhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/10373610.21573/vol36n32020.103736REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 928-948Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 36 Núm. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 928-948Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 36 n. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 928-9482447-41931678-166Xreponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online)instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)instacron:UFRGSporhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/103736/59280Copyright (c) 2020 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAEhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCampos, Pedro Humberto FariaLopes, Marianna JannuzziMendes dos Santos, Sônia Regina2023-10-31T23:21:13Zoai:seer.ufrgs.br:article/103736Revistahttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpaeONGhttps://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/oaianpaerevista@anpae.org.br2447-41931678-166Xopendoar:2023-10-31T23:21:13Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escola sob o olhar de alunos das “classes de aceleração”: um estudo de representações sociais. |
title |
Escola sob o olhar de alunos das “classes de aceleração”: um estudo de representações sociais. |
spellingShingle |
Escola sob o olhar de alunos das “classes de aceleração”: um estudo de representações sociais. Campos, Pedro Humberto Faria Classes de aceleração Representações sociais Exclusão social desigualdade social |
title_short |
Escola sob o olhar de alunos das “classes de aceleração”: um estudo de representações sociais. |
title_full |
Escola sob o olhar de alunos das “classes de aceleração”: um estudo de representações sociais. |
title_fullStr |
Escola sob o olhar de alunos das “classes de aceleração”: um estudo de representações sociais. |
title_full_unstemmed |
Escola sob o olhar de alunos das “classes de aceleração”: um estudo de representações sociais. |
title_sort |
Escola sob o olhar de alunos das “classes de aceleração”: um estudo de representações sociais. |
author |
Campos, Pedro Humberto Faria |
author_facet |
Campos, Pedro Humberto Faria Lopes, Marianna Jannuzzi Mendes dos Santos, Sônia Regina |
author_role |
author |
author2 |
Lopes, Marianna Jannuzzi Mendes dos Santos, Sônia Regina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Campos, Pedro Humberto Faria Lopes, Marianna Jannuzzi Mendes dos Santos, Sônia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Classes de aceleração Representações sociais Exclusão social desigualdade social |
topic |
Classes de aceleração Representações sociais Exclusão social desigualdade social |
description |
O artigo objetiva discutir as “Classes de Aceleração” como política pública, com base em representações sociais dos alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental das Classes de Aceleração de Aprendizagem de uma escola municipal de Juiz de Fora-MG. Com o uso de materiais projetivos, entrevistas e metáforas, os sujeitos a consideram uma estratégia para colocá-los fora da escola de forma ligeira. Os resultados supõem a reativação de processos de exclusão, sob a falácia da escolarização completada. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-11-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion métodos projetivos, entrevista episódica com indução por cenário |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/103736 10.21573/vol36n32020.103736 |
url |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/103736 |
identifier_str_mv |
10.21573/vol36n32020.103736 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/103736/59280 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO; Vol. 36 No. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 928-948 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; Vol. 36 Núm. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 928-948 Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE; v. 36 n. 3 (2020): RBPAE - Revista Brasileira de Política e Administração da Educação; 928-948 2447-4193 1678-166X reponame:Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) instname:Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) instacron:UFRGS |
instname_str |
Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
collection |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Brasileira de Política e Administração da Educação (Online) - Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) |
repository.mail.fl_str_mv |
anpaerevista@anpae.org.br |
_version_ |
1799766372174004224 |